Por que meu cabelo embaraça tanto?

Descubra as causas pelas quais seu cabelo pode embaraçar, incluindo durante a lavagem, e saiba como resolver.

0

Oi, meninas!!! Tudo bem com vocês? Então, gente, hoje vamos tratar de um problema pelo qual todas já devem ter passado: cabelos que embaraçam fácil! Além de ser um sofrimento para pentear, os nós podem fazer com que os fios se quebrem no processo de pentear, o que é péssimo!

E, as consequências podem ir além, com a possibilidade de queda e doenças dermatológicas. Por isso, vamos ver o que pode tornar os cabelos embaraçados e, também, como resolver a questão.

O que causa o problema dos cabelos embaraçados?

A principal causa dos cabelos embaraçados é o ressecamento, agravado por agressores externos como excesso de químicas, cloro e sal marinho.

Cabelo danificado

Os fios se embaraçam com maior facilidade porque, ressecados, ficam com as escamas abertas, dificultando o processo de pentear. Quando abertas, as escamas se entrelaçam, como acontece com os anzóis, formando os nós e comprometendo o caimento.

Dois fatores que, também, influenciam são o tipo e a textura dos fios. Cabelos mais finos têm maior tendência para embolar, a mesma coisa que acontece com os crespos e cacheados (até porque são, naturalmente, mais secos que os demais).

Por fim, podem influenciar problemas hormonais (causam queda e mudança na textura dos fios), doenças e síndromes, como a dos cabelos impenteáveis. Esta torna os cabelos grossos e rígidos, a ponto de chegar a necessidade de cortar

Causas e formas de evitar

Se o problema é causado, essencialmente, por ressecamento, a melhor forma de evitar que os cabelos embaracem é hidratando e recuperando as cutículas. Para acelerar o processo, use produtos diários (shampoos, condicionadores e máscaras) contendo ceramidas, geleia real e óleos naturais.

Mascara capilar

Esses ativos tratam e lubrificam as escamas, tornando-as mais soltas e evitando que os fios se juntem. Finalizadores podem ajudar, pois, sua função é facilitar o processo de pentear.
Hábitos muito simples podem ajudar no problema.

Antes de dormir, penteie os cabelos e prenda-os em uma trança frouxa, que não marca nem danifica os fios. Assim, os cabelos irão amanhecer mais alinhados e sem embaraço.

Se for possível, utilize roupas de cama feitas com tecidos mais frios, como seda e cetim. Esse tipo de material evita o atrito entre os cabelos e o tecido, além de segurar a umidade natural dos fios. Também faz bem cortar os cabelos a cada três meses, para tirar as pontas secas.

Durante a lavagem, meus cabelos embolam muito!

Sim, acontece, e o problema pode ser causado porque o shampoo retira a oleosidade do fio, agravando o ressecamento e, também, pela forma como o cabelo é lavado.

Aquela premissa de que o certo é levar os cabelos até o topo da cabeça é altamente prejudicial para os fios porque contribui para o embaraçamento. Outro fator é esfregar as pontas com shampoo, o que embola as mechas, quebra e deixa com pontas duplas.

Shampoo

Então, quando lavar os cabelos, o correto é colocar uma pequena quantidade na palma da mão e, só depois, aplicar na raiz, descendo com cuidado para as pontas.

Ao enxaguar, é bom tentar desembaraçar os fios com os dedos da mão e deixar para passar o pente de dentes largos na hora do condicionador, quando os fios estarão mais macios para pentear.

Não adiantou, meu cabelo embaraçou. E agora?

Bom, agora, é ter cuidado e paciência para pentear os fios. O ideal é não desembaraçar enquanto molhados porque, neste estado, os fios estarão mais frágeis.

Hidratação para cacheadas

Em mechas localizadas, separe-as, aplique um leave-in para facilitar o procedimento e penteie, com cuidado, até que estejam soltos.

Se o cabelo estiver embaraçado por completo, penteie os fios de baixo para cima, até chegar à raiz. Ah, e o pente deve ser aquele de dentes largos, ok?

Para evitar que os cabelos embaracem com a lavagem, tente penteá-los antes do banho.

A exceção vai para os cabelos crespos e cacheados que, se penteados secos, podem se quebrar. Então, o ideal é pentear durante a aplicação do condicionador, ainda no banho.

E aí, meninas, o que acharam das dicas? Vai facilitar na hora de desembaraçar os fios? Esperamos que tenham gostado e que, de posse delas, consigam evitar esse problema que nos incomoda tanto!

Beijos e até a próxima!

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More