Dúvidas sobre hidratação

No post de hoje, vamos tratar de algumas angústias frequentes relacionadas à hidratação e em como solucioná-las.

0

Olá, meninas lindas! A hidratação capilar é aquele tratamento indispensável para todos os tipos de cabelo por repor a umidade perdida por agressores externos ou pela própria textura natural dos fios.

E, por ser tão querido, não nos cansamos de tratar desse assunto por aqui, seja por meio da indicação de produtos, seja por receitas caseiras infalíveis que tanto amamos divulgar.

Mas, hoje, vamos tratar de dois pontos que instigam e angustiam nossas leitoras: a persistência do ressecamento mediante a hidratação e se hidratação em excesso faz mal. Vamos lá?

Por que minha hidratação não está funcionando?

Por diversas vezes, você já deve ter se deparado com esse problema: vai lá, faz a hidratação semanalmente, mas, o cabelo continua ressecado. Por que isso acontece? A primeira impressão é se, de repente, você não está investindo no tratamento de forma errada.

Se seus fios estiverem muito ressecados, a frequência da aplicação das máscaras deve ser maior, de duas a três vezes na semana.

Se seu tempo for curto, você pode investir em hidratações rápidas, realizadas durante o banho mesmo.Porém, aquela potente deve ser feita, pelo menos, uma vez na semana.

Outro fator que pode estar atrapalhando os resultados é o uso de produtos inadequados. Cabelos muito ressecados pedem produtos mais potentes, daqueles com efeito “desmaia cabelo”, quando você sente os fios “desmancharem” nas mãos ao enxaguar. São esses os produtos que vão deixas seus cabelos mais sedosos e alinhados, podendo ter efeito nutritivo ou hidratante, dependendo da fórmula.

Para complementar o efeito, use leave-ins com ativos hidratantes e nutritivos em sua composição, mas, observe se os finalizadores não levam queratina. Esse componente enrijecem os fios e são mais indicados na etapa de reconstrução, e não na hidratação.

Veja também: Os Poderes Do Leave-In Para Os Cabelos

Algumas receitas caseiras potencializam a hidratação. Uma delas é a hidratação de babosa, que dá brilho, combate a queda e acelera o crescimento. Outra dica é a hidratação de maisena, que alinha os fios, deixando-os mais macios e brilhantes.

Avalie o estado do seu cabelo

A depender do estado dos seus cabelos, o que ele precisa, mesmo, pode ser maior investimento em nutrição (quando precisa repor nutrientes perdidos) ou reconstrução (reposição de massa capilar, indicada para cabelos muito danificados). Por isso, adote o nosso querido cronograma capilar usando, em cada etapa, os produtos específicos. A medida em que sentir os resultados, você pode ir alterando a frequência de cada um.

Ao chegar neste feliz ponto, procure hidratar e nutrir seus cabelos semanalmente. Neste último tratamento, inclua máscaras nutritivas, que são aquelas que contêm óleos vegetais em sua fórmula.

Você também pode fazer a umectação semanal, usando óleos vegetais potentes, como óleo de coco. Seguindo as orientações, finalize com a hidratação após enxaguar o óleo dos cabelos.

Proteção solar nos finalizadores

Sinceramente, de nada adianta caprichar nas hidratações se sair com os cabelos desprotegidos, sob o efeito de agressores externos como sol e vento. Caso frequente a praia ou piscina, esse cuidado é redobrado.

Por isso, não se esqueça de aplicar finalizadores com proteção solar antes de cair na água ou pegar aquele bronze. Assim, você estará protegendo seus fios da ação do sal marinho, da piscina e dos Raios UV.

A aplicação do produto deve ser feita antes da exposição. Quando sair, lave os cabelos, finalizando com máscara ou ampolas de ação rápida, evitando que você retorne das férias com o cabelo detonado.

É possível que o cabelo fique com excesso de hidratação?

Hidratações são sempre bem-vindas e a sua frequência pode ser maior que uma vez na semana. O bom resultado depende dos produtos usados, evitando aqueles que contenham queratina ou óleos em sua composição.

Nestes dois casos, você não estará hidratando, mas, promovendo reconstrução e nutrição. Estes produtos, usados em excesso, dão a impressão de cabelo pesado e sobrecarregado.

Produtos de cabelo

Em outras palavras, se usar os produtos corretos, você não estará sobrecarregando seus cabelos com hidratação. Máscaras hidratantes possuem, em sua fórmula, ingredientes como glicerina e D’Pantenol, permitindo o uso em toda lavagem, sem pesar nos fios.

O mercado disponibiliza máscaras de efeito rápido que podem substituir o condicionador nos dias mais corridos.

Máscaras nutritivas são ótimas para cabelos cacheados ou grossos, mas, ainda assim, não devem ser usadas todos os dias. Cabelos oleosos e finos, então, ficam ainda mais pesados caso recebam estes produtos com maior frequência.

As máscaras reconstrutoras também não devem ser usadas com muita frequência devido à presença de componentes como queratina, aminoácidos e creatina que enrijecem os fios a ponto de quebrá-los, além de muito pesados.

Resumindo, meninas: não, os cabelos não ficam com excesso de hidratação. O que acontece é que, com produtos errados, você pode estar sobrecarregando seus fios com excesso de produtos reconstrutores e nutritivos.

Então, para evitar que esse tipo de problema aconteça, leia bem os componentes dos produtos que você estiver adquirindo. Além disso, monte um cronograma capilar, de forma a intercalar os tratamentos, fornecendo todos os nutrientes de que seu cabelo precisa.

Para te ajudar a montar seu cronograma, segue um vídeo bem tranquilo ilustrando os procedimentos

Então, meninas, esperamos ter esclarecido mais essa dúvida relacionada à hidratação! E que, seguindo essas orientações, vocês tenham cabelos cada vez mais fortes ou saudáveis!

Beijos e até a próxima!

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando comentários...