Cabelo acostuma com produtos. Verdade ou mito?

Neste post, vamos tratar das dúvidas mais comentadas pelas mulheres a respeito de produtos para cabelos.

0

Olá, lindíssimas! Tudo bem com vocês? Então, meninas, vocês já se pegaram perguntando por que um produto parou de fazer efeito nos seus cabelos? Ou, ainda, já ouviu os comentários das pessoas sobre “ah, o cabelo acostuma com o shampoo” ou “ah, o condicionador já viciou o cabelo”. Será que isso é verdade ou mito? Vamos descobrir?

Como todo mundo sabe, o cabelo é feito de queratina. E, de verdade mesmo, queratina não acostuma ou deixa de acostumar com nenhum produto. O que acontece é que seus cabelos, a cada ciclo, necessitam de algum tipo de tratamento.

Ou seja, quando um produto deixa de fazer efeito de maneira mais aparente é porque não serve para a necessidade que seu cabelo pede para ser atendida naquele momento.

Sendo assim, quando um produto já fez o efeito que precisava para o seu cabelo, o ideal, é intercalar com outro que atenda a próxima.

Se seu cabelo está ressecado, adote o uso de shampoos, condicionadores e máscaras de efeito hidratante. Quando seus fios estiverem recuperados, você notará que o efeito daqueles produtos não será o mesmo, portanto, precisará adotar outros.

E como saber, com exatidão, do que seu cabelo precisa? Bem, primeiro, é importante saber que há cinco graus de desgaste dos fios. Na primeira, o cabelo está saudável; na segunda, ressecado; na terceira, ressecado e com pontas duplas; na quarta, poroso; e, por fim, na quinta e última, fragilizado, elástico e apresentando alto grau de danos.

Shampoo

Como agir em cada uma das etapas?

Primeira: o cabelo saudável é aquele que não sofreu agressões externas ou, se sofreu, já foi recuperado. Precisa de cuidados básicos, como produtos adequados ao tipo de cabelo e hidratações mensais para manter a saúde dos fios.

Segunda: é aquele que, ao ser tocado, não revela suavidade e maciez, mostrando-se áspero e com aspecto seco, mesmo. Os cabelos ressecados pedem hidratações e nutrições intercaladas, utilizando produtos nutritivos, manteigas e óleos vegetais.

Terceira: é, aí, a coisa já vai ficando mais séria. Nesta etapa, os fios já estão tão ressecados que apresenta cutículas muito abertas e desalinhadas, chegando às pontas duplas. A rotina de hidratação precisa ser mais intensa, incluindo uma reconstrução mensal até que o cabelo apresente melhoras.

Quarta: situação ainda mais grave. O cabelo já perdeu massa capilar, ou, cimento intercelular, que é o responsável pela estrutura dos fios. Além de cutículas abertas, os cabelos neste estágio estão com as fibras capilares expostas, resultando em fios porosos, quebradiços e com a elasticidade comprometida. Os cuidados, aqui, são mais intensos, precisando de reconstrução quinzenal, nutrições quinzenais e hidratações semanais.

Quinta: moça, seu cabelo está pedindo socorro caso esteja nesta etapa! Os fios estão bastante fragilizados, finos, sem elasticidade e chegam a se partir e cair!!! É aquele cabelo emborrachado, com o córtex muito vulnerável e grave erosão na fibra capilar. Os cuidados são muito maiores e exigem bastante paciência. Os fios pedem reconstrução frequente (chegando até a ser semanal), nutrições e hidratações potentes.

Cabelo sujo

 

Outro fator que pode impedir o efeito de determinados produtos é o acúmulo de resíduos, que impede a absorção satisfatória dos ativos de tratamento.

Para evitar que isso aconteça, é importante usar, às vezes, um shampoo de limpeza profunda ou um pré-shampoo, antes de aplicar o shampoo de tratamento. Estes custam barato e podem ser facilmente encontrados.

“Ah, mas, tenho luzes, posso usar shampoo de limpeza profunda”? Sim, você pode! Existem produtos com pH neutro, o que permite a sua aplicação não só em cabelos com luzes e mechas, mas, com qualquer outro tipo de tratamento químico.

Um último fator que também pode influenciar nos efeitos do produto em seus cabelos é a questão hormonal. Os hormônios interferem no pH do couro cabeludo, então, caso ocorra alguma mudança ou desequilíbrio, o Ph muda, fazendo com que produtos que você utiliza em seus fios possa perder a eficácia.

Tais variações podem ocorrer em situações de stress, gravidez, menstruação ou problemas de saúde, daí, a importância de sempre acompanhar seus níveis hormonais.

Então, é isso, meninas! Esperamos ter respondido às suas dúvidas com relação ao assunto e que as dicas dadas aqui possam ajudar!

Um grande beijo e até a próxima!

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More