Como cuidar de cabelos crespos e cacheados: Algumas dicas valiosas!

Se você tem cabelos crespos ou cacheados, veja agora dicas para não deixa-lo ressecado!

0

As mulheres que têm cabelos crespos ou cacheados sabem como esses tipos de cabelo necessitam de atenção e cuidado. Para ficarem lindos, é necessários que saibam cuidar deles. Você tem os cabelos assim? Você sabe cuidar deles?

Em geral, esses cabelos crespos e cacheados são mais secos que os outros, pois o próprio formato encaracolado dele faz com que a chegada do sebo produzido na raiz seja dificultada.

Assim, sem proteção, o cabelo fica exposto a muitas coisas, como sol e poluição, ficando também mais desidratado. Por isso, eles acabam ficando quebradiços e ressecados.

Para te auxiliar, fizemos uma lista com algumas dicas para cuidar desse tipo de cabelo. Seguem elas:

  1. Hidratação

Todos os cabelos precisam ser hidratados, incluindo os crespos e cacheados. Hidrate uma vez por semana, aplicando alguma máscara hidratante, que tenha de preferencia aloe vera ou glicerina.

  1. Ampolas

Por mais que as ampolas não devem ser usadas no lugar da hidratação, você pode usá-las sempre que estes estiverem muito ressecados. O ideal é que faça uma pausa de uns 3 minutos, podendo ser durante o banho mesmo.

  1. Produtos Específicos

Procure usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo, isso ajudará a deixar ele mais bonito.

  1. Desembaraçar

Prefira desembaraçar os fios quando estes estiverem molhados. Se você pentear com eles secos, contribuirá para ele ficar volumoso.

  1. Temperatura da Água

Cuidado com a temperatura da água. A água muito quente acaba com a oleosidade natural do cabelo. Por isso, evite um dos erros mais comuns e procure sempre lavá-los com água morna ou fria.

  1. Pente de Madeira

Poucas sabem, mas o pente de madeira tem efeito antiestético. Isso evita que os cabelos estejam com muito frizz.

  1. Couro cabeludo

Tenha uma atenção especial com seu couro cabeludo. Olhe frequentemente no espelho e veja se está com caspas, machucados ou algo que possa prejudicar seu cabelo. Se sim, procure um especialista na área para que possa te auxiliar com algum tratamento.

  1. Protetor térmico

Caso for usar equipamentos como chapinha ou secador, aplique antes protetor término em todo o cabelo, pois assim evitará que ele fique ressecado.

  1. Plopping

Você conhece a técnica de plopping? Ela serve também para evitar o frizz. Funciona da seguinte maneira: Ao invés de esfregar a toalha comum no cabelo, use uma camiseta de algodão ou uma toalha de microfibra.

  1. Técnica do Bandu

Outra técnica fácil para cuidar desse tipo de cabelo, é o “bandu”. Essa técnica consiste em lavar os cabelos, retirar o excesso de umidade, secá-los após passar o protetor térmico, e por fim passar um creme de pentear e fazer pequenos coques no cabelo. Após, prenda com algum elástico, e solte após algum tempo. Você ficará surpresa: Estará com cachos bem definidos e sem frizz.

  1. Leave-in

Outra coisa que acaba com o frizz, é aplicar leave-in após o banho. O produto evita que o cabelo entre em contato com a umidade, pois cria uma película em volta do fio com esse intuito.

  1. Spray – Ativador de cachos

Para quem quer revitalizar os cachos no dia seguinte, os ativadores de cachos em spray é uma boa pedida. Além disso, o produto evita que o cabelo fique muito oleoso.

  1. Gel de Cabelo

Outra coisa que deixam os cachos definidos e por mais tempo é o gel de cabelo. Quando for comprá-lo, não se esqueça de escolher a opção para o seu tipo de cabelo, para que ele não resseque o mesmo. Caso queira ter um efeito mais natural, você pode misturá-lo com água.

  1. Difusor

Se você não quer desmanchar os cachos, mas precisa usar secador, não se esqueça antes de encaixar o difusor no bocal do aparelho. Assim, o ar será distribuído e o vento não desmanchará seus cachos.

  1. Umectação

Uma dica legal para cuidar desse tipo de cabelo é a umectação. Para quem não sabe, ela geralmente é feita quando os fios estão opacos ou ressecados, pois ela repõe a oleosidade. Use óleo vegetal, passando-o nos fios. Aguarde por duas horas e depois lave os cabelos.

  1. Co-Wash

Você não gosta de lavar o cabelo com shampoo? Então encontrou a alternativa perfeita: Co-wash. Nessa técnica, você simplesmente troca o shampoo pelo condicionador.

  1. Transição Capilar

Muitas mulheres hoje se arrependem por terem usado muita química no seu cabelo. Você é uma dessas e pretende voltar e recuperar o seu cabelo natural? Se sim, você pode fazer a transição capilar, que é somente deixar o cabelo crescer novamente, porém sem passar química novamente. Mas lembre-se: O cabelo ficará de duas formas até que você resolva cortar toda a parte que tem química, e isso pode levar um pouquinho de tempo. Mas nada que não valha o esforço, não é?

  1. Mousse

Aplique uma pequena quantidade de mousse nos cabelos, amassando com as mãos. Este é um ótimo finalizador.

  1. Óleo Capilar

Outro bom finalizador é o óleo capilar. Eles nutrem, e muitos deles também são usados para diminuir os fios arrepiados e dar brilho ao cabelo. Alguns muito indicados são argan e coco.

  1. Fitagem

Outra técnica relacionada a finalização é a fitagem. Essa técnica consiste em aplicar um pouco de creme no cabelo, e depois cubra, passando o produto em cada mecha. Após, só aguarde secar, seu cabelo ficará lindo!

  1. Cronograma Capilar

Se mesmo com todas as dicas você se sentir insegura para cuidar dos seus cabelos, procure saber mais sobre o cronograma capilar. Assim, você aprenderá mais, principalmente as formas corretas de se usar máscaras hidratantes.

Como cuidar de cabelos crespos e cacheados: Algumas dicas valiosas!
Avalie este artigo

você pode gostar também