Shampoo caseiro para evitar queda do cabelo

No post de hoje, trazemos receita de shampoo caseiro que hidrata e evita a tão temida queda capilar.

0

Olá, meninas! Tudo bem? A queda capilar é uma preocupação que assola muitas de nós, não é verdade? Porque poucas coisas são tão desesperadoras do que, ao lavar ou pentear os cabelos, vermos partes inteiras dos nossos fios saírem na escova ou escorrendo pelo ralo!

Mas, não se desespere porque, como sempre, estamos aqui para ajudar! Hoje, trazemos uma receita caseira de shampoo excelente para o problema, à base de babosa e alecrim.

Antes, vamos entender um pouco sobre a queda capilar. A queda de cabelo se deve a diversos fatores, tanto internos quanto externos. Dentre os últimos, podemos citar tratamentos químicos, como progressivas e alisamentos, tinturas de má qualidade ou, ainda, acúmulo de resíduos nos fios, exposição excessiva ao Sol, uso exagerado de secadores e escovação brusca.

Dependendo do grau da agressão, anomalias causadas nas cutículas e estrutura dos fios causando o seu enfraquecimento tendo, então, a queda como consequência.

Com relação às causas internas, as mais expressivas são a má alimentação (ausência de zinco,
aminoácidos, beta-caroteno, ferro e vitaminas do Complexo B), período pós-parto, micoses, problemas na tireóide, infecções e distúrbios causados por tratamentos (como quimioterapia), infecções, febre, alopecia e alterações hormonais.

Princípios ativos da receita

A receita que trazemos hoje é indicada para todos os tipos de cabelo, proporciona brilho, maciez e, além de combater a queda, ajuda no crescimento dos fios. Em seus ingredientes, componentes famosos para o tratamento capilar: babosa e alecrim.

A babosa (ou aloe vera) é um poderoso hidratante (forte aliado contra o ressecamento), além de proporcionar brilho, combater a queda e problemas no couro cabelo. Não a toa é o princípio ativo de tantos produtos de cosmética.

Possui as Vitaminas dos complexos A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, 18 aminoácidos e 20 minerais, além de outras substâncias que auxiliam na saúde dos cabelos, tratando-os profundamente e deixando-os mais fortes e hidratados.

Vitaminas para cabelos

Em razão da concentração de aminoácidos e polissacarídeos, a babosa também faz uma limpeza profunda dos poros do couro cabeludo, eliminando impurezas e resíduos. Outra ação da babosa é como protetor solar, protegendo contra os raios UV e danos do clima seco, vento e chuva.

Já o óleo de alecrim ajuda no crescimento e fortalece os fios. Além disso, tem ação estimulante, acelerando a circulação sanguínea do couro cabeludo, fazendo com que os fios cresçam mais fortes e saudáveis. Porém, exatamente por ativar a circulação, não deve ser usado por gestantes e lactantes.

O alecrim é um arbusto de origem mediterrânea conhecido por suas propriedades revitalizantes e antissépticas que estimulam as raízes do cabelo, evitando problemas como a queda e favorecendo seu crescimento. O uso do seu óleo estimula os folículos pilosos e previne o envelhecimento prematuro. Por isso, sua ação efetiva contra a queda e a favor do crescimento dos fios.

Receita caseira com babosa

  1. Receita caseira com babosa

Ingredientes: três ou quatro folhas de babosa; duas colheres (chá) de tônico anti-queda, cinco gotas de óleo de alecrim vegetal, shampoo neutro ou anti-queda.

Como fazer: após lavar as folhas da babosa, retire o gel que fica na parte dentro com a ajuda de uma colher e, em seguida, bata no liquidificador. Para facilitar, passe o shampoo para um potinho e misture os demais ingredientes. A fim de conservar, volte toda a mistura para o frasco original do shampoo.

Recomendações de uso: o shampoo caseiro deve ser conservado em geladeira por até 20 dias e pode ser usado duas vezes por semana, intercalado com o shampoo normal. Ao ficar em repouso, os ingredientes podem se separar, por isso, sempre que usar, balance o frasco para que se misturem.

Receita caseira com babosa e óleo de rícino

  1. Receita caseira com babosa e óleo de rícino

Ingredientes: duas folhas de babosa; duas colheres (café) de óleo de rícino, shampoo neutro ou anti-queda, coador.

Como fazer: após lavar as folhas da babosa, retire o gel que fica na parte dentro com a ajuda de uma colher e, em seguida, bata no liquidificador. Passe a mistura no coador para, em seguida, despejar em um recipiente onde deverá ser adicionado os demais ingredientes. Misture e retorne toda o preparo para o frasco original do shampoo.

Recomendações de uso: o shampoo caseiro deve ser conservado em geladeira por até 30 dias e pode ser usado duas vezes por semana, intercalado com o shampoo normal. Ao ficar em repouso, os ingredientes podem se separar, por isso, sempre que usar, balance o frasco para que se misturem.

Opção alternativa

Outra opção de receita caseira é a do shampoo com alecrim, cravo e canela. O objetivo de todos os ingredientes é oferecer as vitaminas necessárias para estimular o crescimento. E por que usar cravo e canela?

A canela renova cabelos opacos e quebradiços por ser rica em antioxidantes e vitaminas, como as dos complexos B2 e K que hidratam e amaciam os fios. Além disso, o betacaroteno presente na vitamina A acaba com as pontas duplas.

O cravo tem poder adstringente e limpa os fios profundamente, o que também contribui para o crescimento e aumento de volume dos fios. As contra-indicações dos dois ingredientes se referem à pessoas com couro cabeludo sensível.

  1. Receita caseira com canela em pó, cravo da índia e folhas de alecrim

Ingredientes: três colheres (sopa) de canela em pó; uma colher (sopa) de cravo da índia, uma porção de folhas de alecrim (equivalente a uma colher de sopa), shampoo sem sal.

Como fazer: misture todos os ingredientes em um recipiente até chegar ao ponto homogêneo. Transfira a mistura para um frasco. Deixe “curtir” pelo período de sete dias, tempo necessário para que as vitaminas sejam absorvidas pelo produto. Ao aplicar, massageie por dois minutos no couro cabeludo e extensão dos fios. Enxágue e finalize normalmente.

Tônico caseiro de babosa e alecrim

Shampoo bomba de ervas para crescimento capilar

É isso, meninas! Ficamos felizes em trazer mais dicas de beleza para vocês, mas, também estamos curiosas em saber das suas! Então, caso tenham seus próprios truques, mandem pra gente! Adoramos testar coisas novas!

Beijos e até mais!

Shampoo caseiro para evitar queda do cabelo
Avalie este artigo

você pode gostar também
Você pode gostar