Praia e piscina: saiba como lidar

Neste post, ensinaremos como curtir praia e piscina sem culpa, mantendo seus cabelos sempre lindos e saudáveis.

0

Oi, meninas! Tudo bem com vocês? Então, todo mundo fala que a água do mar cura, que uma piscina no final do dia ou no verão é excelente para relaxar e se refrescar.

A questão é que, sem os cuidados necessários, esses momentos de lazer podem prejudicar, e muito, os seus cabelos. O cloro da piscina, usado para manter a qualidade da água por mais tempo, agride os fios, em razão da alcalinidade do produto.

Já os raios solares atingem os aminoácidos essenciais para a resistência da queratina (que forma os cabelos): tirosina e fenilalanina.

A radiação solar também atinge a matriz dos fios, ou seja, a parte que “liga” as células do córtex capilar. Com isso, a fibra terá dificuldades em reter água e umidade, deixando os fios porosos, ressecados, opacos e sem vida.

Como cuidar dos cabelos no verão

Mas, reforçando: sem os cuidados necessários, ou seja, não é impossível curtir e sair com os cabelos lindos e saudáveis. Vamos ver como?

Mantenha os cabelos sempre limpos

Os cabelos precisam estar sempre limpos. Lavá-los impedem o ressecamento em razão do sal marinho ou cloro de piscina e, ainda, evita a oleosidade no verão, a estação mais quente do ano.

Hidrate os fios

Mais do que nunca, a hidratação é essencial caso tenha o hábito de praia e piscina ou passar uma temporada em locais com algum dos dois. Sol, sal marinho e cloro são agressores em potencial para os fios. Se possível, faça duas hidratações semanais.

Caso vá para a praia, use máscaras de efeito rápido (aquelas de três minutos), além de produtos que facilitem desembaraçar os fios, usando pentes de madeira e cerdas mais largas.

 Use protetor solar

O mercado oferece protetores solares específicos para o cabelo, contendo proteção contra os raios UV. Além dos próprios filtros solares, alguns possíveis de aplicar nos cabelos secos, há produtos contendo a proteção, como leave-in, shampoos e condicionadores.

 Use acessórios

Bonés, chapéus e lenços são excelentes para proteger os cabelos, evitando o ressecamento dos fios e, também, o couro cabeludo. Apenas cuidado para não usar o tempo todo. Ao sair do sol, tire-os da cabeça para não abafar o couro cabeludo.

Caso opte por prender os cabelos, não aperte tanto os fios. Faça coques menos apertados, prenda com presilhas que não marquem tanto e evite elásticos de dinheiro. Faça tranças, use headbands e estilize seu rabo de cavalo com um lenço.

 Dê um tempo no secador

Você já vai ficar exposta em excesso ao calor, então, evite o secador. Deixe seus cabelos secarem ao natural, ajudando na manutenção da hidratação e brilho.

Não durma com os cabelos molhados

Na verdade, essa é uma dica válida para sempre. Não prenda nem durma com os fios molhados. Esse hábito quebra os fios, além de aumentar a umidade do couro cabeludo, favorecendo o surgimento de fungos e bactérias.

Cuide da alimentação

A melhor nutrição vem de dentro, então, coma muitas frutas, verduras e, principalmente, tome muita água. Além dos cabelos, você estará cuidando, também, da sua saúde.

Vejam o vídeo abaixo que complementa nossas dicas:

Bom, esperamos que tenham gostado das dicas! Grande beijo e até mais!

Veja também: 

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More