Shampoo infantil: mocinho ou vilão dos cabelos adultos?

Neste post, traremos informações sobre essa questão que é feita por várias de nós sanando, de vez, essa dúvida.

0

Sempre rola aquela dúvida shampoos infantis, por terem, teoricamente, fórmula mais “fraca” para não agredir os cabelos das crianças, fazem bem ou mal para os adultos.

Pois bem, para responder a essa pergunta, é preciso ir um pouco mais além do que a simples análise empírica e o fato de que atendem aos quesitos limpeza e ausência de sulfato.

Shampoo infantil

Já falamos, algumas vezes, sobre a questão do pH (potencial de Hidrogêncio) dos produtos usados nos cabelos, certo? Só para relembrar: o índice varia de 0 a 14 – ficando em 7,0, é neutro; abaixo de 7,0, é ácido e acima, alcalino. Traduzindo para o nosso assunto: produtos alcalinos ou neutros provocam o ressecamento e ácidos o evitam.

Veja também: Qual A Importância Do PH Nos Produtos Para Cabelos?

Os cabelos adultos têm pH entre 4,5 e 5,5. Já os infantis têm o índice entre 7,0 e 7,5. Daí, sendo mães ou não, sabemos que os shampoos devem ser feitos de forma que não agridam olhos, pele e os próprios cabelos, ou seja, precisam ser neutros (com pH inferior ao da lágrima, que é de 7,2).

Shampoo para criança

Logo, concluímos que shampoos infantis ressecam os cabelos, abrindo as cutículas capilares. Todas sabemos que cutículas abertas fazem esvair a hidratação, enquanto cutículas fechadas têm, exatamente, o efeito contrário.

Assim, os shampoos adultos precisam ser feitos com o pH adequado para, além de promover a limpeza, preparar os fios para a hidratação.

Algumas meninas que têm os cabelos mais oleosos e intercalam o uso de shampoos adultos e infantis afirmam não sentir seus fios mais ressecados. Mas, devemos lembrar a velha premissa: cada caso é um caso.

O ideal é usar os produtos adequados adultos usando produtos para adultos e crianças, produtos feitos especialmente para elas.

Mesmo que não tenha sulfato, os shampoos infantis abrem as cutículas, então, do que adianta, não é? Uma dica para as mamães de plantão é ir preparando, aos poucos, os cabelos de seus pimpolhos a partir dos oito anos, introduzindo, de maneira sutil, os produtos adultos.

Esperamos que tenham gostado das dicas! Até a próxima!

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More