Cronograma capilar com receitas caseiras

No post de hoje, revisaremos o que é o cronograma capilar e como executar com o uso de receitas caseiras para cada etapa.

0

Olá, meninas! Tudo bem com vocês?

Alguns posts atrás, falamos sobre o que é o cronograma capilar, um dos assuntos sobre o qual mais falamos por aqui. Hoje, vamos complementar as informações sobre ele, com receitas caseiras para executar cada etapa.

Cronograma capilar

Está lembrada sobre o que é o cronograma capilar? Então, vamos lá, revisando! No nosso cotidiano, nossos cabelos perdem diversos nutrientes devido a ação de fatores externos, como sol, cloro, água quente do chuveiro, alimentação, dentre outros.

Aos poucos, os fios vão perdendo o brilho, ficando mais ressecado, pedindo socorro para a reposição dos nutrientes que perdeu.

É aí que precisamos montar o cronograma capilar. Para resumir, o cronograma capilar nada mais é do que uma espécie de agenda que você monta para o seu cabelo, com fins de repor nutrientes e massa capilar que se foram.

O cronograma capilar é muito importante na recuperação dos fios por conter as três etapas de tratamento de que eles mais precisam: nutrição, reconstrução e hidratação. Antes de aderir, você só precisa identificar de qual delas seus cabelos mais precisam para, inicialmente, focar mais em uma delas.

Para te ajudar a identificar em que nível está seu cabelo, faça o teste de porosidade. Primeiro, pegue um copo transparente e encha-o com água filtrada. Passe a mão no cabelo para tirar algum fio solto e coloque-o dentro do copo.

Se o fio ficar boiando, seu cabelo precisa de hidratação (uso de máscaras hidratantes). Caso ele fique no meio do copo, tem média porosidade, está hidratado, porém, sem nutrição (uso de cremes e máscaras com óleo em suas fórmulas). Agora, fios no fundo indicam reconstrução devido à porosidade (uso de máscaras mais potentes).

Se você nunca fez um cronograma capilar, comece pelo oficial para, depois, passar para o “personalizado”, que vai atender as necessidades específicas do seu cabelo.

No cronograma oficial, você faz oito hidratações mensais, três nutrições e uma reconstrução, executando os processos em dias alternados, com intervalo mínimo de dois dias entre cada um.

Etapas e receitas

Nutrição

Para quê serve: repor o óleo dos cabelos. Nessa etapa, é necessário usar óleos 100% vegetais.A etapa de nutrição pede o uso de óleos vegetais, como amêndoas, oliva, coco, ou outros ingredientes ricos em lipídios, como abacate, cacau, leite de coco, amêndoas e nozes.

  1. Azeite de oliva e açúcar

Ingredientes: duas colheres (sobremesa) de azeite, meio abacate, uma colher (sopa) de açúcar mascavo

Como fazer: misture os dois ingredientes, aplicando sobre o couro cabeludo e os cabelos úmidos (apenas úmidos, não precisa lavar antes). Massageie o couro cabeludo por 15 a 20 minutos.

Lave o cabelo normalmente ou com o co-wash (somente condicionador) e finalize como preferir.Lembre-se de não deixar nenhum resquício para evitar oleosidade. Você pode substituir o azeite por óleo de coco.

Azeite de oliva e açúcar

  1. Abacate e mel

Ingredientes: quatro colheres (sopa) de abacate amassado, uma colher (sopa) de mel

Como fazer: misture os dois ingredientes e aplique nos cabelos, deixando agir pelo tempo de 20 a 30 minutos. Enxágue até retirar todo o resíduo.

Finalize com o condicionador, enxaguando normalmente.Essa receita é ideal para combater a porosidade, devido aos óleos que estão presentes no abacate.

Abacate e mel

 

  1. Abacate, máscara e açúcar mascavo

Ingredientes: duas colheres (sopa) de máscara de tratamento, meio abacate, uma colher (sopa) de açúcar mascavo

Como fazer: amasse o abacate, usando uma colher ou batendo no liquidificador. Passe para um recipiente separado, no qual você vai misturar o açúcar e a máscara. Mexa até ficar homogêneo. Aplique nos cabelos, mecha por mecha, nos comprimentos e pontas. Deixe agir por 15 a 20 minutos, enxágue e finalize como preferir.

Receita caseira abacate açúcar hidratação

  1. Creme de leite e leite de coco

Ingredientes: três colheres (sopa) de creme de leite integral, uma colher (sopa) de leite de coco

Como fazer: misture os dois ingredientes até ficar homogêneo. Aplique nos cabelos úmidos e limpos, deixando agir por 20 minutos. Enxágue bem e finalize como preferir.

Essa receita reduz o frizz e deixa o cabelo mais macio. Para maior eficácia no efeito, deixe os dois ingredientes na geladeira por 24h antes de aplicar, para que fiquem mais consistentes.

Creme de leite e coco

Reconstrução

Para quê serve: repor as proteínas dos cabelos. Não deve ser feita em exagerado para que os fios não se quebrem. Na reconstrução, utilize iogurte, queratina, gelatina incolor, aminoácidos, aveia, cistina, vinagre, argilina, mel.

  1. Leite e condicionador

Ingredientes: 200ml de leite, duas colheres (sopa) de condicionador

Como fazer: misture os dois ingredientes e aplique nos cabelos úmidos, lavados apenas com shampoo. Deixe agir por 20 minutos para, depois, enxaguar e finalizar como de costume.

Essa receita é ótima para acabar com a porosidade, além de selar a cutículas capilares devido a ação do leite.

Leite e condicionador

  1. Gelatina e creme de pentear

Ingredientes: um sachê de gelatina sem sabor e creme de pentear

Como fazer: dilua a gelatina na água quente e, depois, acrescente a água gelada. Coloque todo o conteúdo dentro do borrifador e acrescente o creme. Misture e borrife no cabelo conforme achar necessário.

Se quiser maior praticidade, basta dissolver a gelatina em água quente e acrescentar a mistura diretamente no pote. O ideal é que esse creme seja do tipo Yamasterol, por ter a composição mais fraca e maleável.Por ser de reconstrução, não use diariamente, aplicando somente 1x ou 2x na semana.

Gelatina com creme de pentear

  1. Máscara reconstrutora

Ingredientes: máscara de hidratação leve, máscara de hidratação profunda, 2 a 4 colheres (sopa) de creme de leite (depende do tamanho do cabelo), duas colheres (sopa) de leite de coco, bepantol ou vitamina (óleo de ojon, queratina, ceramidas)

Como fazer: lave os cabelos apenas com shampoo. Misture todos os ingredientes e bata até ficar consistente. Com os cabelos lavados e excesso de água retirada, aplique a mistura em todo o cabelo, separando-o em mechas e massageie por cinco minutos.

Depois, deixe agir por 20 minutos, de preferência com a ajuda da touca térmica. Antes de enxaguar, massageie mais um pouco, espalhando mais pela textura dos cabelos. Em seguida, enxágue. Passe o condicionador de sua preferência e, após enxaguar, finalize como de costume.

Essa receita deve ser feita quinzenalmente, até o cabelo se recuperar. Depois disso, mensalmente já é suficiente.

Mascara reconstrutora

  1. Reconstrução ácida

Ingredientes: máscara de hidratação, máscara reconstrutora, shampoo antirresíduo, ½ xícara de vinagre de maçã, duas xicaras de água, creme de pentear ou leave-in

Como fazer: lave os cabelos com o shampoo anti-resíduo e retire o excesso de água com uma toalha. Misture o vinagre e a água, aplicando somente a metade nos cabelos. Deixe agir por 15 minutos e, sem seguida, lave e enxugue com a toalha.

Aplique a máscara reconstrutora e deixe agir por 20 minutos. Se possível, use uma touca térmica. Lave, seque e aplique a máscara de hidratação. Deixe agir por mais 20 minutos antes de lavar, finalizando com o condicionador.

Com os cabelos enxaguados, você vai aplicar o restante da misture de vinagre e água, finalizando, depois, com o leave-in de sua preferência.

Vinagre de maça

Hidratação

Para quê serve: repor a água dos cabelos. Ao contrário da reconstrução, pode ser feita sempre que sentir necessidade. Acaba sendo a etapa mais importante do cronograma porque atende à perdas cotidianas.

Aqui, podem ser usados ingredientes como açúcar, vegetais, frutas, extratos botânicos, glicerina vegetal, bepantol, vitaminas, cacau em pó, extratos de algas marinhas, café, cenoura e beterraba.

  1. Maisena, máscara e óleo vegetal

Ingredientes: duas colheres (sopa) de maisena, máscara de tratamento, água, óleo vegetal (coco, jojoba, azeite de oliva, etc)

Como fazer: misture a maisena em um copo de água ainda fria, para não empelotar. Em seguida, leve a mistura ao fogo até que engrosse. Transfira para outro recipiente e espere chegar ao ponto de morno.

A seguir, acrescente a máscara de hidratação (quantidade normal de uso) e cinco gotas do óleo vegetal. Misture e passe nos cabelos, mecha por mecha, nos comprimentos e pontas. Deixe agir por 30 minutos, enxágue e finalize como preferir.

Receita hidratação caseira maisena

  1. Pré-shampoo com maionese e óleo de coco

Ingredientes: duas colheres (sopa) de maionese, meio abacate, uma colher (sopa) de óleo de coco

Como fazer: misture a maionese e o óleo de coco, aplicando sobre os cabelos úmidos. Deixe agir pelo tempo de 10 a 15 minutos, se possível, com o auxilio de uma touca térmica. Lave o cabelo normalmente e finalize como preferir.

O tratamento é indicado para cabelos ressecados que precisam minimizar os efeitos do shampoo. Além da maionese convencional, é muito indicado o uso da maionese específica para tratamentos capilares, encontrada em lojas especializadas.

Maionese óleo de coco

  1. Água e amido de milho

Ingredientes: ½ xícara de água para duas colheres (sopa) de amido de milho

Como fazer: com os dois ingredientes, faça o mingau de maisena e aplique nos cabelos lavados e úmidos, deixando agir pelo tempo de 20 minutos até 1h, dependendo do estado de seu cabelo. Passado esse período, enxágue e finalize com seu condicionador.

Essa receita é a simplificação da hidratação com maisena, ótima para socorrer quando estamos sem nenhuma máscara em casa e vemos nosso cabelo gritar por hidratação.

Água e maisena

  1. Soro fisiológico e bepantol

Ingredientes: 200ml de soro fisiológico, uma tampinha de bepantol (pode ser o genérico ou manipulado, caso precise economizar)

Como fazer: após misturar os dois ingredientes, borrife nos cabelos, secos ou úmidos, finalizando com seu leave-in ou creme de pentear. Pode ser feita até 4x na semana. Você pode deixar a mistura na geladeira por até sete dias.

Bepantol soro fisiológico

Meninas, então, é isso! É importantíssimo montar seu cronograma capilar, de acordo com as necessidades dos seus cabelos, levando em conta que elas podem mudar sempre! Esperamos que as dicas tenham ajudado e, ao testá-las, contem pra gente o resultado!

Beijos e até a próxima!

Veja também: 

Cronograma capilar com receitas caseiras
Avalie este artigo

você pode gostar também