Como hidratar o cabelo corretamente

Quer hidratar o cabelo em casa? Então confira nossas dicas sobre como fazer o procedimento da maneira certa para garantir o melhor resultado.

0

A hidratação é um dos processos indispensáveis para quem quer manter o cabelo nutrido, bonito e cheio de vida. Ele serve para repor a umidade que os fios vão perdendo, seja por causas naturais, químicas ou pelo excesso de uso do secador, chapinha e babyliss.

Até aqui nenhuma novidade, mas você sabe mesmo como hidratar seu cabelo? Sabe como aproveitar o melhor dos produtos que usa? Tudo isso afeta diretamente no resultado final da hidratação. Por isso, é indispensável que você saiba quais são os erros mais comuns, para assim evitá-los.

Nessa matéria vamos te dar algumas dicas sobre o que fazer e o que não fazer na hora de hidratar o cabelo. São informações simples e preciosas de como escolher o produto ideal, qual o modo correto de aplicar e o que fazer em todas as etapas da hidratação.

O que fazer pra hidratar o cabelo da maneira certa?

  1. Conheça seu cabelo

O primeiro passo para descobrir qual o melhor produto para seu cabelo é conhecer seu tipo, e tudo depende da oleosidade produzida por ele. Se você tem a raiz e os fios oleosos, seu cabelo é do tipo oleoso.

Se a raiz e os fios são secos, o cabelo é seco. Se ambos produzem uma quantidade de oleosidade normal, ele é normal. Mas se a raiz é oleosa e o comprimento é seco, seu cabelo é do tipo misto.

Pode até parecer óbvio, mas muitas mulheres com cabelo misto sofrem para cuidar dos fios, já que não conseguem identificar seu tipo e escolhem produtos ou para cabelos oleosos ou para secos.

A boa notícia é que você não precisa deixar nem a raiz sebosa, nem as pontas secas, pois existem produtos específicos para cabelos mistos. Então, a primeira dica é essa: conheça seu tipo de cabelo.

  1. Compre a máscara adequada

A máscara de hidratação deve ser escolhida de acordo com o resultado que você deseja. Depois de conhecer o tipo de cabelo, procure um produto específico para atender a essas características. Alguns tipos de máscara são mais indicadas para cabelos finos, outras para cabelos com volume, e assim por diante.

Em geral, cabelos oleosos pedem cremes menos densos, com ingredientes como proteína de trigo, óleo de damasco e glicerina. Enquanto isso, os secos e com química pedem produtos mais densos compostos, por exemplo, por queratina e óleos vegetais (argan, abacate, coco, etc).

  1. Lave bem o cabelo antes

Meu cabelo ficou oleoso depois do alisamento é normal?

Para que as substâncias presentes nos produtos de hidratação surtam o efeito desejado, seu cabelo deve estar limpo para recebê-las. Caso contrário, a sujeira e o sebo presente nos fios vão atuar como uma barreira, impedindo que a hidratação ocorra.

Antes de aplicar a máscara ou ampola de hidratação, lave o cabelo apenas com o shampoo específico para seu tipo e enxague com água morna.

Dessa forma as cutículas vão ficar abertas e prontas para receber os produtos. Já na hora de enxaguar o hidratante, utilize água fria para terminar de fechar as cutículas dos fios.

Se você não possui cabelos coloridos ou com química, o melhor shampoo para aplicar antes da hidratação é o anti-resíduos. Ele age retirando completamente as impurezas e a oleosidade presente no couro cabeludo e nos fios. Se seus cabelos são secos, utilize o shampoo anti-resíduos apenas uma vez ao mês.

  1. Como aplicar e quanto produto usar

Assim que lavar o cabelo com shampoo, remova o excesso de umidade com uma toalha, apertando os fios com suavidade e sem esfregar. Depois, penteie o cabelo e ele estará pronto para a hidratação.

Cabelo hidratando

Separe o cabelo em mechas e comece aplicando a máscara pela parte debaixo dele, na região da nuca. Vá subindo até o topo da cabeça, e não se esqueça de massagear bem cada mecha para que o produto penetre nos fios. Seja qual for seu tipo de cabelo, não passe na raiz.

Observação: Lembre-se que o resultado final não depende da quantidade de máscara que você vai usar, então não precisa abusar e ensopar o cabelo com ela. O segredo é massagear bem para que ela penetre em todos os fios, e também deixar o produto agir apenas pelo tempo sugerido na embalagem.

  1. Enxague bem e finalize

Na hora de enxaguar, retire completamente a máscara do cabelo. Isso mesmo, não deixe nenhum resíduo nos fios ou o resultado da hidratação pode ser o oposto do esperado: um cabelo pesado, oleoso e sem vida.

Quando for finalizar, não é preciso aplicar condicionador, já que ele também é um hidratante. Aliás, antes da máscara também não, porque isso atrapalha sua ação. Não é proibido finalizar com condicionador, mas para não exagerar nos produtos, enxágue a máscara e aplique algumas gotas de leve in, apenas se achar necessário.

Erros comuns

Listamos os erros mais comuns cometidos na hidratação capilar, então confira abaixo todos eles e evite comprometer o seu processo:

  • Deixar a máscara agir por mais tempo do que o indicado pelo fabricante;
  • Expor o cabelo ao calor excessivo, como utilizar toucas térmicas elétricas;
  • Não retirar completamente os produtos do cabelo após a pausa;
  • Usar um creme que não é indicado para seu tipo de cabelo;
  • Não massagear os fios e abusar da quantidade de produto.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando comentários...