Pare de sabotar sua coloração!

Neste post, trazemos alguns fatores que podem estar contribuindo para que a sua coloração perca a vida e o brilho.

0

Olá, meninas! Mudar o visual é sempre ótimo! Dá aquela melhorada na autoestima e inspira looks cada vez mais diferentes! Mas, só a mudança não é suficiente! Sem os devidos cuidados, o cabelo acaba danificado e, ainda por cima, desbotados! E alguns hábitos diários acabam sabotando a sua coloração, então, decidimos montar esse post com os principais deles.

Falta de hidratação

Cabelo desidratado não tem vida e a premissa é válida para qualquer tipo de cabelo. Os coloridos, então, nem se fala! Tratamentos como nutrição e hidratação são primordiais na recuperação dos cabelos após a aplicação da química.

Como sabemos, todo procedimento químico é agressivo e, no caso da tintura (principalmente, as permanentes), a cor “pega” porque o produto abre as cutículas capilares para que o pigmento entre. Logo, os fios ficam desprotegidos e vão perdendo substâncias importantes, como a queratina. Por isso, é necessário tratamentos que selem essas cutículas e reponham os nutrientes perdidos.

Aliás, a hidratação é importante tanto antes quando após a aplicação da tintura. Preparar os cabelos para a química faz com que ele chegue ao processo hidratado, sem porosidade, o que vai segurar a tinta por mais tempo. Além disso, a cor só vai ficar bonita e com o resultado esperado se os cabelos estiverem bem cuidados.

Para prover todo o tratamento de que seu cabelo precisa, monte seu cronograma capilar, incluindo os três procedimentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Você pode fazer todos em casa, adquirindo máscaras reconstrutoras e hidratantes, além de óleos vegetais, como coco e argan.

Lavagem diária

Essa vale tanto para quem usa tinturas permanentes quanto tonalizantes. No caso deste último, a coloração sai ainda mais rápido porque a pigmentação é apenas superficial, fixos na camada externa do fio.

Nas demais, o problema fica por conta da retirada da oleosidade natural dos cabelos, que deixam os fios ressecados. E aí, é aquela histoória: fios ressecados trazem cutículas abertas, fazendo com que o pigmento saia com maior facilidade.

Secador e chapinha em excesso

Se você é daquelas que não sai de casa sem escovar ou alisar os cabelos, é bom prestar atenção nesta dica. O ideal é que esses aparelhos não sejam usados em excesso, mas, caso o faça, é mandatório aplicar, antes, um protetor térmico para proteger seus fios do calor.

A falta do produto faz com que as altas temperaturas ressequem os fios, fazendo desaparecer sua umidade natural. Então, pesquise e adquira produtos de fórmula leve e de fácil absorção, que não vão deixar seus cabelos oleosos e pesados.

Raios Ultra-violeta

Sair ao sol sem proteção é fatal para cabelos, tanto virgens quanto coloridos. Os raios UVB são responsáveis pela retirada das proteínas do cabelo, enquanto os raios UVA alteram a cor. Ou seja, se juntos arrasam, imagine juntos (só, que para o mal). Esse efeito negativo acontece porque os raios solares abrem as cutículas capilares, removendo umidade e coloração, além de desproteger os fios.

O problema é agravado a exposição ao sol vem junto com banhos frequentes de mar e piscina. O cloro e o sal marinho são outros agressores externos que desbotam a cor devido ao pH alcalino. As loiras e ruivas sofrem ainda mais, pois, seus cabelos podem ganhar os indesejados tons amarelados ou laranja.

Outro fator que piora a situação são os cabelos ressecados. Estes estão, naturalmente, com as cutículas abertas. Então, tudo que os raios solares irão fazer é acelerar o processo de retirada da pigmentação.

Então, para evitar que isso aconteça, é necessário aplicar óleos, leave-in ou cremes para pentear que contenham proteção solar. Outra dica é aplicar a reconstrução capilar antes de cair no mar ou na piscina. Esse procedimento vai criar uma película protetora nos fios, além de evitar frizz e pontas duplas.

Também vale a pena apostar em acessórios, como chapéus e bonés (sem excesso, para não causar abafamento) ou coques, que deixarão as pontas dos cabelos mais protegidas.

Dicas especiais para os loiros

Ah, mas, por que os loiros? Porque, a priori, é a coloração que mais requer cuidados por agredir os fios com maior intensidade devido à descoloração. Alguns hábitos extras podem destruir a tonalidade, dentre eles:

Cabelo cacheado loiro

Shampoos e condicionadores inadequados, que não têm os ativos hidratantes necessários para cabelos descoloridos, mesmo se aliados à uma máscara hidratante potente.

Não enxaguar os cabelos com água doce ao sair do mar ou da piscina, deixando acumular o sal ou o cloro. O resultado deste descuido é o cabelo esverdeado e ressecado.

Por isso, ao sair do mar ou da piscina, enxágue seus cabelos com água doce e, antes mesmo de cair na água, proteja seus fios com cremes protetores, que formarão uma película ao redor da fibra capilar.

Apos mudar a cor do meu cabelo para loiro posso alisar-los

Alta temperatura da água ao lavar os cabelos, que “rouba” a hidratação natural dos fios. Por isso, prefira água fria ou, no máximo, morna, na hora da lavagem.

Matizar em excesso faz com que os fios fiquem opacos e sem vida. O ideal é usar o shampoo matizador uma vez na semana, respeitando o tempo de ação que consta na embalagem do produto.Caso você exceda esse tempo, seus cabelos podem, inclusive, adquirir a cor do shampoo.

Então, para conseguir o efeito que o matizador adequado nos tons cinza, violeta ou azul prometem, siga as instruções e alie aos rituais de tratamento ideais para a manutenção da saúde e da cor.

Abaixo, segue alguns vídeos com cuidados para as principais tonalidades de cabelo para ajudar com as dicas!

  • Como cuidar de cabelos coloridos:

  • Rotina de cuidados com cabelo ruivo:

  • Cabelo preto – dica para manter cor e brilho:

  • Cuidados com o cabelo loiro:

Viram, meninas, como hábitos simples e corriqueiros podem detonar com a nossa coloração? Portanto, analisem sua rotina e procure corrigir os erros que, de repente, venham a cometer para não estragar a cor maravilhosa que conseguiu com a sua tintura! Seus cabelos (e visual) agradecem!

Beijos e até o próximo post!

Pare de sabotar sua coloração!
Avalie este artigo

você pode gostar também