Cabelos elásticos, nunca mais!

No post de hoje, traremos dicas de como recuperar os cabelos elásticos, fazendo com que seus fios ganhem mais saúde.

0

Salve, salve, meninas lindas! Tudo bem com vocês? A vontade de ficar linda nos faz recorrer a vários tratamentos e procedimentos. Progressivas, relaxamentos, coloração, e por aí vai.

E aí, são tantas químicas nos nossos cabelos que, em um determinado momento, a agressão é tanta que eles não aguentam.

Ou ficam ressecados devido à abertura das escamas ou, pior, perdem tanta queratina, pigmentos e proteínas que ficam elásticos! Então, você recorre à reconstrução e hidratação, mas, não vê resultados. Será por quê?

Cabelos elásticos precisam de reconstrução potente para repor os nutrientes perdidos e se recuperar. Então, se você não usa uma máscara reconstrutora no procedimento ou faz apenas hidratação, seus cabelos continuarão elásticos.

Cabelo danificadoEntão, a hidratação, por si só, não resolve? Sozinha, não! A hidratação deixa os cabelos mais maleáveis e macios (ideal para cabelos ressecados), porém, não reestrutura e repõe nutrientes, que é do que seus cabelos precisam quando estão elásticos.

O cabelo elástico tem aquele aspecto emborrachado, apresentando o efeito chiclete: você puxa e ele volta todo enrugado. Isso acontece porque ele está desestruturado, gritando por aminoácidos e queratina para enrijecer a fibra e perder esse efeito.

A hidratação vai amolecer as fibras, e não enrijecer. Por isso, na montagem do seu cronograma capilar, você deve iniciar pela nutrição ou hidratação, mas, focar na reconstrução semanal, até que seu cabelo se recupere.

Além da reconstrução (que precisa ser feita com ativos reconstrutores), é interessante aplicar a queratina sem enxágue nos fios ainda molhados.

Por ter proteção térmica, protege os seus cabelos dos raios UV e do calor do secador (evite deixar os cabelos molhados porque, neste estado, os fios ficam ainda mais elásticos). A queratina fortalece, protege e enrijece a fibra, repondo a massa capilar. Outro ingrediente especial na reconstrução é o vinagre de maçã.

Vinagre de maça

Seu pH ácido (de 2,5 a 3,5) fecha as cutículas, devolvendo o brilho e tirando o frizz. Por ser natural, é livre de substâncias nocivas, além de ter propriedades antifúngicas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Além do pH ácido, o vinagre de maçã possui, também, sais de potássio, ácido málico e pectina. Todas essas propriedades são provenientes da fermentação da fruta durante a produção do vinagre.

O uso do vinagre de maçã para cabelos elásticos é chamado de reconstrução ácida. Para fazê-la, você precisa de 25ml de vinagre de maçã dissolvidos em 100ml de água, queratina líquida (com ou sem enxágue), 2 colheres de máscara de hidratação.

O primeiro passo é lavar os cabelos, sem finalizar com o condicionador (use apenas o shampoo). Depois, tire o excesso de água com a toalha. Em seguida, aplique a queratina líquida, mecha por mecha. Deixe-a agir por 10 minutos para, logo depois, aplicar a máscara de hidratação, deixando por mais 20 minutos.

O próximo passo é enxaguar bem, tirando o excesso de água com a toalha. Daí, vem a aplicação da mistura feita de vinagre de maçã (vinagre+água), deixando agir por mais 15 minutos. Passado esse tempo, enxágue e finalize com condicionador.

Agora, é só usar queratina sem enxágue para pentear e pronto! Se quiser, potencialize a reconstrução com uma ampola de ação rápida, aquelas de três minutos. E, ao pentear os cabelos, bastante cuidado para desembaraçar. Opte por pentes com dentes largos, além de começar pelas pontas.

Recuperando os cabelos, invista na nutrição dos fios, através de produtos à base de óleos como ojon, macadâmia e argan. Devido ao pH ácido, também fecham as cutículas, segurando a hidratação e brilho.

Óleos

Quando perceber que seus cabelos perderam o efeito elástico e está recuperado, evite que volte a ter problemas. Nunca abra mão do protetor térmico ao usar chapinhas e secadores, respeite o espaço de, pelo menos, 15 dias entre dois procedimentos químicos muito fortes.

Meninas, e tenham paciência! Por mais imediatistas que sejamos, é importante respeitar o tempo de recuperação dos fios. Normalmente, o cabelo se reconstrói em cerca de três meses, mas, isso vai depender da gravidade dos danos e da estrutura dos seus cabelos.

Invista na reconstrução, adquirindo os produtos certos, até que ele se recupere. Ao ver seus fios lindos e recuperados, vocês vão ver o quanto valeu a pena esperar.

Reconstrução caseira:

Reconstrução caseira super poderosa para cabelos crespos e cacheados:

Gatas garotas, então, é isso! Esperamos ter ajudado com essas informações e que consigam recuperar seus fios como desejam!

Beijos e até mais!

Cabelos elásticos, nunca mais!
Avalie este artigo

você pode gostar também