Cuidados pós Progressiva

As dicas de hoje vão auxiliar quem deseja cuidar para que a progressiva dure mais e o cabelo fique sempre lindo e saudável.

0

Em muitos momentos da vida, a maioria das mulheres se depara com aquela necessidade de mudar o cabelo por meio da química. Em alguns casos, para chegar no resultado esperado, a opção escolhida é apostar na progressiva.

A progressiva nada mais é que um processo que tem como objetivo deixar o cabelo liso por algum tempo. Como se trata de um processo químico, é necessário redobrar os cuidados com o cabelo para que ele siga saudável e bonito.

Também é importante uma aplicação correta dos produtos. Isso vai resultar em um processo que danifique menos e que dure tempo mais no cabelo. Em relação aos cuidados pós-química, o indicado é investir na hidratação e reconstrução dos fios.

As sugestões abaixo vão auxiliar quem fez ou pretende fazer uma progressiva:

  1. Lavagem

A frequência da lavagem dos cabelos é um dos pontos mais importantes para manter a progressiva por mais tempo. É simples: quanto mais lavagens, mas rápido o produto vai sair dos fios.

Por isso, o indicado é que os cabelos sejam lavados três ou quatro vezes por semana, em dias intercalados. Apenas em caso de oleosidade extrema, é preferível lavar todos os dias do que manter os fios como estão. Nos demais casos, a dica é não lavar os cabelos diariamente.

  1. Hidratação

Hidratar os fios é a regra básica para cabelos com química. O recomendado é que as hidratações sejam feitas duas vezes por semana, mas, se for inviável, faça ao menos uma vez na semana. A hidratação repõe as proteínas e a umidade que o cabelo vai perdendo com a progressiva, tornando-o menos quebradiço, mais forte e mais brilhoso.

  1. Produtos

Alguns produtos são indicados especialmente para essa tarefa de repor a umidade e a proteína dos fios. Para isso, uma boa sugestão são aqueles que possuem em sua composição um ou mais dos seguintes ingredientes: ceramidas, lanolina, aloe vera, óleo de argan e pantenol.

  1. Secador

O protetor térmico é o melhor amigo de quem usa secador, e deve ser utilizado sempre. Ele protege os fios do calor e evita a abertura de suas cutículas, o que faz com que a química presente no cabelo não saia com facilidade e dure mais tempo.

  1. Shampoos transparentes

Esse tipo de produto funciona como uma espécie de detergente, diminuindo a durabilidade da química presente no cabelo. Pessoas com cabelos mais oleosos podem optar por mesclar a utilização do shampoo transparente com shampoo para cabelos tingidos. Além de ajudar a manter a progressiva por mais tempo, esse segundo tipo conserva a cor do cabelo.

  1. Shampoo para cabelos tingidos

Se o cabelo não é muito oleoso, como explicado na dica acima, a preferência deve ser pelo shampoo para cabelos tingidos. Apesar de possuir um pouco de sal em sua composição (como a maioria dos produtos, aliás), esse tipo de shampoo é fabricado para não retirar a pigmentação do cabelo e para ser mais nutritivo. Essas características fazem com que qualquer química dure mais, como no caso da progressiva.

  1. Shampoo de limpeza profunda

Sempre que possível, os shampoos de limpeza profunda devem ser evitados, exceto em casos onde o cabelo necessite de uma remoção de impurezas urgente. Apesar de deixar os fios mais brilhosos e limpos, ele ajuda a remover a química da progressiva. A dica é utilizar esse tipo de shampoo apenas uma vez por mês, sempre seguido de uma bela hidratação.

  1. Creme protetor

Os cremes com proteção solar são indicados diariamente, já que envolvem os fios e criam uma espécie de barreira protetora. Assim como os leave-ins com proteção solar, os cremes vão cuidar para que o cabelo não seja danificado pela poluição e pelos raios UV emitidos pelo sol.

  1. Pintar

A química presente na progressiva já é bastante forte, então a indicação é misturá-la com tinturas ou descolorações, especialmente nos primeiros dias após aplicação.

O resultado pode ser um fio quebradiço e frágil. Se a ideia é mesmo pintar ou descolorir os cabelos, procure um profissional para auxiliar nessa jornada. De forma geral, uma boa opção é fazer o processo em média de 15 dias antes da progressiva.

  1. Calor

O calor é um vilão para quem tem química no cabelo, pois abre as cutículas dos fios e acelera a saída do produto. Por esse motivo, é preciso evitar lavar os cabelos com água em temperatura muito alta.

Outra dica é ter cuidado com o uso do secador, com ações como manter o objeto afastado do cabelo e sua temperatura morna na hora de usá-lo.

  1. Retoque

O indicado é que o retoque seja feito de três em três meses, e esse período deve ser seguido com religiosidade. A cada retoque, o cabelo fica com aparência mais lisa, então não se deve esperar muito para fazer as aplicações. Isso, é claro, sem esquecer de investir na reconstrução e hidratação com frequência.

  1. Aparar as pontas

Aparar as pontas a cada três meses mantém os fios livres se pontas duplas e muito mais bonito. Corte regularmente os fios, mesmo que não seja uma quantidade significativa no comprimento. Alguns tipos de corte, como o “bordado” são excelentes para manter os fios aparados sem perder no tamanho.

  1. Piscina

O cloro presente na piscina desgasta a química da progressiva, fazendo com que ela dure menos. Para quem deseja fazer o procedimento para ganhar tempo nos cuidados com o cabelo, é importante se informar antes sobre o efeito da água da piscina e do mar.

Em geral, elas diminuem a durabilidade da química porque, sempre que alguém volta da praia ou da piscina, lava os cabelos. Para piorar, água do mar também abre a cutícula dos fios, retirando os produtos que ali estão.

  1. Vinagre de maçã

Essa dica é precisa para fechar as cutículas dos fios, promovendo maior durabilidade da progressiva e um cabelo mais brilhoso e hidratado. No mercado existem produtos acidificantes com pH baixo, indicados para esse tipo de tratamento. Para quem deseja pagar pouco e obter um ótimo resultado, a dica é utilizar regularmente o vinagre de maçã.

  1. Dormir com cabelo molhado

Dormir com o cabelo molhado não é recomendado em nenhuma circunstância, em especial para quem tem progressiva.

Esse costume modifica a estrutura dos fios e compromete a estrutura capilar que, somado a produtos químicos, vão se tornar muito mais quebradiços.

Por isso, a regra é secar sempre os cabelos antes de dormir, além de mantê-los soltos. As dicas de hoje foram pensadas para auxiliar quem deseja manter o cabelo sempre bonito, saudável e garantir que progressiva que dure por mais tempo.

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More