Tudo o que você precisa saber sobre shampoos e condicionadores

Neste post, trazemos algumas informações e dicas sobre o uso de shampoos e condicionadores, além de tratar de alguns mitos.

0

Olá, meninas! Sabemos que o mercado, atualmente, nos traz muitas, mas, muitas opções de produtos para cabelo. Mas, dois deles são triviais e indispensáveis nos cuidados diários com nossas madeixas: o shampoo e o condicionador.

Cada um tem sua funcionalidade e alguns mitos os rodeiam. Vamos tratar, com maiores detalhes, sobre os dois, neste post.

Condicionador: para que serve e como usá-lo da forma correta?

Desde crianças, nossas mães nos ensinam a aplicar o condicionador logo após a lavagem com o shampoo. Mas, para que, afinal, serve esse produto?

Pois bem, na limpeza dos nossos cabelos, o shampoo vem para eliminar a oleosidade, poeira e resíduos acumulados nos fios e couro cabeludo. Por promover essa limpeza profunda, o produto acaba deixando os cabelos mais sensíveis agressores externos, podendo causar, inclusive, o ressecamento.

Condicionador

É aí que age o condicionador por selar a cutícula capilar, trazendo brilho, maciez e hidratação.

Sua aplicação após a lavagem é indispensável para evitar ressecamento e sensibilidade. Caso os cabelos estejam muito ressecados, é recomendado o uso de máscaras de hidratação.

Mas, não basta apenas “jogar” o condicionador após enxaguar o shampoo. Para aproveitar toda a sua potência, é necessário adotar alguns hábitos simples. Antes de aplicar o produto, retire a umidade dos cabelos com o auxílio de uma toalha, permitindo a maior absorção dos ativos.

Ao aplicar, massageie o cabelo, mecha por mecha, delicadamente, e deixe o condicionador agir por alguns minutos. Esse procedimento facilita a penetração dos componentes na fibra capilar. Para enxaguar, use água fria, o que vai proporcionar brilho aos cabelos.

Mascara capilar

O poder de hidratação do condicionador pode ser potencializado com fórmulas ricas em ingredientes hidratantes, além da adição de óleos vegetais.

Cabelos ressecados agradecem, e muito, o uso do condicionador por recuperar a maciez e o movimento dos fios.

E no caso dos cabelos oleosos? Esse tipo de cabelo não dispensa hidratação, principalmente para quem tem a oleosidade acumulada na raiz e as pontas mais secas.

Neste caso, aplique o condicionador nas pontas, evitando a raiz e o couro cabeludo (onde as glândulas sebáceas produzem o óleo natural dos cabelos).

O shampoo resseca, mesmo, o cabelo?

Como vimos anteriormente, o shampoo é a primeira parte do ritual de limpeza dos cabelos por promover a retirada de resíduos e oleosidade. Portanto, a escolha do produto adequado influencia, também, na saúde e beleza dos fios.

Shampoo

Como o objetivo do produto é promover a limpeza profunda, ingredientes que compõem sua fórmula podem causar ressecamento e perda de brilho pela remoção da oleosidade natural dos cabelos.

Para minimizar esse efeito, é necessário adquirir shampoos adequados ao seu tipo de cabelo. Fios secos podem apostar em produtos que limpam e nutrem, ações possíveis graças à presença de óleos naturais e essenciais em sua fórmula.

cabelos oleosos pedem maiores cuidados, já que requerem couro cabeludo limpo e hidratação nas pontas.
Alguns produtos possuem, ainda, fórmulas mais leves e naturais pela ausência de sulfato. Estes são ideais para a higienização sem agredir os fios, deixando-os mais macios e suaves.

Shampoo e condicionador devem ser da mesma linha?

A verdade é que produtos da mesma linha fazem, sim, diferença no resultado visível nos cabelos. Isso acontece porque contêm os mesmos princípios ativos e tecnologias, agindo como complementares nos processos de limpeza (promovida pelo shampoo ao retirar impurezas e dilatar a cutícula capilar) e nutrição (promovida pelo condicionador, que adiciona nutrientes e hidratação) dos cabelos.

Mulher usando óculos curiosa

Sendo assim, usar um produto de cada linha pode anular seus efeitos, pois, cada um vai cumprir um papel diferente.

Para te ajudar a escolher os melhores produtos para seus cabelos, observe como os fios se comportam nos dias sequentes à lavagem.

Também é interessante contar com o auxílio de um profissional quanto ao diagnóstico capilar, feito nos salões de beleza. Neste caso, o profissional irá, também, indicar quais as melhores linhas.

Algumas meninas têm invertido a ordem usual de aplicação dos produtos, utilizando o condicionador antes do shampoo, na crença de que danificarão, em menor intensidade, os fios no momento da lavagem. O fato é que a prática não tem essa eficácia porque o shampoo acaba levando embora os nutrientes deixados pelo condicionador.

Então, se quer adotar a técnica da pré-lavagem, use um óleo capilar natural, principalmente nas regiões mais sensíveis dos cabelos. O óleo forma uma camada de proteção extra no momento da lavagem, protegendo os fios da ação removedora do shampoo. Daí, após a lavagem, basta finalizar com o condicionador.

Umectação capilar

Como a lavagem diária no salão nem sempre é possível, algumas dicas ajudam na rotina diária em casa. A primeira delas é não lavar os cabelos em água quente, para não danificá-los.

Quanto à aplicação do shampoo, o faça com os cabelos bem molhados, aplicando o produto de forma a distribuí-lo por todo o couro cabeludo, massageando em movimentos circulares.

A quantidade de aplicações vai depender do estado do seu cabelo: caso esteja muito oleoso, precisará repetir a operação.

Enxágue bem, retirando todo o produto antes de aplicar o condicionador, não se esquecendo de retirar o excesso de água com uma toalha. Para potencializar a hidratação, reforce com a aplicação da máscara de hidratação.

Neste caso, procure retirar o produto da embalagem com a ajuda de uma espátula, evitando o contato das mãos com o produto que ainda sobrar.

Então, é isso, meninas! Esperamos ter solucionado suas dúvidas relacionadas ao assunto!
Beijos e até a próxima!

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More