Como deixar o cabelo liso naturalmente

Descubra quais são os métodos naturais indicados para deixar seu cabelo com um aspecto liso sem utilizar química.

0

Muitas mulheres preferem usar o cabelo liso para deixar o dia a dia mais prático. Tentando alisar os fios, a maioria opta por procedimentos químicos como escova progressiva, relaxamento e selagem.

Outras opções muito utilizada também são o secador e a chapinha, que moldam os fios com o calor. Com tantas opções disponíveis, você já pensou em deixar seus cabelos mais lisos apenas com métodos naturais?

A matéria de hoje reuniu uma série de dicas e truques para garantir ao seu cabelo um aspecto naturalmente liso. As sugestões passam por cuidados diários, os melhores produtos, alisamentos caseiros e até truques da vovó. Confira!

Cuidados diários

Lavagem: Para que o cabelo fique com um aspecto mais liso, ele deve estar livre do frizz e do ressecamento. Por isso, o primeiro passo é lavar apenas com água fria ou morna, já que a água quente é uma das causas de ambos, entre outros problemas, como o aumento da produção de oleosidade na raiz. Utilizando a água na temperatura certa você começa os cuidados deixando seu cabelo mais brilhoso e hidratado.

Hidratação: Pelo menos uma vez por semana, aposte na reposição da umidade dos fios com uma hidratação. Cabelos hidratados tendem a ficarem mais comportados, ao contrário dos ressecados. Sempre que possível escolha produtos sem sal e lave apenas com a água fria ou morna, conforme indicado acima.

Umectação: outra ideia para deixar os fios mais comportados é a umectação com óleos vegetais. O processo repõe os nutrientes perdidos pelos cabelos, deixando-o com mais brilho e hidratado, o que confere essa aparência de liso. Uma vez por semana, aplique óleo vegetal em todo o cabelo, inclusive na raiz, e deixe agir por pelo menos duas horas. Os mais indicados são o óleo de coco, amêndoas, abacate e o azeite de oliva extra virgem.

Reconstrução: esse procedimento é feito com queratina líquida, que repara os danos mais profundos dos fios devolvendo essa proteína para eles. Com isso, o cabelo fica mais saudável e mais alinhado. A reconstrução deve ser feita com um intervalo mínimo de 15 dias.

Produtos específicos

Quando for escolher seu shampoo, condicionador e leave in, opte por produtos específicos para cabelos lisos. Essas linhas de produtos costumam deixar os fios mais alinhados e comportados, conferindo um visual de cabelo liso.

E se você quer resolver o problema do frizz, estes dois produtos são curingas contra ele: as pomadas e o reparador de pontas. Com o cabelo seco, aplique uma pequena quantidade de pomada modeladora no topo da cabeça e um pouco de reparador nas pontas e comprimento. Não exagere para não ficar com aquela aparência pesada e sebosa.

Alisamentos caseiros com produtos naturais

Contando apenas com alimentos que possuiu em sua dispensa, você pode fazer alisamentos naturais em sua própria casa. O resultado é gradativo, ou seja, os cabelos vão ficando mais lisos a cada aplicação. Além de lisos, os fios ficam mais hidratados e macios, justamente por causa das propriedades dos alimentos utilizados.

Os dois tipos mais comuns de alisamentos naturais são o feito com maisena e leite e o feito com mel e leite em pó. Você pode conferir o passo a passo de cada um deles nas matérias anteriores do nosso site.

Veja também:  Alisamento Sem Química? É Possível!

Truques da vovó

Alguns truques bem antigos inventados pelos mais velhos podem ser muito úteis e eficazes. O primeiro deles é enxaguar o cabelo com água de coco. É bem simples: quando chegar ao último enxague da lavagem, use água de coco. Esse truque serve para qualquer tipo de cabelo e garante fios mais brilhosos imediatamente após a aplicação.

Rodinha: Conhecida em alguns lugares como “nero” ou “rodinha”, essa técnica te permite alisar as madeixas até enquanto você dorme. Basta ir penteando os fios ao redor da cabeça, da direita para a esquerda, e ir colocando grampos para formar uma espécie de faixa de cabelo.

Cabelo com grampo

Você vai penteando, circulando a cabeça com os fios e prendendo bem para não soltar. Use o grampo com a parte lisa para baixo. No final, coloque uma meia calça ou uma touca para segurar tudo no lugar e deixe por pelo menos duas horas (o ideal é dormir com a touca). Depois é só soltar e aproveitar suas madeixas lisissímas.

Touca de meia

Se não tiver jeito, secador e chapinha

Caso perceba que vai ter mesmo que apelar para o secador ou para a chapinha, utilize-os da maneira correta. Na hora de fazer a escova modeladora, use o secador em temperatura morna, sempre soprando o ar na direção do crescimento dos fios. Ao finalizar, solte um jato de ar frio para deixar o cabelo mais brilhoso e evitar o frizz.

Secador nos cabelos

Já no caso da chapinha, o melhor é passar o aparelho com a ajuda de um pente e não com as mãos, evitando assim deixá-lo oleoso. Passe devagar, em mechas pequenas, pois em mechas grossas você vai acabar repetindo o processo diversas vezes para conseguir alisar todos os fios. Não deixe a chapinha parada por muito tempo no mesmo lugar e nunca se esqueça de usar o protetor térmico antes de alisar (isso também vale para o secador!).

Gostou das dicas? Então continue conferindo nossas matérias para aprender mais dicas, truques e sugestões para deixar seu cabelo lindo todos os dias!

Como deixar o cabelo liso naturalmente
Avalie este artigo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.