Frizz, nunca mais!

Conheça, neste post, dicas para acabar, de vez, com aqueles indesejados fiozinhos frisados após a escova, que podem por seu look a perder

0

Você está lá, arrasando no vestido e na maquiagem após hooooras se arrumando quando, de repente, se olha no espelho e… pá! Lá estão aqueles fios mais chatos fora do lugar (e de hora também).

Geente, mas, não tem nada que irrite mais, não é mesmo? Mas, não se desespere porque tudo tem jeito! Siga alguns truques para acabar, de vez, com o aparecimento daqueles frisados que podem colocar todo o seu look a perder.

Primeiro, você sabe o porquê o frizz aparece? Bom, existem vários motivos. O primeiro é aquele tipo de surge por maus tratos, ressecamento, excesso de química, etc.

Também tem os que surgem com os fios que vão nascendo e ficam mais arrepiados. E, ainda, há a questão da estática que já até abordamos em outros posts: quando os fios estão negativamente carregados, se repelem, ficando pra cima (sabe quando a gente é criança e coloca a cabeça perto da TV? Pois é).

Sofremos com o frizz em diversas ocasiões, seja após a escova seja com cabelos ao natural, principalmente os cacheados. Atualmente, há aparelhos próprios para o equilíbrio de cargas, mas, tem meios mais fáceis para acabar com o frizz. Além de resolver esse problema que tanto incomoda você vai, de quebra, ganhar cabelos mais fortes e saudáveis. Vamos lá?

  1. Hidratação

O frizz pode ser causado pelo ressecamento, então, o melhor meio de evitar isso é hidratando seus cabelos! Seus fios ficam mais pesados e disciplinados, além de muito mais saudáveis.

O ideal é hidratar 1x ou 2x por semana, mas, caso não tenha essa disponibilidade de tempo, use máscaras condicionantes durante a lavagem.

  1. Umectação

Outro procedimento que deve ser feito, pelo menos, 1x na semana. Você pode usar óleos ou manteigas vegetais, deixando seus fios mais alinhados e brilhantes, além de selar a hidratação e reduzir o frizz.

A vantagem da umectação é que aqueles fiozinhos arrepiados perto da raiz também são acalmados, incluindo os novos. Ai, mas, não tenho tempo de fazer isso, sou muito corrida. Ok, mas, uma hora, você para, certo? Pelo menos à noite? Então, pronto.

  1. Protetor Térmico

Para ser usado antes do secador e chapinha para proteger os fios e facilitar o processo (faz com que a escova deslize mais facilmente) e, assim, reduzir o frizz e deixar os cabelos mais comportados.

A boa é que há uma grande variedade de produtos, desde leave-in, que tem textura mais líquida, até cremes, que são mais indicados para as meninas com cabelos mais grossos, cacheados e volumosos.

  1. Finalizadores

Os mais recomendados são os silicones e aqueles com óleo de argan em sua composição. Por terem a função de “encapar” os fios, acabam reduzindo a eletricidade e atrito entre eles, acabando com o frizz.

  1. Temperatura do secador

Lembra do post sobre a importância do jato frio do secador? Então! Temperaturas muito altas ressecam e armam os cabelos, por isso, dê preferência à temperatura mais morna, além de manter uma distância segura entre secador e couro cabeludo. O jato frio é ótimo para ser usado após o processo normal de secagem.

  1. Vento

São tão românticas aqueles cenas de cinema, onde as mocinhas saem com cabelos ao vento dirigindo seus carros conversíveis, não é mesmo? Mas, a vida real, amiga, é cruel com nossos fios, principalmente se sair ao vento com os cabelos molhados. Isso se deve ao fato de que cabelos molhados são atraídos pelo ar seco. E aí, já viu, né? Por isso, seque os cabelos antes de sair.

  1. Água quente

Assim como o secador, a água “fritando” seus cabelos não podem fazer bem, certo? Lave os cabelos em temperaturas mornas (até porque não é todo mundo que aguenta tomar banho de água fria, né?).

Dessa forma, você evita que seus fios fiquem armados, rebeldes e frisados. Uma dica para identificar se a água está muito quente é dar uma espiada no espelho ou na janela do banheiro. Se estiverem embaçadas, pode abrir mais o chuveiro porque a água está mega quente.

  1. Secador e chapinha em excesso

Atenção meninas que gostam dos cabelos lisinhos ou preferem não deixá-los secar ao natural! Excesso de chapinha e secador causam frizz! Os dois tiram a umidade natural do cabelo, principalmente
a chapinha, que fica em contato direto com os fios. Então, abuse do protetor térmico e prefira temperaturas mais amenas do secador, ok?

  1. Dormir com os cabelos molhados

Tá aí um “veneno” para os cabelos! Além de causar o surgimento de fungos no couro cabeludo (eles adoram ambientes quentinhos e abafados), o hábito de prender ou dormir com os cabelos molhados faz com que eles fiquem marcados e frisados. Então, gata, seque os cabelos antes de dormir e nada de prendê-los úmidos, ok?

  1. Corte bordado + umectação semanal

Você já ouviu falar de corte bordado? Também conhecido como Split Ender, é um procedimento realizado para tirar o excesso de pontas duplas, secas, quebradas e danificadas.

E elas aparecem, por mais cuidadosa que você seja, então, não se culpe! O corte tira o frizz, deixando os fios mais comportados. Seu efeito se potencializa com a umectação semanal.

  1. Fixadores em excesso

Todo produto pode ter, em sua composição, álcoois bons e ruins para o cabelo. Os últimos podem estar presentes nos fixados para penteados (por isso, sentimos que nossos fios estão parecendo palha após seu uso). Portanto, só use quando for uma ocasião especial, como festas, casamentos e celebrações.

  1. Shampoos com sulfato

A maior parte dos shampoos é feita com sulfactantes mais fortes para obter o efeito de limpeza. Esses componentes ressecam os fios, causando o frizz. Por isso, principalmente se precisar lavar os cabelos com muita frequência, busque produtos menos sulfurosos, agredindo menos os fios.

  1. Técnica Co-Wash

É a lavagem dos cabelos apenas com o condicionador. É muito indicada para quem está com os cabelos muito danificados e pode ser feita, ao menos, uma vez na semana.

  1. Vinagre de maçã

Já falamos maravilhas desse ingrediente! Seu efeito ácido sela as cutículas, mantendo a hidratação dos fios, deixando-os menos frisados e mais brilhantes. Para quem ainda não viu a receita, basta diluir 1 colher do vinagre em um copo de água e aplicar nos fios após a lavagem.

Viram como há meios rápidos e fáceis de acabar com o frizz? Tente algumas delas e conte para a gente como foi? Até a próxima!!!!

Veja também: Uso Do Secador: Jato Frio Ou Quente?

Frizz, nunca mais!
Avalie este artigo

você pode gostar também