O que fazer para evitar que seus fios se quebrem?

Conheça algumas dicas super simples e infalíveis para evitar que seus cabelos se tornem fracos e quebradiços.

0

Não tem nada que nos irrite mais do que notar que nossos cabelos, por mais bem penteados que estejam, aparentem aqueles fios quebrados, acabando com o look, não é verdade? Pois bem, neste post, apresentaremos algumas dicas e cuidados para combater esse mal e fazer com que seus cabelos fiquem sempre lindos!

  1. Uso moderado da chapinha

Já falamos, algumas vezes, sobre os efeitos nocivos que o uso exagerado da chapinha pode trazer para seus cabelos. O calor excessivo (que chega a 220 graus) resseca os fios, retirando toda a umidade natural, além da proporcionada pelas hidratações. Por isso, esse equipamento foi inventado para finalização de penteados, e não para o uso diário.

Assim, mesmo que faça hidratações várias vezes por semana, os efeitos seriam mais visíveis caso você não utilizasse a chapinha sempre. Portanto, use-a com frequência em proporção indireta às hidratações.

  1. Cuidados na hora de pentear

Não penteie seus cabelos de forma bruta, pois, essa é forma mais comum de quebrar os fios. Com calma, por mais embaraçados que estejam, comece das pontas à raiz, subindo gradativamente. A dica é válida para cabelos secos ou úmidos e vai evitar quebrar os fios.

Assim como produtos, cada cabelo exige um certo tipo de escova. Cabelos finos pedem escovas de cerdas macias e maleáveis; cabelos longos requerem aquelas em forma de raquete; crespos e cacheados demandam pentes garfo ou de madeira.

  1. Reconstrução e hidratação, sempre!

Hidratações têm o poder de repor a umidade dos fios, mantendo o brilho, maleabilidade e elasticidade, evitando que fiquem quebradiços. Usando os produtos corretos, o ideal é que sejam feitas de duas a três vezes por semana, em casa ou no salão.

O procedimento de reconstrução forma uma espécie de película protetora nos fios, que inclui as pontas e evita a quebra. Deve ser feita, pelo menos, uma vez por mês, com composição de acordo com o estado dos cabelos.

Fios elásticos requerem queratina e máscara reconstrutora que enrijecem as fibras. Fios saudáveis pedem máscaras reconstrutoras, hidratantes ou, ainda, contendo aminoácidos e colágenos em sua composição. Também pode ser adicionada uma pequena quantidade de queratina. Reconstrução e hidratação são, ainda mais indicadas, para cabelos quimicamente tratados ou tingidos.

  1. Prenda seus cabelos com cuidado

Outro momento delicado é o de prender os cabelos. Não o faça com força, sob o risco de quebra-los por tração ao puxá-los agressivamente. O que é a queda por tração? É quando os fios se soltam do couro cabeludo. Prefira acessórios leves, como laços fofos ou de tecidos, além de deixar parte dos cabelos mais soltos.

Evite o uso de laços finos ou elásticos conhecidos como borrachas de dinheiro. São itens que marcam e quebram os fios com mais facilidade. Além de prender de forma mais frouxa, evite sempre usar o mesmo penteado, evitando marcar os cabelos.

  1. Proteja seus cabelos

Evite expor seus fios ao calor excessivo causado pelo sol, secador, água quente e chapinha, o que deixa os fios mais quebradiços. Os raios solares, por exemplo, atingem dois aminoácidos essenciais para a resistência da queratina: a tirosina e a fenilalanina. Por isso, adote o hábito de aplicar filtro solar próprio para cabelos.

Se não puder secar os cabelos naturalmente, use protetor térmico antes do secador e da chapinha. Além de ajudar no deslize da escova e na hidratação, esses produtos evitam que os fios se quebrem durante o processo. Também são muito indicados reparadores de pontas feitos de silicone e óleo de argan.

  1. Adote uma dieta saudável

Use e abuse de frutas, verduras e legumes, alimentos que são ricos em vitaminas e minerais de que o organismo necessita para manter seu funcionamento saudável. Consuma bastante água, afinal, a hidratação também vem de dentro.

  1. Cuidado com os shampoos

Produtos agressivos, de pH mais alto, como os apresentados nos anti-resíduos, devem ser usados com cautela por ressecarem mais os fios. Além do tipo de shampoo, não lave os cabelos com agressividade, pois, molhados, os fios se tornam mais frágeis. E, cuidado com a temperatura da água (lembra do calor excessivo?). Após a lavagem, não torça os cabelos com a toalha para secar. Esse procedimento faz com que os fios se quebrem.

  1. Vai usar química? Siga alguns passos!

Como já mencionamos, cabelos com química requerem cuidados. Cuidados estes que já devem ser tomados antes mesmo dos procedimentos. Não aplique nenhuma química em cabelos fragilizados. Prepare-os com produtos reconstrutores, após fazer o teste da mecha para verificar se seus cabelos são compatíveis com o produto que vai usar.
Não faça mais de um procedimento químico no mesmo dia, mesmo que seus cabelos estejam muito fortes. Tudo em excesso faz mal.

  1. Cetim na hora de dormir

O ideal é que suas fronhas sejam de cetim, mas, se não for possível (até porque elas não são tão baratas), use toucas desse material para dormir. Algodão e outros tecidos similares causam atrito durante os movimentos do sono.

  1. Bolsas com correntinha

Até isso pode quebrar seus cabelos! Principalmente os mais longos podem se agarrar nas alças de bolsas feitas com correntinhas, então, prefira materiais que não atritem ou agarrem os fios. Use as correntinhas quando não houve esse risco, ok?

A seguir, alguns vídeos que trazem dicas para seguir e evitar cabelos quebradiços:

Seis coisas que quebram o cabelo e você faz:

Como evitar a quebra dos cabelos:

Veja tambémQueda De Cabelo X Quebra De Cabelo: Quais As Diferenças?

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More