Shampoo de café funciona?

Saiba, neste post, sobre os usos do café aplicados no crescimento dos cabelos e se os resultados são positivos.

0

Em um post anterior, falamos da propriedade do café na hidratação e como seu uso pode proporcionar mais brilho e tonalidade para os cabelos escuros. Hoje, vamos falar de como o seu principal princípio ativo, a cafeína, pode auxiliar no crescimento dos cabelos.

Antes de começar, reforçamos a informação: vamos tratar da cafeína e não do café. Por que não? Porque o que vai trazer os resultados obtidos em pesquisas, como vamos falar, é a cafeína anidra, ou seja, a cafeína sintetizada. Esse café que usamos em casa, mesmo em grande quantidade, não tem a cafeína suficiente para surtir o efeito desejado. Mas, por que a cafeína é usada na cosmética?

Essa substância já é utilizada em medicamentos estimulantes cuja ação possibilita que nutrientes cheguem mais rápido para o bulbo capilar, favorecendo o crescimento dos fios. Estudos feitos na Universidade Lubeck, na Alemanha, concluíram que a cafeína auxilia no tratamento da queda de cabelo ao, exatamente, estimular o crescimento dos novos fios.

Um dos dermatologistas envolvidos na pesquisa, Tobias Fischer, afirmou que, ao aplicar uma solução nos folículos capilares fragilizados, foi observado um aumento de 25% na velocidade de crescimento dos fios. O elemento ativa, ainda, um fator que auxilia na prevenção da morte ou estado de dormência de células capilares.

As fórmulas cosméticas utilizadas nos cabelos associam a cafeína a outros elementos, como progesterona, tretinoína, Bioex capilar e Minoxidil (estimula os folículos que estão de diâmetro menor, além da vascularização do couro cabeludo, possibilitando maior oxigenação e multiplicação das células) e copper (atua na revitalização do folículo capilar, na regeneração celular, no crescimento capilar e na circulação sanguínea). Abaixo, algumas fórmulas levam estes elementos:

Shampoo manipulado com cafeína

Ingredientes:

  • copper peptídio (2%),
  • cafeína (2%),
  • shampoo para cabelos normais (sem essência) – 150ml;

Tônico Solução capilar com cafeína

Ingredientes:

  • copper peptídio (2%),
  • minoxidil (5%),
  • cafeína (2%),
  • solução capilar aquosa (60ml);

Algumas fórmulas podem, também, levar extrato de jaborandi. Para usar o tônico, basta pingar 15 gotas do líquido no couro cabeludo, duas vezes ao dia, ao longo de, no mínimo, 90 dias. Este requer receita médica devido à inclusão do minoxidil, um componente mais forte. O shampoo pode ser usado sem prescrição médica, com aplicação de 2 ou 3x na semana. É transparente e tem cheiro agradável, além de durar bastante.

Contra indicações do Shampoo de Café: as fórmulas acima não podem ser usadas por gestantes, lactantes ou menores de 12 anos. Qualquer reação ou hipersensibilidade deve ser verificada por algum profissional da saúde.

Bom, meninas, é isso! Esperamos que tenham gostado das dicas e, quando usarem, voltem para nos contar o resultado, ok?

Shampoo de café funciona?
4.8 (95%) 4 votes

você pode gostar também