Confira qual o tipo de escova ideal para seu cabelo
Você sabia que existe uma escova e um pente correto para o seu tipo de cabelo? Veja mais:
São tantos detalhes e possibilidades de personalização do dia a dia, que muitas coisas passam despercebidas. Por exemplo, você sabia que existe uma escova certa para cada tipo de cabelo? Além disso, fazer o uso adequado pode ser o que faltava para seu penteado ficar perfeito.
Leia também: Ex-noiva de Whindersson Nunes desmente rumores da internet
Entretanto, é preciso frisar que existem certos cuidados na hora de pentear o cabelo. Isso influenciará diretamente em fios bonitos, saudáveis e bem cuidados. Dessa forma, a solução para seus problemas de penteado estava escondida bem na sua frente.
As escovas são indicadas levando em consideração a espessura e a textura dos fios. Cada design oferecerá um tipo de desembaraço e de tração ao penteado.
Utilizar pente ou escova inadequada pode provocar vários efeitos indesejados. Desde a quebra e a ruptura dos fios até mesmo o aumento desproporcional do frizz.
Contudo, nem sempre temos todas as opções disponíveis em qualquer lugar. Por isso, um pente de emergência pode ser o de madeira, desde que tenha dentes largos. Ele se adequa bem a praticamente qualquer tipo de cabelo.
Na verdade, não existe uma regra definida acerca do material para pentes e escovas. Contudo, utilizar cabos emborrachados facilita o manuseio do objeto e evita deslizes. Utensílios de plástico de boa qualidade também são indicados, pois permitem higienização.
Se pensarmos nas escovas, existem basicamente dois grandes modelos: as almofadas e as de base vazada. Para quem tem muito cabelo, o ideal é utilizar as com base vazada. Já para quem tem pouco cabelo, é melhor escolher as almofadas.
Outro ponto a ser destacado é sobre a troca das escovas e pentes. O ideal, sugerido por especialistas, é efetuar a troca a cada seis meses. Além disso, não se deve emprestar a outras pessoas. O motivo é evitar a proliferação de microrganismos.
Para desembaraçar os cabelos, o ideal é utilizar pentes, pois agridem menos de forma geral. Além disso, o melhor a se fazer é efetuar o desembaraço quando aplicar condicionador.
Tipos de escovas vs. Tipos de cabelo
- Cabelo liso: escova tipo raquete, cerdas de náilon ou de plástico. Pentes de madeira ou com tendes menos espaçados.
- Cabelo ondulado: escova retangular, com cerdas mistas. Pentes de madeira com dentes largos ou pente jacaré.
- Cabelo cacheado ou crespo: escova anatômica, com cerdas suaves. Pentes com dentes largos, de preferência feitos em madeira.
Formatos de escovas:
- Náilon: cabelos lisos;
- Náilon com bolinhas nas pontas: penteia e massageia;
- Mistas (javali e náilon): ajuda a alisar;
- Naturais: melhores para desembaraçar.