Os cabelos dos sonhos ao alcance de suas mãos

Um pequeno manual que vai trazer dicas e orientações para você conseguir os cabelos com os quais sempre sonhou.

0

Meninas lindas, tremei-vos! Os cabelos dos seus sonhos nunca estiveram tão perto! Sabemos que, às vezes, traçar dicas sobre como ter os fios perfeitos é como “chover no molhado”, mas, sempre tem alguma dica nova e, além disso, nunca é demais relembrar alguns hábitos que podem ajudar, e muito nesse quesito!

Por isso, pesquisamos e descobrimos conselhos de respeitados profissionais da área e que são muito fáceis de seguir. Vamos lá?

Cortes e lavagens

  1. Como posso conseguir mais brilho no cabelo?

Para esse efeito, os sprays de brilho são bons aliados, além de lavar os cabelos com água fria. Esse passo funciona porque ajuda a selar a cutícula capilar, aumentando a área de reflexo da luz.

  1. Por que meu cabelo sempre fica mais bonito quando lavo no salão do que em casa?

Cabelo em salão

Porque, por terem estudado para essa função, os profissionais conhecem e seguem certas etapas que você pode tentar fazer em casa.

A primeira delas é ajustar a temperatura da água, que nunca deve ser quente, sempre de morna para baixo.

Na hora de aplicar o shampoo, espalhe, primeiro, na palma das mãos para, só depois, passar pelos fios. Dessa forma, você vai evitar que uma parte dos cabelos acabe com acúmulo de resíduos. Durante a lavagem, massageie o couro cabeludo, ativando a circulação.

E, o mais importante: enxágue shampoo e condicionador com água abundante. Por fim, antes de aplicar o creme sem enxágue, retire o excesso de umidade para que os princípios ativos sejam melhor fixados no cabelo.

  1. Devo repetir o processo de aplicação do shampoo por duas vezes, como fazem os profissionais dos salões de beleza?

Se sua frequência de lavagem for de uma ou duas vezes por semana, sim, é preciso repetir. Para você entender melhor, tenha em mente que a primeira lavada tem o objetivo de tirar a oleosidade dos fios enquanto a segunda vai limpar profundamente.

  1. Tenho cabelos grossos e em grande quantidade. O que fazer para que ele não arme?

A dica para solucionar o problema é passar o secador nos fios, no sentido de cima para baixo. Também é aconselhável usar um redutor de volume antes de fazer a escova.

  1. Como posso evitar que meu cabelo resseque no verão?

Repetimos o nosso mantra da hidratação, mesmo que em casa, pelo menos uma vez por semana. Também é indispensável passar um creme para pentear que tenha proteção solar em sua fórmula antes de ir para a praia.

  1. Como posso prevenir as tão temidas pontas duplas?

Procure cortar as pontas a cada três meses, evitando que elas se abram. Além disso, mais uma vez, faça hidratações semanais para fortalecer os fios.

Se elas apareceram e você não tem tempo hábil para resolver, solucione o problema temporariamente usando reparadores de pontas que vão selar as cutículas.

Pontas duplas

  1. Quero deixar meu cabelo crescer. Posso guardar a tesoura por um ano?

Na verdade, não! Para que seu cabelo cresça crescer bonito e encorpado, você precisa aparar as pontas, pelo menos, a cada três meses. Caso contrário, elas enfraquecem e se quebram.

  1. De quanto em quanto tempo devo retocar meu corte?

O melhor cronograma é seu próprio cabelo, por isso, observe e preste atenção nos fios. Caso comece a sentir dificuldade para arrumá-los ou aparecem alguns probleminhas bobos, como a franja vindo para a frente a toda hora, não sinto o mesmo balanço de antes, é porque está na hora de enfrentar a tesoura de novo.

Caso seu primeiro corte tenha sido feito com um bom profissional, de repente, o espaçamento entre retoques de corte pode ser maior.

  1. Como deixar meus cachos sempre bonitos?

Esse truque é simples, basta passar um modelador de cachos no cabelo ainda molhado e vá apertando com uma toalha, das pontas em direção à raiz, até retirar toda a umidade. Daí, espere secar naturalmente ou use o difusor que irá potencializar a textura.

  1. Lavo meus cabelos e seco com o secador diariamente. Isso é um problema?

Não será, desde que você aplique o shampoo apenas uma vez durante a lavagem e não deixe de aplicar o protetor térmico antes de começar a secar com o secador. Para isso, você pode usar um leave-in ou finalizador, de preferência, termoativado.

Colorações

  1. Tenho os cabelos tingidos. Se lavar diariamente, eles desbotam mais depressa?

Com certeza. As lavagens frequentes aliadas ao sol contribuem para o desbotamento. Para entender os efeitos, os loiros ficam amarelados; os castanhos, avermelhados; e os vermelhos, alaranjados.”

Mulher com cabelo loiro

  1. Quero pintar meus cabelos. Que tons estão em alta?

Os loiros são sempre preferidos para o verão, pois, casam com a pele bronzeada. As mechas largas, em diferentes nuances, e com as pontas mais claras são tendência. As tonalidades rosa e vermelha estão, também, fazendo a cabeça das mulheres, em suas diversas variações de cores.

  1. Tinturas e tonalizantes que compro em supermercados são mais agressivos para os fios do que os usados no salão?

Na verdade, não, mas, sempre que pensar em aplicar qualquer química no cabelo, busque orientação de um profissional para checar qual das opções se encaixam melhor no seu caso.

  1. Quais tonalidades desbotam com maior facilidade?

Sem dúvida, os avermelhados porque, como já falamos por aqui, as moléculas da tinta vermelha são maiores e, por isso, mais fáceis de se desfazer. Por isso, em média, 15 dias após a aplicação da tinta os ruivos estão pedindo um retoque.

Cobre Avermelhado

  1. De quanto em quanto tempo devo retocar a raiz?

Essa frequência depende do crescimento do fio. Caso você tenha mechas, luzes ou reflexos, o ideal é que o retoque seja feito a cada três meses. No caso das tinturas, o retoque costuma ser mensal.

  1. Qual a diferença entre os reflexos feitos de papel e os feitos na touca?

Se o intuito é usar apenas uma cor, pode-se optar pela touca. Porém, caso sejam empregadas várias tonalidades, o papel é a melhor opção porque permite que o profissional veja os locais em que está aplicando cada tom.

  1. Preciso descolorir antes de clarear?

Caso o seu desejo seja passar de morena para loiríssima, sim. Mas, é possível deixar o cabelo mais claro por meio das luzes, mechas ou tintura com até dois tons abaixo do original. Se for assim, não precisa descolorir.

  1. Qual dos procedimentos resseca mais o cabelo: luzes ou tintura?

Isso vai depender produto utilizado. Mas, de forma geral, as luzes acabam ressecando mais porque, nela, é preciso descolorir os fios.

  1. Meu cabelo vai ficar com a cor indicada na embalagem da tintura?

Olha, não necessariamente, portanto, bastante cuidado. Os cabelos virgens, ou seja, aqueles que nunca foram tingidos, têm maiores chances de se aproximar do tom indicado na caixinha. Mas, em cabelos anteriormente tingidos, a dificuldade é maior porque os resíduos de aplicações anteriores podem interferir no resultado final.

  1. Não gostei da nova cor. Quando poderei pintar novamente?

O ideal é você não lave o cabelo por até 48 horas depois da aplicação da tinta, para que ela fixe melhor. Mas, se não gostou, quanto antes trocar, melhor, de preferência no mesmo dia. Mas, antes, lave e seque os fios para se certificar de que realmente não aprovou o resultado.

Cabelo Pintado de Onça

  1. Preciso comprar shampoos e condicionadores caros para manter a cor do meu cabelo?

Não necessariamente! Claro que marcas renomadas são excelentes, mas, o mercado está cheio de opções de qualidade e com preço em conta. Por isso, converse com o seu cabeleireiro para pedir uma indicação.

  1. Depois que fiquei loira, meus fios se tornaram quebradiços e secos. O que fazer para recuperá-los?

Isso acontece quando há a sobrecarga das extremidades com a tintura, o que leva ao ressecamento. Sendo assim, o ideal é cortar as pontas secas e hidratar o semanalmente, seja no salão ou em casa.

  1. Que cuidados devo ter ao tingir o cabelo em casa?

A aplicação da tintura, em si, é relativamente fácil. O maior perigo reside em errar na escolha da cor e deixar o cabelo manchado.

Alisamento

  1. Qual a diferença entre escova progressiva e alisamento japonês?

A primeira é temporária, podendo durar de 45 dias a três meses por criar apenas uma capa nos fios. Por isso, funciona melhor para quem quer apenas diminuir o volume e dar uma alisada sutil.

Já a segunda é definitiva, já que a substância entra no córtex do fio e realinha a queratina e, com isso, muda a estrutura dos fios. Nesse caso, o alisamento japonês só sai à medida que o cabelo cresce e é cortado.

  1. É verdade que a escova progressiva faz mal à saúde?

Caso ela seja à base de formol, faz mal, sim. Quando usada numa concentração acima de 0,2%, essa substância causa efeitos colaterais como dor de cabeça, irritação nos olhos e no nariz, vertigem e dificuldade para respirar.

Nos casos de exposição por períodos prolongados, os riscos são ainda maiores, incluindo a incidência de dermatite, conjuntivite e rachaduras na pele. Então, o recomendando é optar pelas técnicas que levam amônia ou guanidina

Progressiva

  1. De quanto em quanto tempo posso fazer a escova progressiva?

Segundo especialistas, no mínimo, a cada quatro meses. Deixar de respeitar esse prazo faz com que os fios fiquem sobrecarregados com a química e, consequentemente, enfraquecidos.

Alongamentos

  1. Após lavar o cabelo, sempre tenho de fazer uma escovinha básica na franja. Qual a alternativa para facilitar a vida?

Então, nesses casos, você pode alisar apenas essa parte usando a técnica que vai depender do seu tipo de cabelo.

  1. Depois do alisamento, percebo que meu cabelo perdeu um pouco do brilho e da maciez. Tem alguma forma de recuperar isso?

Claro! Basta aplicar uma pequena quantidade de defrisante ou um amaciante temporário nos fios úmidos, antes de escovar. Depois do procedimento, note o quanto seu cabelo vai ficar luminoso.

  1. Existe alguma contra-indicação para a técnica do alongamento?

O alongamento não é aconselhado para quem tem fios muito curtos (no estilo joãozinho) ou tendência à queda capilar, pois, o peso da extensão pode acelerar o processo.

  1. O alongamento prejudica os fios naturais do cabelo?

Caso o procedimento seja feito com as técnicas atuais, que são à base de queratina, não. A queratina é uma proteína que protege os fios, evitando que resíduos de finalizadores ou shampoo se acumulem sobre os cabelos.

Alongamento

E aí, meninas, informação pra caramba, né? Mas, viram o quanto foram uteis? Ajudou a solucionar suas dúvidas? Caso tenham mais alguma que não tenha sido mencionada aqui, nos envie! Podemos até não saber de cara, mas, podem ter certeza de que iremos atrás de quem sabe!

Beijos e até a próxima!

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More