Pontas duplas, só cortando?

No post de hoje, mostraremos formas de recuperação de pontas duplas ou ressecadas, grande dúvida das meninas.

Olá, mocinhas! Tudo bem com vocês?

Daí, você está olhando seus cabelos e pá…. lá vem uma ponta dupla, socorro, cadê a tesoura??? Que tesoura, menina??? Não precisa nada disso! O estrago já foi feito, mas, é totalmente possível de ser revertido! Vamos saber como?

Primeiro, pontas duplas e ressecadas são sinais de maus-tratos (desculpa, gata, mas, é verdade). As extremidades dos cabelos são muito sensíveis e certos hábitos as destroem, como excesso de secador, chapinha e atrito das madeixas por shampoos inadequados. Mas, não é necessário cortar caso elas apareçam, até porque há produtos e procedimentos específicos para solucionar a questão.

Pontas duplas1

  1. Cuidados diários

Não lavar em água quente, evitar secador, babyliss e chapinha são essenciais para a recuperação, caso precise usar estes equipamentos, não abra mão do protetor térmico.

  1. Corte bordado

Maquina de corte bordado

O corte bordado é a nova onda das dicas para cabelos perfeitos e, acredite, funciona mesmo! Quer saber da melhor? Pode ser feito em casa.

O corte bordado é ótimo para acabar com as pontas duplas e quebradas, trazendo outra vida aos cabelos sem, no entanto, afetar o comprimento.

Para quem não conhece, essa técnica retira os excessos de pontas duplas através de cortes nivelados. Para fazê-lo, você precisa estar com os cabelos limpos e secos, dividindo-os em mechas finas, pode ser feita a mão ou com um aparelhinho chamado Split Ender.

  1. Hidratação semanal

Adote máscaras que derretam o fio no momento do enxágue, ou seja, aquele efeito “desmaia cabelo”. Você aplica a máscara e, logo, sente que os fios estão “derretendo”, de tão maleáveis. Evite as que endurecem os cabelos ou pesam os fios.

  1. Cauterização

A cauterização entra quando a hidratação não consegue, sozinha, resolver o problema das pontas duplas devido à intensidade dos danos. Nesse caso, aposte na queratina líquida para fazer a cauterização na sua casa mesmo.

O procedimento repõe a queratina perdida pelos agressores, no salão, é aplicado um produto químico específico, enquanto nas receitas caseiras, são usados, apenas, queratina líquida (obrigatoriamente sem enxágue) e máscara de hidratação, repondo a proteína perdida.

Por ser mais profundo que a reconstrução, deve ser feita, no máximo, uma vez por semana,
para que os fios não fiquem enrijecidos, ao invés de maleáveis, que é o resultado esperado.

  1. Reparador de pontas de silicone

O uso de reparador de pontas de silicone é um forte aliado para quem quer acabar com as pontas duplas por ter o poder de evitar que fios espigados surjam.

Você pode aplicar depois da escova, tanto no comprimento quanto nas pontas, só tome cuidado para não exagerar e ficar com os cabelos oleosos. Ah, e o produto pode ser, também, aplicado após o banho, quando os fios ainda estiverem úmidos.

  1. Pontas ressecadas

As pontas ressecadas ou espigadas são causadas pela falta de água ou nutrição dos cabelos, contribuem para isso a lavagem inadequada, abuso de ferramentas de calor e a falta de proteção contra agressores externos. Todos esses fatores retiram a emoliência das madeixas, o que só é resolvido mediante muita nutrição e hidratação.

  1. Pontas ralas

E as pontas ralas? Pontas afinadas são causadas por perda de matéria, o que é natural devido a fatores como idade, ou, por fatores externos, como uso excessivo de calor (de novo), tensão e atrito nos fios na hora de pentear ou escovar. Para resolver o problema, é necessário identificar a fonte do problema para cuidar de forma adequada, seja em casa ou procurando o salão.

  1. Pontas ásperas

Pontas ásperas aparecem quando os cabelos perdem os nutrientes. São fios antigos que levaram anos para chegar até aquele estágio. Por isso, é necessário que os cosméticos utilizados atendam às necessidades das madeixas, de preferência, aqueles que selem a fibra contra o ressecamento.

  1. Pontas quebradiças

Pontas quebradiças são aquelas que se rompem. Isso acontece quando problemas anteriores não foram percebidos e tratados a tempo, com isso, as extremidades não resistem às agressões, falta de nutrição e hidratação, perdendo a força.

Aí, infelizmente, é o caso de entrar com a tesoura, passando a cuidar melhor das pontas com protetor térmico e produtos adequados a seu tipo de fio. E, agora, as receitas que tanto amamos! Vamos lá?

Mulher curiosa

  1. Receita

1 colher (sopa) de máscara hidratante.
2 Gotas de óleo de amêndoas doce (daqueles que você encontra na farmácia)

Misture tudo em um recipiente. Lave os cabelos apenas com shampoo, tirando o excesso de água com a toalha. Em seguida, aplique a mistura nos cabelos do meio até as pontas, deixando agir por 10 ou 15 minutos, de acordo com o indicado na máscara. Enxágue e finalize. Essa hidratação traz muito brilho e pode ser feita semanalmente.

  1. Receita

1 Colher (sopa) de máscara hidratante
1 Tampa de Glicerina liquida bi-destilada.
* A glicerina é um ativo hidratante e umectante, com alto poder de hidratação, que pode ser encontrada em farmácias. Misture tudo em um recipiente, lave os cabelos apenas com shampoo, tirando o excesso de água com a toalha.

Em seguida, aplique a mistura nos cabelos do meio até as pontas, deixando agir por 10 ou 15 minutos, de acordo com o indicado na máscara. Enxágue e finalize.

Essa segunda hidratação deixa os fios bastante macios, tirando o aspecto de pontas espigadas. O procedimento só pode ser feito em dias de umidade do ar acima de 60%. Nessas condições, pode ser feita toda semana.

  1. Receita

4 colheres (sopa) de máscara hidratante
1 colher (sopa) de vinagre
5 gotas de óleo vegetal de aloe vera
*O aloe vera, a famosa babosa, tem muitas vitaminas, como C e E, e turbina os processos de nutrição, deixando as madeixas mais fortes e brilhosas.

Misture tudo em um recipiente, lave os cabelos apenas com shampoo, tirando o excesso de água com a toalha. Em seguida, aplique a mistura nos cabelos do meio até as pontas, deixando agir por 20 minutos.

Enxágue e finalize, essa segunda hidratação deixa os fios bastante macios, tirando o aspecto de pontas espigadas. O procedimento só pode ser feito em dias de umidade do ar acima de 60%. Nessas condições, pode ser feita toda semana.

  1. Receita

2 colheres (sopa) de mel
4 colheres (sopa) de condicionador
Aplique a mistura sobre os cabelos molhados e deixe agir por 30 minutos. Lave o cabelo e finalize como preferir.

  1. Receita

2 colheres (sopa) de iogurte
1 colher (sopa) de suco de limão

Aplique a mistura sobre os cabelos, da raiz até a extensão dos fios, substituindo o condicionador. Enxágue os cabelos e finalize como preferir.

É isso, meninas, esperamos que tenham gostado das dicas e que ajudem, bastante, vocês!

Beijo, beijo, até a próxima!

você pode gostar também
Deixe um comentário