Secador de cabelo: herói ou vilão dos fios?

Cuidados com os fios, ao utilizar o secador, podem evitar que cabelos fiquem quebradiços e danificados por conta do calor.

0

Em dias corridos, o secador de cabelo é uma peça fundamental para deixar os fios bonitos e do jeito que você deseja. Além da função de alisar, o acessório pode ajudar a modelar, finalizar um penteado e até mesmo secar os fios antes de ir deitar. Entretanto, o seu forte calor pode acabar ressecando os fios, o que põe em xeque o seu uso.

Eis que surge a dúvida se o secador é herói ou vilão dos cabelos. De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, a resposta é: depende. “Tudo varia de acordo com a maneira que o aparelho for utilizado. Se você fizer isso sem nenhum tipo de cuidado, ele é capaz de afetar a saúde capilar”, afirma.

Mas nem tudo está perdido. Os problemas podem ser resolvidos, basta seguir algumas dicas da especialista para fazer um bom uso do secador.

Deixe para secar os fios úmidos

Após lavar os cabelos, tire o excesso de água e deixe para secar o cabelo quando estiver úmido. “Quando ele estiver parcialmente seco, aí você começa a fazer o que pretende, seja modelar, finalizar, montar um penteado, entre outras opções”, afirma a tricologista.

Use protetor térmico

Antes de direcionar o secador quente nos fios, passe um protetor térmico em todo comprimento do cabelo. “Esse produto funciona como uma película protetora ao redor das mechas e protege a fibra capilar do ar quente, evitando o ressecamento do cabelo”, afirma Viviane. O item também pode ser usado na pré-chapinha e babyliss.

Cuidado com a distância e temperatura

Preste atenção na temperatura do secador, pois muito calor pode danificar os fios. Também, mantenha a distância de aproximadamente 30 centímetros entre o secador e o cabelo para evitar danos.

Mantenha a rotina de cuidados

Os cuidados com os fios não devem ser restritos ao momento de uso do acessório. É preciso manter um cronograma capilar, com hidratação, nutrição e reconstrução. “É essencial proporcionar aos fios programas de tratamento para repor nutrientes importantes que vão se perdendo com o tempo, utilizando secador ou não”, ressalta a profissional.

Tenha frequência

Por conta de sua praticidade, muitos acabam usando o secador todos os dias. Com isso, o cabelo acaba ficando fragilizado e quebradiço, acarretando na queda dos fios.

Dessa forma, “o mais importante é manter os cuidados no dia a dia. O secador tem tudo para facilitar a vida de quem o utiliza. É só usar com cautela, tomando as precauções necessárias. Mas, quando não houver necessidade, o melhor é deixar as madeixas secarem ao natural”, acrescenta a tricologista.

Leia ainda: Aprenda como cuidar do cabelo em cada um dos meses do ano

Você pode gostar
você pode gostar também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More