Projeto Rapunzel – dicas infalíveis para fazer seu cabelo crescer forte e saudável

Um manual completo com as melhores orientações sobre produtos e como montar seu cronograma capilar para transformar seu cabelo em um conto de fadas!

0

Vamos falar a verdade – a gente adora o visual das princesas da Disney, não é não? E, uma delas chama bastante a nossa atenção, não porque vai encontrar seu príncipe encantado mas, por ter o cabelo dos sonhos. Sim, estamos falando da Rapunzel, aquela que ajuda a bruxa a subir na torre mais alta do reino com suas fortes tranças.

Ok, você não quer levantar ninguém com suas madeixas mas, não seria maravilhoso vê-las crescendo fortes e saudáveis? Então, saiba que isso é possível e não precisa de nenhuma fórmula mágica do mundo da fantasia. Com algumas dicas muito simples e os produtos certos, você vai acabar com cabelos tão lindos que até a Rapunzel vai ter pedir a receita!

O que é o Projeto Rapunzel

O Projeto Rapunzel é uma rotina de cuidados excelente para quem tem dificuldades com o crescimento dos cabelos. O nome, claro, é baseado na princesa e traz produtos, receitas caseiras e tipos certos de tratamento que vão auxiliar no processo de fortalecimento e crescimento dos fios.

Como fazer o Projeto Rapunzel?

Existem alguns processos para começar um Projeto Rapunzel. Veja como funciona.

  1. Saúde dos cabelos

Seus fios estão muito danificados por químicas? Tem pontas duplas ou está ressecado? Então, é hora de tratar! Cabelos saudáveis são os que crescem mais rápido e fortes. Mesmo que os fios alcancem algum comprimento, acabam se quebrando e, por isso, será necessário cortar parte deles para iniciar o tratamento pela raiz.

É importante considerar, também, que a saúde dos seus fios depende da sua própria saúde. Por isso, caso tenha algum nutriente em falta no seu corpo, a deficiência será sentida nos cabelos, o que requer tratamento médico e reposição.

  1. Detox capilar

Vai tratar seus cabelos? Que tal um detox capilar? Casas especializadas são recheadas de kits voltados, exclusivamente, para esta finalidade com produtos que vão eliminar os resíduos químicos ou produtos que podem impedir seus cabelos de crescer.

  1. Rotina de tratamento capilar

Um projeto só sai do lugar se tivermos disciplina e seguirmos uma rotina de atividades, certo? Funciona assim, também, com o Projeto Rapunzel. Por isso, você precisa manter um calendário de uso dos produtos específicos que devem ser aplicados nos dias em que lavar os cabelos.

Montando um cronograma capilar

O cronograma capilar nada mais é que uma programação de tratamentos para o cabelo. Nele, você vai revezar as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução para que seus fios se recuperem sem acúmulos ou uso de produtos inadequados. Montá-lo é muito simples, basta ter disciplina para seguir o que for estipulado.

Lavando o cabelo

Primeiro, elabore uma tabela com as lavagens semanais do cabelo. Isso te ajudará a saber quando usar cada produto.

Não se esqueça de considerar tudo pelo que seus fios já passaram, como químicas, mechas, colorações e o excesso de ferramentas de calor. Assim, você vai saber quais produtos devem adquirir.

Qualquer procedimento começa com uma boa lavagem. Escolha um shampoo de qualidade que vai, de fato, limpar seus fios, sem deixar óleo ou resíduos.

O cronograma capilar deve começar pela hidratação para repor a umidade perdida com processos químicos e de calor. Neste ponto, prefira máscaras ricas em vitaminas, ceramidas e aloe vera.

A nutrição é a etapa que vai repor os nutrientes, oleosidade e vitaminas perdidos. Por isso, invista em produtos que levem óleo em sua composição. Nesta etapa, também é comum incluir a umectação, feita com óleos vegetais. Por fim, a reconstrução é a etapa na qual você controla a quebra dos fios.

Nela, são usadas máscaras de reconstrução, normalmente, feitas com queratina. Mas, cuidado com esta etapa pois, feita em excesso, pode surtir o efeito contrário e causar rigidez e opacidade aos fios.

A frequência de cada etapa vai depender do estado do seu cabelo e você pode reduzi-las na medida em que perceber melhoras nos fios.

Veja também: Cronograma capilar: você sabe montar o seu?

Por exemplo, se sentir que os cabelos estão ásperos, provavelmente, precisarão de nutrição. Caso estejam elásticos, “gritam” por reconstrução. À medida em que as madeixas vão recuperando sua estrutura, você deve alternar e reduzir a frequência da etapa correspondente, para não danificá-las.

Produtos indispensáveis para o Projeto Rapunzel

Nada adianta seguir uma rotina se não usar os produtos certos. O principal deles é um shampoo que estimule o crescimento dos fios, afinal, é esse o seu objetivo, não é? Mas, atente-se ao fato de que você não deve utilizá-lo todas as vezes em que for lavar os cabelos, deixando um espaço para a aplicação do produto convencional.

Outro produto indispensável é o tônico de crescimento para os cabelos que deve ser usado durante a rotina de cuidados. Você pode comprá-lo na farmácia ou fazer o seu em casa (trouxemos algumas receitinhas no final da matéria). Caso opte pela primeira opção, aqui vão algumas dicas.

    • Tônico de Urtiga Trihair
    • Tônico Capilar Capicilin Cresce Forte
    • Tônico Capilar Extrato de Jaborandi Bio Extratus
    • Tônico Capilar de Alumã Trihair
    • Tônico Capilar Tricofort
    • Tônico de Alho da Gota Dourada

Por fim, um item que você precisa incluir na sua rotina é o óleo vegetal, muito eficiente para hidratar e fortalecer os fios. Seu uso é feito no momento da umectação, aquele procedimento de massagear o couro cabeludo. Entre os que mais indicamos, estão os óleos de coco, mamona, salva, amla e gengibre.

Quanto tempo deve durar o Projeto Rapunzel?

A duração do Projeto Rapunzel depende do estado do seu cabelo e deve seguir até que ele chegue no comprimento que desejar. Mas, uma dica para que o procedimento funcione é seguir com a rotina por três meses e dar um intervalo de 30 dias para retomar o ciclo. No tempo de descanso, repita aquele passo do detox para oxigenar o couro cabeludo.

Dicas extras para o cabelo crescer

O Projeto Rapunzel vai bem, obrigada mas, vale a pena dar uma conferida em algumas dicas que podem ajudar, bastante, seu cabelo.

    1. Use ferramentas de calor com cautela pois, elas ressecam os fios e danificam a fibra capilar
    2. Hidrate os fios, evitando que eles se ressequem e formem pontas duplas
    3. Massageie, sempre, o couro cabeludo para estimular a circulação
    4. Acompanhe a densidade do seu cabelo, ou seja, a quantidade de cabelos por centímetro quadrado.
    5. Cuide de sua saúde com alimentação e hábitos saudáveis
    6. Apare as pontas a cada três meses

Receitas Caseiras

Chegou a hora que tanto amamos, a das receitinhas caseiras. Hoje, vamos dar dicas de shampoos, tônicos e óleos vegetais que você vai poder fazer em casa. Vamos lá?

Receitas de Shampoos Caseiros para o cabelo crescer

  1. Shampoo caseiro de café

Ingredientes: 300ml de shampoo (de preferência sem sulfato) e três colheres de café

Como fazer: misture cerca de 250ml do shampoo ao café e, quando chegar no ponto homogêneo, coloque em um frasco e adicione o restante do shampoo. Use duas ou três vezes na semana.

  1. Shampoo de cebola

Ingredientes: um pouco de água, uma cebola média e 300ml de shampoo (de preferência sem sal)

Como fazer: corte a cebola em cubinhos e bata no liquidificador com água. Coe a mistura usando um tecido limpo e adicione ao shampoo. Você deve deixar descansar por 15 dias e, quando for aplicar, vá friccionando os fios com uma porção generosa. Enxágue com água fria.

Receitas de Tônicos de crescimento para o cabelo

  1. Tônico de feno grego

Ingredientes: 50ml de vinagre de maçã, 250ml de água e três colheres de feno grego em sementes

Como fazer: em uma panela, coloque água, feno e leve ao fogo. Quando levantar fervura, desligue o fogo e tampe a panela por 10 minutos. Adicione o vinagre e guarde o tônico em um recipiente com tampa por, no máximo, 15 dias na geladeira.

Como usar: o tônico deve ser aplicado na raiz para massagear o couro cabeludo, deixando no cabelo por duas horas. O procedimento deve ser repetido por duas vezes na semana.

  1. Tônico potente para o cabelo crescer

Ingredientes: três folhas de louro, um copo de água, 100ml de vinagre de maçã, três folhas de eucalipto

Como fazer: leve a água ao fogo e, quando ferver, acrescente o louro e o eucalipto, tampando em seguida. Deixe esfriar, ainda tampado para, depois, adicionar o vinagre.

Como usar: aplique na raiz, massageie em movimentos circulares. Deixe por 1h antes de lavar os cabelos normalmente.

Receitas caseiras com óleo vegetal

  1. Óleo de coco e canela

Ingredientes: uma colher (café) de canela em pó e três colheres (sopa) de óleo de coco

Como fazer: misture os dois ingredientes até ficar bem homogêneo.

Como usar: aplique no couro cabeludo massageando, levemente. Depois, cubra os cabelos com uma touca de plástico e deixe por uma hora, enxaguando em seguida.

Projeto Rapunzel – dicas infalíveis para fazer seu cabelo crescer forte e saudável
5 (100%) 3 votes

você pode gostar também