Dicas para seu cabelo crescer mais rápido

Neste post, confira dicas muito simples que podem potencializar o crescimento saudável dos seus fios.

0

Olá, meninas lindas! Tudo bem? Vocês sabem que nós de Tudo sobre cabelos gostamos de trazer dicas simples e eficientes para melhorar a saúde dos seus fios, fazendo com que eles fiquem sempre lindos! Hoje, trazemos uma lista de dicas que podem ajudar no crescimento dos seus cabelos.

Além de promover o crescimento, o objetivo dessas dicas é manter tanto os fios quanto o seu couro cabeludo mais saudáveis. Até porque não basta ter cabelos longos. Tem que ter cabelos longos e bonito! Vamos conhecer?

Os três tratamentos capilares

Para ter cabelos saudáveis, não basta lavar, mas, adotar uma agenda de cuidados. Até porque, como comentamos acima, não resolve muita coisa ter cabelos longos, mas, quebradiços e ressecados.

Essa agenda de cuidados é chama de cronograma capilar e consiste na aplicação intercalada dos três principais tratamentos capilares.

A hidratação, a reconstrução e a nutrição dos fios fazem com que o comprimento se livre de pontas duplas e daquele aspecto ressecado, o que, inclusive, dificulta o crescimento ao longo dos fios.

A hidratação repõe a umidade e a água natural dos fios, dando mais maciez, maleabilidade e suavidade ao cabelo, ideal para cabelos ressecados, armados e sem brilho.

Para adquirir sua máscara hidratante, é importante observar seus componentes, sendo os mais indicados silicones, aloe vera (babosa), frutas, vegetais, pantenol, açucares, glicerina e vitaminas.

Já a reconstrução fortalece o fio repondo a massa, a queratina, proteínas e aminoácidos, sendo um tratamento da fibra capilar de dentro para fora.

Esta é a fase indicada para cabelos porosos, ralos, quebradiços e partidos. Inicialmente, os cabelos ficam um pouco duros, porém, têm repostos massa, queratina, aminoácidos, ou seja, ficam mais fortes.

São produtos reconstrutores os feitos a base de queratina, proteína, creatina, colágeno, trigo, aminoácidos, cisteína e arginina.

A nutrição devolve os lipídios aos fios, repondo a oleosidade natural necessária para o brilho dos cabelos. Deve focar nela quem estiver com frizz e cabelos desalinhados e sem balanço.

Os produtos mais indicados para esta etapa são os feitos com manteigas e óleos vegetais (abacate, cupuaçu, karité, muru muru, cacau, coco), além de tutano.

Nesta etapa, é interessante o uso dos óleos vegetais para a umectação, acabando com as pontas duplas e ressecadas.

Corte bordado

O corte bordado serve para remover as pontas duplas e secas do cabelo, fazendo desaparecer o aspecto de cabelo ressecado. Se o cabelo estiver com pontas duplas e ressecadas, se quebra com maior facilidade, ou seja, você não vai conseguir que ele chegue comprimento desejado.

Fica parecendo que seu cabelo nunca cresce. ideal é que o corte seja ser feito mensalmente, o que vai te fazer evitar que os fios se quebrem no comprimento, daí, o crescimento vai ficar mais evidente.

É a nova onda das dicas para cabelos perfeitos e, acredite, funciona mesmo! Quer saber da melhor? Pode ser feito em casa! A técnica retira os excessos de pontas duplas através de cortes nivelados.

Para fazê-lo, você precisa estar com os cabelos limpos e secos, dividindo-os em mechas finas. Pode ser feita a mão ou com um aparelhinho chamado Split Ender.

Maquina de corte bordado
Maquina de corte bordado

Óleo vegetal nas pontas

Você pode usar o óleo vegetal como pré-shampoo, antes do banho. Esse hábito ajuda a manter as pontas mais hidratadas e nutridas. Além doa mais, protege os cabelos contra as agressões do shampoo em razão do sulfato, que resseca muito os fios.

Assim, vai manter os fios mais bonitos, saudáveis e macios. A aplicação é fácil, basta colocar algumas gotas nas pontas, antes do banho, deixando agir entre 15 e 20 minutos. Depois, lave normalmente. você vai ver como o resultado vai ficar maravilhoso.

Umectação capilar

Tônico na raiz

Os tônicos capilares são fortes aliados ao crescimento capilar por serem ricos em peptídeos, oligoelementos e vitaminas. Além disso, também ativam a microcirculação, favorecendo a irrigação do bulbo capilar, estimulando a renovação celular, aumentando o suprimento de nutrientes e, consequentemente, melhorando a resistência da fibra capilar.

Se aplicados da forma correta, nutrientes necessários para o crescimento forte e saudável presente nos tônicos são melhor absorvidos pelo couro cabeludo.

Tônico de alho

Peeling capilar!

Trata-se de uma esfoliação feita no couro cabeludo, com o objetivo de promover a limpeza profunda, ou seja, remove as células mortas, desentope os poros, reduz a oleosidade excessiva e, que quebra, trata a seborreia e as escamações no couro cabeludo.

Esse procedimento é importante porque o shampoo, sozinho, não consegue retirar toda essa sujeira. Mas, não precisa recorrer somente aos salões de beleza. Há receitas caseiras de peeling que você aplicar. Uma delas usa shampoo, óleo vegetal e açúcar cristal.

É, justamente, essa limpeza que faz com que o peeling capilar deixe o couro cabeludo e, consequentemente, os cabelos mais fortes e saudáveis. Como complemente, auxilia no crescimento dos fios. O ideal é que essa esfoliação seja feita mensalmente, pelo menos.

Alimentação saudável!

O tratamento para os cabelos também vem de dentro. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes como vitaminas, potássio, ferro, cálcio, zinco, potássio, dentre outros, favorece o crescimento de cabelos fortes e saudáveis. Além, é claro, de fazer um bem danado para o seu próprio organismo!

Alimentos para crescer cabelo capa

Óleos vegetais na raiz

Esses produtos têm ação estimulante, além de ajudar no combate à problemas como a caspa, queda e controle da oleosidade no couro cabeludo.

E, para potencializar esses efeitos, você pode aliar à massagem capilar, o que vai ativar a circulação sanguínea e promover o crescimento saudável dos fios.

Os óleos também são indicados para fechar as cutículas e repor os lipídios dos fios, , mantendo o brilho nos cabelos. A maior indicação para essa função é o óleo de mamona, ou, óleo de rícino.

Umectação

Suplementos vitamínicos

São excelentes complementos para ajudar no crescimento dos cabelos, por nutrir a raiz do cabelo, o que melhora a circulação sanguínea.

Tudo isso ajuda na aceleração do crescimento dos seus fios. Além disso, as vitaminas também deixam os cabelos mais fortes, brilhantes e encorpados auxiliando, também, na queda capilar.

Beba bastante água

A água auxilia o corpo a processar e eliminar as toxinas com maior rapidez. É o método mais natural e eficaz no aceleramento capilar. Portanto, tanto quanto manter uma alimentação saudável, beber mais água é essencial para acelerar e manter o crescimento dos fios.

Mulher bebendo água

Água fria

Água muito quente no momento da lavagem faz as cutículas se abrirem, o que deixa os fios ressecados, quebradiços, e com aspecto poroso. A água quente também tira a proteção natural dos fios, o que resseca o couro cabeludo. Ainda por cima, essa situação estimula a produção do sebo, ou seja, os cabelos ficam oleosos e sem brilho, o que favorece a queda capilar.

Vinagre de maçã

Já falamos bastante desse produto por aqui! E não é a toa! O vinagre de maça é bastante benéfico para o cabelo porque fecha e sela as cutículas do cabelo, o que proporciona brilho e mantém o cabelo hidratado por muito mais tempo.

Mas, os benefícios não param por aí. O vinagre de maçã também pode ajudar no crescimento capilar devido às suas propriedades antissépticas, que tramam os folículos capilares, por onde nascem os fios. Isso, em conjunto com o poder de estimular a circulação sanguínea nos folículos, obviamente, promove o crescimento saudável.

Cuidado ao pentear os cabelos

Procure escovar o cabelo de forma certa para estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo. Isso ajuda no crescimento dos fios. Reforçando: escovar da maneira correta, principalmente enquanto os cabelos estão molhados porque, neste estado, os fios estão muito mais elásticos e sensíveis.

Portanto, comece a pentear os cabelos de baixo para cima para desembaraçar, evitando quebra-lo. Outro ponto ao qual você deve se atentar é quanto ao tipo de escova, bem como o pente adequado ao seu tipo de cabelo.

Penteando o cabelo

Corte o cabelo regularmente

Cortar as pontas do cabelo com regularidade é um cuidado primordial para conseguir um crescimento saudável. O certo é cortar essas pontas a quarenta dias, eliminando as pontas duplas e evitando a quebra dos fios.

Observe que, quando o cabelo quebra com frequência, dá a ideia de que não sai do lugar, chegando a diminuir o comprimento como consequência da quebra.

Lave os cabelos

Esse cuidado é meio obvio, até por questões de higiene. É importante a cada dois dias, que é quando você vai sentir necessidade. Cabelos sujos ou oleosos afetam o crescimento dos fios.

Por isso, atletas, lavem seus cabelos sempre após a atividade física para que ele não fique suado. A oleosidade e o suor obstruem os poros, o que atrapalha o crescimento saudável. Deixar o cabelo sujo ou oleoso por um período muito grande afeta diretamente o crescimento dos fios.

Lavando o cabelo

Cuidado para prender os cabelos

Os cuidados nesse ponto são similares aos de pentear os fios, pois, prender os cabelos muito apertados com presilhas, elásticos ou tirar podem quebrar os fios, além de prejudicar a circulação sanguínea.
Sendo assim, use sempre laços forrados com tecido, faça tranças e coques mais fofos, de forma a agredir menos os fios.

Fronha de cetim

Os cuidados com os cabelos não param enquanto você dorme. Já comentamos sobre o tipo de material de sua roupa de cama e como isso influencia na saúde dos seus cabelos.

Materiais mais grossos, como o algodão, promovem atrito maior com os fios, quebrando-os, o que não acontece com materiais mais finos, como seda ou cetim. Assim, você acorda com cabelos menos embaraçados e mais brilhantes.Caso não tenha uma dessas em casa, vale a pena adquiria uma touquinha desse material, ou, ainda, de seda.

Diminua o uso do secador e da chapinha

Devido calor excessivo, usar demais o secador e a chapinha fazem com que os o cabelos fiquem fragilizados e danificados, atrapalhando no crescimento e saúde dos fios.

Portanto, procure deixar seus cabelos secarem ao natural, mas, caso não seja possível, não se esqueça do protetor térmico.

Secador nos cabelos

Não aplique condicionador no couro cabeludo

Cabelos saudáveis pedem couro cabeludo saudável e desobstruído. Por isso, não aplique o condicionador no couro cabelo porque os resíduos deste produto deixam os cabelos oleosos, geram caspa e entope os folículos capilares.

Tudo isso prejudica a respiração e a absorção de nutrientes, fazendo com que os fios fiquem mais fracos e acabem caindo.Os únicos produtos permitidos são os condicionadores livres de componentes como a parafina, os petrolatos, o óleo mineral e os silicones insolúveis. Donos de fórmulas mais leves, esses condicionadores, então, auxiliam na hidratação da raiz sem o risco de entupir os folículos capilares.

Não fume

A verdade é que essa é uma dica especial para a sua saúde, em geral. A nicotina, presente nos cigarros, é uma grande inimiga, também, do crescimento dos fios. Sabe por quê? Por reduzir o fluxo sanguíneo e a oxigenação, o que leva ao enfraquecimento do crescimento capilar e interfere, obviamente, na velocidade desse processo. Fora o fato de danificar os cabelos por deixa-los fragilizados e quebradiços.

Não fume

Evite produtos a base de silicone

O silicone obstrui os folículos capilares, que é de os fios nascem. Essa obstrução causa o enfraquecimento dos fios, impedindo que atinjam o seu potencial de crescimento.

Não abafe o couro cabeludo

O uso excessivo e por tempo prolongado de chapéus, toucas e bonés abafa o couro cabeludo, favorecendo a proliferação de fungos e dificultando o crescimento de seus cabelos. Isso segue o mesmo raciocínio de não dormir com os cabelos molhados.

Ao esquentar durante a noite, o couro cabeludo úmido também se torna uma referência para a proliferação de fungos e bactérias, além de favorecer o aparecimento de caspas e doenças de pele. O resultado é o enfraquecimento e quebra dos fios.

Adote o uso do shampoo de crescimento

São produtos excelentes para quem quer deixar os cabelos crescerem devido à presença de ingredientes que estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo, fazendo com que o cabelo cresça mais rápido e saudável.

Para obter um efeito satisfatório, você deve utilizar o shampoo da forma correta. Molhe bem o cabelo para, depois, aplique o shampoo nos cabelos, espalhando bastante. Em seguida, aplique na raiz, fazendo uma massagem em movimentos circulares com a ponta dos dedos.

Deixe agir por 2 minutos, enxague e repita a operação. Dessa maneira, você favorece que o couro cabeludo absorva os nutrientes, obtendo um resultado melhor do que apenas aplicar e tirar em seguida.

Shampoo

Evite o excesso de química

O excesso de químicas nos cabelos provoca danos e faz com que os fios fiquem quebradiços. E, mais: o cabelo pode até crescer, mas, será mais difícil perceber esse crescimento.

Então, não aplique mais de dois procedimentos químicos nos cabelos e, ao fazê-lo, respeite o prazo mínimo de 15 dias entre eles.

Ah, e antes de aplicar a química pela primeira vez, faça um teste de mecha antes para verificar a reação do cabelo ao produto, evitando danos sérios. Além disso, proteja e fortaleza os fios dos efeitos da química, por meio de hidratações, nutrições e reconstruções.

Pintando o cabelo

Então, é isso, meninas! Esperamos que tenham gostado das dicas!
Beijos e até a próxima!

Dicas para seu cabelo crescer mais rápido
Avalie este artigo

você pode gostar também