Como manter seus cabelos sempre bonitos

Dicas de hábitos diários além da hidratação que tornam seus cabelos sempre bonitos, brilhantes e saudáveis.

0

Cuidados como a hidratação, reconstrução e umectação semanais são essenciais para recuperar cabelos danificados ou mantê-los bem nutridos e saudáveis.

Mas, a grande maioria das meninas se esquece de que esses cuidados precisam ser considerados diariamente, desde os pequenos hábitos como pentear, lavar, e por aí vai.

  1. Na hora de lavar

Sabe aquela conversa que muita gente tem sobre “ah, eu só lavo os meus cabelos com qualquer shampoo e pronto”? Pois é, não ouça! Os cuidados com seu cabelo passam, e muito, pela lavagem.

Antes de mais nada, observe seu tipo de cabelo para, só assim, escolher os produtos adequados. Cabelos oleosos exigem shampoos e condicionadores apropriados, bem como cacheados, mistos, com química, etc.

Portanto, nada de sair pegando qualquer um na prateleira ou seguir a moda das propagandas!
Se você é daquelas que adoram o banho pelando, mude esse hábito! Além de fazer um mal danado para a pele (e, ainda, correr o risco de “estourar” sua ducha ou chuveiro), água muito quente acaba com os cabelos!

Por isso, prefira água fria ou em temperaturas mais amenas, evitando o ressecamento dos fios.
Falando em fios, muito cuidando enquanto eles estiverem molhados.

Não se esqueça de que são feitos de queratina, portanto, muito sensíveis, principalmente úmidos. Durante a lavagem, nada de esfregar um no outro, para não quebra-los.

Mascara capilar

Espalhe o shampoo nas mãos e o aplique no couro cabeludo massageando, delicadamente, toda a raiz para, só depois, partir para as pontas, de cima para baixo, em movimento único.

Esse movimento uniforme te ajuda a desembaraçar os fios, sem quebra-los. Após a lavagem, enrole o cabelo em uma toalha para retirar a umidade excessiva.

Mas, NÃO esfregue!!!Para pentear, use o leave-in de sua preferência para desembaraçar. E, sempre comece pelas pontas! Assim, vai evitar acumular uma “bucha”, quebrando e arrebentando os fios.

Outra dica é alternar o uso de shampoos convencionais com anti-resíduos. Muitas vezes, os shampoos normais não conseguem retirar tudo o que acumula nos cabelos, portanto, só um produto específico para limpá-los profundamente.

E, no caso dos convencionais, pela alta carga de sulfato presente em alguns deles, vale a pena diluir em um pouco de água antes de aplicar nos cabelos. Assim, o efeito nocivo é neutralizado.

Não durma com os cabelos molhados ou úmidos, pois, esse hábito faz com que aumente a proliferação de fungos no couro cabeludo, provocando queda de cabelos e doenças.

  1. Hidratação

Precisa ser feita, pelo menos, duas vezes por semana e, assim como os shampoos, exigem o conhecimento do seu tipo de cabelo. Você pode utilizar produtos industrializados ou recorrer às receitas caseiras que ensinamos aqui.

Mas, não se esqueça de sempre seguir o que é indicado quanto à quantidade de ingredientes e tempo estimado de ação para não obter o efeito contrário.

Além da hidratação, abuse dos óleos vegetais para umectação. Você pode usa-los, até mesmo, antes da lavagem, com os cabelos ainda secos.

Aplique-o na extensão dos fios, deixando agir por 10 minutos. E qual escolher? Pode ser um óleo vegetal comum ou até azeite de oliva, como preferir. Qualquer um vai deixar seus cabelos mais hidratados e bonitos.

Cabelo hidratando

  1. Proteção contra o Sol e altas temperaturas

Você lavou seus cabelos e hidratou direitinho, seguindo todas as dicas, mas, daí, sai com eles ao Sol ou manda o secador neles sem nenhuma proteção! Pois é, coloca tudo a perder!

É mandatório: SEMPRE proteja seus fios com protetor térmico antes do secador ou da chapinha, evitando que eles percam sua hidratação natural, além de ajudar o deslize da escova.

Mantenha, também, a distância mínima de 15cm entre o secador e os fios, preferindo a temperatura mínima ou média.E, mesmo se deixar secar naturalmente, não se esqueça de usar protetor solar capilar.

Este produto protege seus cabelos, mantendo a cor natural e protegendo do calor do Sol. Vale a pena investir, ainda, em acessórios como lenços e chapéus. Além de proteger seus fios, dá um charme a mais no look

 

  1. No dia a dias

Ok, na correria, nem sempre dá para ter aquele esmero que desejamos. Mas, dá para proteger os cabelos, mesmo assim. Na hora de prender, use um coque moderno, sem apertar ou enrolar demais os fios, finalizando com grampos.

Mantenha o corte em dia. Não é questão, apenas, de vaidade e seguir tendências, mas, de proteção mesmo. Até quem quer deixar os cabelos crescerem deve, pelo menos, apará-los a cada dois meses, evitando pontas duplas e ressecamento.

Caso tenha os cabelos virgens, mas, deseja começar a pintar, faça o teste da mecha. Além de prever reações alérgicas, esse processo permite checar se seus cabelos terão alguma incompatibilidade com o produto escolhido.

Se usar algum procedimento químico, como relaxamento ou alisamento, siga o intervalo de três meses entre cada aplicação, dando um tempo para a recuperação dos cabelos.

Ar condicionado, apesar de ser uma invenção abençoada para terras tórridas, são um terror para os cabelos por deixa-los ressecados, frágeis e sem brilho.

Se não for possível evitar, proteja os fios com silicone, que vai criar uma barreira, além de selar as pontas duplas. Se tem o costume de passar as mãos nos cabelos constantemente, apenas, pare! Não queremos os cabelos oleosos, ok?

  1. Sono e alimentação

Tá, aí, um tópico que precisa ser seguido! Na hora de tratar os cabelos, sempre nos lembramos de produtos, hidratação e dicas que, na verdade, parecem mais diretas.

Porém, é importante frisar que, para quem não tem tempo de hidratar os cabelos durante a noite, pode fazê-lo enquanto dorme, aplicando duas gotas de óleo nas pontas e, depois, subir pelo comprimento. Também há máscaras próprias para uso noturno.

Quanto à alimentação, esta precisa ser equilibrada. Busque alimentos ricos em proteínas (como leite, carne e ovos) e vitamina B (vegetais folhosos, cereais integrais, frutos do mar e peixe). Isso ajuda na nutrição do couro cabeludo e, claro, do próprio organismo.

Bom, meninas, então, é isso!!!! Adotando esses cuidados básicos, vocês terão cabelos cada vez mais bonitos e saudáveis! Até mais!!!

Alimentos para crescer cabelo capa

Veja também:

 

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More