Reconstrução capilar com gelatina – como fazer?
Conheça os benefícios da gelatina para os cabelos, sua função na etapa de reconstrução capilar, além de receitas de como usar o produto em casa.
Você sabe o que é o cronograma capilar? Não? Calma, que vamos te explicar tudinho! O cronograma capilar funciona como se fosse uma agenda de tratamentos para o seu cabelo. O objetivo é proporcionar os três métodos mais importantes de cuidados com os fios repondo a massa capilar, nutrientes e umidade natural. Seguindo o procedimento certo, você vai perceber como seus fios ganharão mais vida e aspecto saudável.
Veja também: Cronograma capilar: você sabe montar o seu?
Basicamente, o cronograma capilar é composto por três tratamentos – hidratação (repõe água e umidade dos fios), nutrição (repõe gordura e oleosidade naturais) e reconstrução (repõe a massa capilar). A frequência de cada uma vai depender do estado de seu cabelo, assim como os produtos a serem utilizados.
Vamos focar, por enquanto, na reconstrução, cuja função é providenciar a reposição da queratina e massa dos fios. O produto mais aplicado nesta etapa do cronograma capilar é a máscara de queratina que vai devolver os aminoácidos e proteínas perdidos em tratamentos químicos ou pela ação das ferramentas de calor.
A reconstrução capilar vai criar uma capa protetora dos fios que, devido ao excesso de química, ficam mais finos. Assim, é possível devolver todos os nutrientes e massa perdidos, fazendo com que os cabelos fiquem mais fortes e saudáveis. Além da máscara, outro produto muito utilizado é a queratina líquida.
Mas, sabe um ingrediente caseiro que é muito, mas muito eficiente na reconstrução capilar? A gelatina incolor! Barata, a gelatina é excelente para devolver a massa e resistência ao fio, deixando seus cabelos muito mais fortes. E o melhor, a reconstrução com gelatina pode ser feita aí, na sua casa, e em qualquer tipo de cabelo. Vamos saber um pouco mais?
Benefícios da gelatina para os cabelos
A gelatina é rica em colágeno, substância que contém proteína e é formada por aminoácidos. Com isso, o produto forma uma espécie de película em torno dos fios, deixando-os mais fortes e protegidos. Como resultado, você vai ganhar madeixas macias e muito brilhantes!
Para quem a gelatina incolor é recomendada?
A reconstrução com gelatina incolor é recomendada para todos os tipos de cabelo, desde que uma vez por semana. Isso porque tanto o colágeno quanto o açúcar contidos na fórmula recuperam o brilho dos fios danificados, devolvendo a elasticidade e deixando as madeixas alinhadas.
Outra grande vantagem é que os dois estimulam o crescimento dos cabelos, o que é ótimo para quem tem, inclusive, os cabelos cacheados e sonham com comprimentos maiores. Para as loiras, é mandatório usar gelatina incolor, pois a comestível colorida pode manchar os fios.
Como fazer reconstrução capilar com gelatina – receita de reconstrução com gelatina
Antes de dar o passo a passo de como fazer a reconstrução capilar com gelatina, é preciso dar um aviso. Esta etapa do cronograma capilar é rica em queratina e colágeno tendo como objetivo repor a massa dos fios, certo? Porém, usar em excesso torna-se um problema e, ao invés de sedosos, os cabelos ganham aspecto opaco e até quebradiço.
Então, o ideal é aplicar o tratamento no máximo duas vezes na semana, ok? Ah, e deixando pelo tempo de 30 minutos. Bom, recomendação dada, vamos ao que interessa, não é mesmo? Acompanhe com a gente e veja como é fácil fazer uma reconstrução capilar com gelatina em casa.
- Primeiro, dissolva duas colheres de gelatina incolor em 100ml de água morna
- Adicione duas colheres da máscara reconstrutora e misture até ficar homogêneo
- Leve os cabelos apenas com shampoo
- Aplique a mistura mecha a mecha deixando agir por 20 minutos
- Enxágue e finalize, sem usar o condicionador
Veja também: Hidratação com gelatina