Uso do secador: jato frio ou quente?

Neste post, traremos informações básicas para você que tem o hábito de usar o secador nos cabelos e como o uso do jato frio pode evitar sérios danos aos fios.

0

Muitas de nós têm o hábito de secar os cabelos, seja para modelar, seja para a secagem rápida. Daí, para acelerar o processo, algumas acabam usando o jato quente, na expectativa de, também, conseguir um resultado mais prolongado e cabelos mais lisos.

Mas, o que acabam levando em conta são os danos causados pelo calor excessivo, o que pode ser minimizado com o uso do jato frio, como veremos a seguir.

Já percebeu que, ao finalizar a escova, seus fios ficam arrepiados (o famigerado frizz)? Pois bem, isso acontece porque, após o jato quente ou chapinha, os cabelos estão desidratados pela perda da hidratação natural dos cabelos (o que fica ainda mais intenso com o uso da prancha).

Consequentemente, os fios buscam a umidade de que precisam no ar e, com o seu resfriamento, acabam se armando e perdendo o efeito da escova.

Secador nos cabelos

É aí que o jato frio do secador entra! Em um post anterior, vimos que os cabelos ressecados ficam cheios de carga negativa (ânions), por isso, acabam frisados, lembra? Pois bem o jato frio neutraliza esse efeito por ter cargas positivas (cátions), acalmando os fios rebeldes e deixando-os mais soltos.

Além disso, sela as cutículas, dando mais brilho. Quem se beneficia ainda mais com o jato frio são as meninas de cabelos cacheados por não terem seus já sensíveis cachinhos agredidos!

E como usar? Você pode usar o jato frio de duas formas. A primeira é efetuar o procedimento de secagem com o jato quente, modelando os fios para, depois, regular a temperatura para o jato quente, diminuindo o frizz e dando mais brilho.

A segunda vale para quem quer apenas secar os cabelos, usando a baixa temperatura. Mas, deve ter em mente de que o processo será um pouco mais demorado. Para quem tem cachos, o difusor pode ajudar na modelagem dos fios.

Para o primeiro caso, é indispensável o uso de protetor térmico antes da escova, protegendo os cabelos e impedindo a perda de umidade, além de manter aquela distância mínima de 10cm a 15cm entre cabelos e secador.

Outra ferramenta poderosa é a aplicação de finalizadores a base de silicone e óleo, antes de finalizar com o jato frio (que também pode ser usado após a chapinha, para prolongar seu efeito).

Usando protetores de base mais líquida, você pode passar mais próximo a raiz e não provocará oleosidade excessiva (só não deixe ir no couro cabeludo).

Ah, mas, e se eu não gostar daquele efeito super liso? Fácil! Basta substituir o finalizador por um fixador nas pontas, podendo secá-las para fora. Maaaas, sem deixar de mão os protetores térmicos, ok?

Veja também: Frizz, Nunca Mais!

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More