Cronograma capilar: você sabe montar o seu?

Neste post, ensinaremos a importância e como montar o cronograma capilar perfeito para os seus cabelos.

0

Olá, meninas! Tudo bem? Ao longo de alguns posts, vocês devem ter lido, em alguns dos nossos textos, a expressão cronograma capilar.

E daí, deve ter se perguntado sobre o que seria isso e porque era tão importante. Pois bem, hoje, vamos falar a respeito, a importância para a recuperação dos cabelos e como montar o seu. Vamos lá?

O que é o cronograma capilar?

No nosso dia-a-dia, perdemos vários nutrientes de nossos cabelos mediante fatores externos, como sol, cloro, água quente do chuveiro, alimentação, e por aí vai. Aos poucos, o cabelo vai perdendo o brilho e ficando mais ressecado, pedindo socorro para a reposição do que perdeu.

Em suma, o cronograma capilar nada mais é do que uma espécie de agenda que você monta para o seu cabelo, com fins de repor nutrientes e massa capilar que se foram.

O cronograma capilar é importantíssimo na recuperação dos fios por conter as três etapas de tratamento de que eles mais precisam: nutrição, reconstrução e hidratação. Antes de aderir, você só precisa identificar de qual delas seus cabelos mais precisam para, inicialmente, focar mais em uma delas.

Quais são as etapas?

  1. Hidratação

Sai principal função é repor a água dos fios e é na qual deve focar meninas com cabelos ressecados, armados e sem brilho. Para adquirir sua máscara hidratante, é importante observar seus componentes, sendo os mais indicados silicones, aloe vera (babosa), frutas, vegetais, pantenol, açucares, glicerina e vitaminas. As máscaras são encontradas em supermercados ou lojas especializadas.

Mulher hidratação

  1. Nutrição

O objetivo desta etapa é devolver os lipídios ao fio, repondo a oleosidade natural necessária para o brilho dos cabelos. Deve focar nela quem estiver com frizz e cabelos desalinhados e sem balanço.

Os produtos mais indicados para esta etapa são os feitos com manteigas e óleos vegetais (abacate, cupuaçu, karité, murumuru, cacau, coco), além de tutano.Nesta etapa, é interessante o uso dos óleos vegetais para a umectação, acabando com as pontas duplas e ressecadas.

Umectação

  1. Reconstrução

Esta é a fase indicada para cabelos porosos, ralos, quebradiços e partidos. O objetivo é a reposição das proteínas capilares, sendo um tratamento da fibra capilar de dentro para fora.

Inicialmente, os cabelos ficam um pouco duros, porém, têm repostos massa, queratina, aminoácidos, ou seja, ficam mais fortes.

São produtos reconstrutores os feitos a base de queratina, proteína, creatina, colágeno, trigo, aminoácidos, cisteína e arginina. Mas, é também uma etapa que requer algumas recomendações:

  • Não comece seu cronograma capilar pela reconstrução, por mais que seu cabelo esteja precisando. Primeiro, hidrate e nutra os fios, em dias alterados.
  • Não use queratina em excesso para não quebrar os fios.

Queratina

Como saber do que me cabelo precisa?

Para identificar em que nível está seu cabelo, faça o teste de porosidade.

  •  pegue um copo transparente e encha-o com água filtrada. Passe a mão no cabelo para tirar algum fio solto e coloque-o dentro do copo.
  • Se o fio ficar boiando, seu cabelo precisa de hidratação (uso de máscaras hidratantes). Caso ele fique no meio do copo, tem média porosidade, hidratado, porém, sem nutrição (uso de cremes e máscaras com óleo em suas fórmulas). Agora, fios no fundo indicam reconstrução devido à porosidade (uso de máscaras mais potentes).

Teste de porosidade

Cronograma capilar oficial

Este é para quem nunca fez nenhum cronograma e está perdido. É ideal, portanto, para iniciantes, até por ser o mais completo. Aos poucos, você vai sentir qual é a melhor para seus cabelos a cada etapa para montar seu próprio cronograma.

O cronograma oficial é composto por oito hidratações mensais, três nutrições e uma reconstrução, cada processo feito em dias alternados (nunca juntos, ok?). Aliás, é importante frisar que, além de não poderem ser feitos juntos, os procedimentos pedem o intervalo de dois dias entre cada um.

Cronograma capilar oficial

E como monto meu próprio cronograma?

O primeiro passo é identificar seu tipo de cabelo (oleoso, ressecado, seco) para, depois, fazer as etapas de acordo com as suas necessidades. Ok, mas, como saber?

Cabelos oleosos pedem mais hidratação que nutrição porque, nesta etapa, os tratamentos são feitos à base de óleos e seu cabelo já produz gordura natural em excesso, portanto, deve evitar.

Cabelos secos já pedem nutrição e hidratação de forma equilibrada por precisar de ambas. Agora, cabelos mistos não devem receber máscaras próximas à raiz, sendo recomendado usar óleos vegetais na umectação.

Porém, a regra é que todo tipo de cabelo precisa de, pelo menos, uma reconstrução por mês. Caso os cabelos estejam muito danificados, então, o ideal é que essa etapa seja repetida quinzenalmente, até sua recuperação. Lembre-se de regular as etapas quando chegar nessa fase, ok?

Sugestão de cronograma para cada tipo de necessidade:

  1. Baixa porosidade e necessidade de hidratação

Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação
Semana 2: hidratação, hidratação e nutrição
Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação
Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução

  1. Média porosidade e necessidade de nutrição

Semana 1: nutrição, hidratação e nutrição
Semana 2: nutrição, nutrição e hidratação
Semana 3: nutrição, hidratação e nutrição
Semana 4: nutrição, hidratação e reconstrução

  1. Alta porosidade e necessidade de reconstrução

Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação
Semana 2: hidratação, nutrição e reconstrução
Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação
Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução

  1. Cabelos muito danificados

Semana 1: hidratação – nutrição – reconstrução
Semana 2: nutrição – hidratação – nutrição
Semana 3: hidratação – nutrição – reconstrução
Semana 4: hidratação – hidratação – nutrição

O que é preciso para começar um cronograma?

  • máscara de hidratação
  •  óleo vegetal ou máscara de nutrição
  •  queratina líquida (usada com a máscara)
Cronograma capilar baratinho
Cronograma capilar baratinho

Cabelos dos sonhos com cronograma capilar:

A grande facilidade do cronograma capilar, apesar do nome profissional, é a possibilidade de fazer em casa, usando os produtos com os quais esteja acostumada.

E você, já tentou fazer um cronograma capilar? Conta pra gente o resultado!

Veja também: Descubra Como Cronograma Capilar Funciona E Como Ele Pode Ajudar Seu Cabelo

Cronograma capilar: você sabe montar o seu?
Avalie este artigo

você pode gostar também