Dicas valiosas para os cabelos dos sonhos!

Neste post, trazemos uma série de dicas valiosas para você que sonha em ter os cabelos perfeitos.

0

Olá, meninas lindas! Tudo bem com vocês? Todo mundo sonha em ter os cabelos perfeitos, bonitos e saudáveis, não é verdade? Até porque os cabelos são a moldura do rosto e fios lindos dão um upgrade no visual.

E não é impossível chegar aos cabelos que você tanto sonha. Para te ajudar, trazemos algumas dicas valiosas que vão te orientar a chegar aos fios dos sonhos!

Pré-shampoo ou óleo vegetal nas pontas

Ao longo dos nossos posts, sempre reforçamos a questão da umectação semanal, feita com óleo vegetal, a exemplo do óleo de coco. A aplicação é imprescindível, principalmente, nas pontas, para proteger os fios do shampoo convencional.

Isso porque esse produto possui alta carga de sulfato, o que pode ressecar os cabelos. Mas, além do o óleo vegetal, também é válido passar um pré-shampoo.

Umectação capilar

Corte bordado

É a nova onda das dicas para cabelos perfeitos e, acredite, funciona mesmo! Quer saber da melhor? Pode ser feito em casa! O corte bordado é ótimo para acabar com as pontas duplas e quebradas, trazendo outra vida aos cabelos sem, no entanto, afetar o comprimento.

Para quem não conhece, essa técnica retira os excessos de pontas duplas através de cortes nivelados. Para fazê-lo, você precisa estar com os cabelos limpos e secos, dividindo-os em mechas finas. Pode ser feita a mão ou com um aparelhinho chamado Split Ender.

Maquina de corte bordado
Maquina de corte bordado

Não realizar mais de duas químicas nos cabelos

Por mais tentador que seja, por mais que as opções sejam muitas, não use mais de duas químicas nos seus cabelos ao mesmo tempo. Procedimentos químicos agridem os fios, deixando-os ressecados e danificados, podendo levar um tempo maior para se recuperar.

Sendo assim, utilize o menor número de químicas possível no seu cabelo e, caso utilize duas, dê um espaço de tempo de, pelo menos, quinze dias entre as aplicações, usando e abusando das hidratações e nutrições.

Adote o protetor térmico e leave-in

Sempre que submeter seus cabelos ao calor do secador e da chapinha, passe um protetor térmico antes. Esse produto protege os fios, além de deixa-los mais alinhados e sem frizz.

Porém, o protetor também pode ser usado mesmo se não for escovar os cabelos, principalmente os cacheados, que ganharão mais definição.

Outra dica é o leave-in e protetor solar. Além de hidratar, os produtos formam uma camada sobre os fios, protegendo-os do sol e do vento, principalmente se for para a praia ou piscina.

Respeitar o prazo de ação do shampoo

Essa é para quem tem caspas. Para acabar com o problema, use um shampoo anti-caspa e deixe agir por dois minutos durante a lavagem. O couro cabeludo vai absorver os nutrientes, além de proporcionar um efeito mais eficaz.

A dica também é válida para os produtos que ativam o crescimento dos fios. Apenas aplicar e enxaguar não vai resolver muita coisa e isso foi comprovado cientificamente.

Cabelo shampoo

Peeling capilar

O peeling já é um procedimento conhecido para tratamentos de pele e é eficaz por renovar as células através da esfoliação. Agora, os cabelos também podem ser beneficiados pela técnica.

O peeling capilar segue o mesmo raciocínio: esfolia o couro cabeludo, removendo as células mortas, além do excesso de pele que vai se acumulando entre os fios.

Esse procedimento é importante porque o shampoo, sozinho, não consegue retirar toda essa sujeira. Mas, não precisa recorrer somente aos salões de beleza. Há receitas caseiras de peeling que você aplicar. Uma delas usa shampoo, óleo vegetal e açúcar cristal.

Aplique o óleo vegetal no cabelo seco, para proteger do ressecamento. Depois, misture o açúcar ao shampoo, aplique nos cabelos, massageie por dois minutos e enxágue, lavando em seguida. Fácil, né?

Produtos adequados

Use o tipo de shampoo, condicionador e máscaras adequados ao seu tipo de cabelo. Isso vai evitar oleosidade ou ressecamento por uso inadequado de produtos.

Hidratações frequentes

Hidrate os fios a cada quinze dias e, em casos mais severos, semanalmente. Você pode fazer esse procedimento em casa, mesmo, sem precisar ir ao salão. As opções de produtos são várias, incluindo ampolas de ação instantânea.

Cuidado ao prender os cabelos

Já falamos disso aqui, mas não custa reforçar. Prender os cabelos com muita força pode arrebentar e promover a queda por tração. Elásticos de borracha também podem arrebentar os fios, portanto, use materiais mais flexíveis, como tecido e material encapado, além de grampinhos e tic-tacs. E prenda o mais fofo possível, mesmo com tranças.

Temperatura da água

Água em temperatura mais baixa dá mais brilho por fechar as cutículas, até já falamos disso em vários posts. Não adianta dar um último jato com água fria se tiver lavado os cabelos com água quente porque o estrago já foi feito – abertura de cutículas e ressecamento. Caso o clima esteja frio, lave os cabelos em água morna.

Massageie o couro cabeludo

Já observou que, em todas as receitas de hidratação, é recomendável massagear bem o couro cabeludo? Não é em vão! O cabelo fica mais bonito porque a massagem estimula a circulação e a capacidade de absorção de nutrientes pelas células, além de ajudar no crescimento dos fios.

Cuide da alimentação

Alimentação balanceada garante a saúde dos fios, principalmente se aliada ao uso de bons produtos. Abuse de vegetais de cor verde, laranja, cenoura e ovos, além de carnes magras, peixe, leite, tomate, banana, sucos natura e água, muita água!

Não deixe condicionador nos fios

Ao lavar os cabelos, retire o condicionador completamente. Não é um produto sem enxágue, portanto, se ficar nos cabelos, os deixa opacos e sem brilho. Se ficar na raiz, então, o problema é maior, pois, pode levar à queda.

Evite passar as mãos nos cabelos

Estando os fios escovados ou não, evite ficar passando as mãos nos cabelos ou coloca-los atrás da orelha. Além de marcar, você vai passar a oleosidade das mãos para os fios. Se estiver incomodada com o frizz, use produtos apropriados que resolverão o problema.

Volte aos bobes

Não tenha medo de ficar parecida com a Dona Florinda! Os bobes são fortes aliados para deixar os cabelos modelados e com volume domado. Adquira aquele tamanho que for mais adequado e mãos à obra!

Pentes de madeira

A madeira tem o poder de pentear os fios sem eletriza-los, neutralizando a carga elétrica estática dos cabelos, retirando o frizz.

Desembarace os fios ainda no banho

Adotando esse hábito, você evita que os fios se quebrem com mais facilidade. Faça-o enquanto passa o condicionador. Mas, para cuidar do bolso e do meio ambiente, penteie os cabelos com o chuveiro desligado, ok?

Procure secar os cabelos ao natural

O calor do secador e da chapinha retiram a umidade natural dos cabelos, podendo deixar seus fios ressecados, mesmo com bastante hidratação. Por isso, procure, ao máximo, deixar secar ao natural, retirando o excesso de água, cuidadosamente, com a toalha.

Se seu cotidiano exige cabelos escovados, libere-os desse tipo de secagem, pelo menos, uma vez na semana. Você não vai se arrepender.

Não durma com os cabelos molhados

A gente não cansa de falar e vamos repetir! Não durma e nem prenda os cabelos molhados, além de evitar o uso diário de bonés e chapéus. Esses hábitos impedem que a raiz respire, levando à queda por caspa e proliferação de fungos e bactérias.

Aqui, vídeos para explicar duas das dicas que passamos aqui:

  • Corte bordado em casa:

  • Peeling capilar em casa:

Bom, meninas, por hoje é só! Esperamos ter trazido dicas valiosas para seus cabelos ficarem cada vez mais lindos e saudáveis!

Beijos e até a próxima!

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More