Mantenha cuidado extra com a rotina dos cabelos na chegada do outono
Nova estação do ano exige atenção especial por conta de temperatura mais fria.
Com a chegada do outono é comum que os banhos fiquem mais longos e em águas com temperatura mais quente. Além disso, o uso do secador passa a ser mais frequente, por conta da dificuldade em secar os fios na temperatura ambiente.
E aqueles que sofrem de caspa, dermatite, psoríase e demais alterações descamativas do couro cabeludo, geralmente tem os problemas evidenciados nessa temporada mais fria.
Causas e tratamento
Os problemas descamativos mencionados se devem ao fato das alterações terem relação com condições alimentares e emocionais, havendo desregulação da microbiota do couro cabeludo e impulsionamento da renovação de tecido. E para resolver isso, é necessário recorrer a produtos específicos, além de tratar a verdadeira causa.
Também é importante fazer acompanhamento com nutricionistas e nutrólogos, pois será preciso fazer uma dieta equilibrada. Provavelmente, serão retirados alimentos inflamatórios, tais como açúcares, bebida alcoólica em excesso, leite, trigo e outros.
Além disso, o intestino está associado a diversas alterações, e o uso de alguns químicos (coloração, progressiva etc.) pode agravar o quadro.
Para finalizar, o cabelo é classificado como um anexo cutâneo. Dessa forma, a manutenção dos fios não é prioridade do organismo, pois o corpo pode parar de enviar nutrientes e energia aos cabelos e dar preferência para demais órgãos vitais.
Veja também: Além do estresse, entenda outras causas para aumento de queda do cabelo