Como fazer Umectação com Azeite de Oliva

Confira as melhores sugestões e o passo-a-passo para fazer umectação e hidratação com azeite de oliva extra virgem em diferentes tipos de cabelo.

0

A umectação capilar é um processo que está em alta e que pode ser feito com produtos simples disponíveis em nossas cozinhas. E um desses produtos é o azeite de oliva extra virgem, sobre o qual falaremos hoje.

O azeite de oliva extra virgem pode ser encontrado com facilidade em supermercados e possuiu um preço acessível. Esse produto é composto por antioxidantes capazes de controlar a caspa, deixando o couro cabeludo mais saudável. Por ser um condicionador natural, o azeite torna o fio mais forte, brilhoso e hidratado, pois trabalha fechando as cutículas capilares.

A fama ganhada pelo produto não veio de graça. Em sua composição, estão presentes diversas vitaminas como A, D, E e K, responsáveis por manter não só o cabelo mais saudável e bonito, mas também a pele e as unhas. Além disso, ele é um excelente antioxidante, o que garante uma pele mais macia e com mais elasticidade.

Essas propriedades fazem do azeite de oliva extra virgem um ingrediente comum em diversos produtos de beleza. Por ser um dos poucos óleos capazes de penetrar no fio e chegar até o córtex, ele repõe algumas substâncias naturais presentes ali. O azeite também amolece as impurezas, fazendo com que a limpeza seja mais simples, e com que o local fique purificado.

O azeite ideal

O produto indicado para a umectação é o azeite extra virgem extraído a frio, com acidez entre 0.1% e 0.5%. O produto não pode ter em sua mistura outros tipos de óleo, e nem acidez mais alta do que isso.

Por ser mais puro do que outros disponíveis no mercado, seu preço também pode ser um pouco mais alto, mas com certeza o resultado final vale a pena.

Após umectações ou hidratações regulares com o produto, o cabelo fica mais hidratado e a caspa é controlada. Além disso, as cutículas dos fios são reparadas, trazendo redução do volume e do frizz, maciez, textura e brilho mais bonitos, e menos pontas duplas. Em geral, o cabelo fica mais forte e cheio de vida.

Hidratação (cabelos lisos e ondulados)

Por possuírem estruturas diferentes, cada tipo de cabelo tem sua maneira própria de receber os nutrientes que lhes são dados. Por isso, as dicas abaixo vão auxiliar na utilização do azeite de oliva de maneira ideal.

A receita de hidratação abaixo é indicada para cabelos lisos e ondulados. Sem a queratina, ela pode ser aplicada semanalmente. Com queratina, ela deve ser feita a cada 15 dias ou uma vez por mês, de acordo com a situação dos fios.

Ingredientes:

  • Uma colher de chá de azeite de oliva extra virgem
  • Duas colheres de sopa de creme para hidratação
  • Uma colher de queratina líquida (ou uma ampola de queratina).

Modo de fazer:

Misture bastante todos os ingredientes e passe em mecha por mecha do cabelo, após uma lavagem bem-feita com água fria ou morna. Deixe que o produto aja por cerca de 15 ou 20 minutos. Proceda com o enxague utilizando água fria, e deixe que os fios sequem ao natural.

Umectação (cabelos crespos e cacheados)

Por causa de seu formato, os cabelos cacheados e crespos perdem umidade com mais facilidade, sofrendo um ressecamento natural. Nesse caso, é indicado realizar uma umectação entre uma e duas vezes por semana, ou a cada quinzena (conforme a situação dos fios).

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem (duas para cabelos longos)
  • Uma ampola de vitamina E

Modo de fazer:

Misture bem os ingredientes em uma vasilha, depois aqueça em banho-maria. O produto deve ser aquecido lentamente, resultando em um óleo com temperatura morna. Passe a mistura aquecida nos fios secos, independentemente de estarem sujos ou limpos.

O próximo passo é massagear do couro cabeludo até as pontas para que o produto penetre nos fios. Deixe que o óleo aja entre 40 e 90 minutos, depois lave o cabelo com shampoo e passe condicionador só nas pontas.

Para finalizar a umectação, aplique um live-in e deixe os fios secarem naturalmente. Se estiver com pressa, aplique o antitérmico e seque com o secador em temperatura baixa.

A umectação ou hidratação com azeite de oliva podem ser feitas em casa, de forma simples e gastando pouco dinheiro. O cabelo fica mais nutrido, brilhoso, saudável e cheio de vida. Essas e outras dicas de ouro estão sempre disponíveis em nosso site.

Veja também:  Hidratação Caseira Com Azeite

Como fazer Umectação com Azeite de Oliva
Avalie este artigo

você pode gostar também