Como acabar com as pontas duplas
Confira nossas dicas e descubra como se livrar de vez das pontas duplas e evitar que elas apareçam outra vez.
As pontas duplas são um problema muito comum quando o cabelo está ressecado. Junto com a aspereza dos fios, elas são um sinal de que você precisa repor a água perdida pelo seu ele, entre outros nutrientes que o mantém hidratado.
Assim como os problemas causados pela falta de proteínas, as pontas duplas podem ser prevenidas com a mudança de alguns hábitos. Como a hidratação e a reposição de nutrientes deve começar de dentro para fora, o primeiro passo é beber bastante água e optar por uma alimentação balanceada com bastante vegetais, frutas, legumes e carnes magras.
Se você quer evitar a todo custo o aparecimento de pontas duplas, essa matéria foi feita pra você. Preparamos uma lista com as melhores sugestões para acabar de vez desse inconveniente sem precisar diminuir o comprimento do seu cabelo. Confira!
Por que as pontas duplas aparecem?
O cabelo é composto por três camadas, e a mais externa delas é chamada de cutícula. A cutícula é formada por uma série de escamas sobrepostas umas sobre as outras. Quando essas escamas se abrem, a parte interna do cabelo fica exposta, e é por isso que os problemas começam.
Na ponta dupla, o que ocorre é a abertura do fio no mesmo sentido do comprimento, em alguns casos mais de uma vez. Além dos fatores naturais com o sol e mar que desgastam os fios, o uso frequente de chapinha, secador, babyliss e de químicas em geral pode tornar propício o aparecimento dessas pontas indesejadas.
Dicas para se livrar das pontas duplas.
-
Cortar é renovar
Não tem jeito, você vai ter que cortar as pontas dos cabelos regularmente. A cada dois ou três meses, apare o cabelo para deixá-lo mais saudável e renovar as pontinhas.
Se você não quer perder comprimento de jeito nenhum, a dica é optar pelo corte bordado, que retira apenas as pontas e não diminui significativamente o tamanho dos fios. Essa técnica pode ser feita em casa mesmo, e apesar de levar um tempinho, compensa para quem está deixando as madeixas crescerem.
-
Hidratar pra valer
Como você já descobriu, as pontas duplas são resultado de um cabelo desidratado. Por isso, é indispensável fazer uma hidratação por semana para repor o que foi perdido. Dê preferência a máscaras de hidratação profunda, e escolha produtos compostos por ingredientes como pantenol, aloe vera e vitaminas A e E.
-
Aposte nos óleos vegetais e na queratina
Cada vez mais famosos no mundo dos cosméticos, os óleos vegetais são uma receita simples para repor nutrientes dos fios, evitando assim o ressecamento e o aparecimento de novas pontas duplas. Para fazer a umectação, passe o óleo de sua preferência em toda a extensão do cabelo e deixe agir por pelo menos duas horas.
Você pode fazer semanalmente e, se preferir, durma com o produto nos cabelos e garanta um resultado ainda melhor. Alguns dos mais indicados são os óleos de: coco, argan, amêndoas e abacate.
Já a queratina deixa o cabelo mais forte e evita o aparecimento de pontas duplas por mais tempo.
Para utilizar esse produto, faça uma reconstrução capilar uma vez ao mês, aplicando a queratina junto com uma máscara de hidratação e finalizando com o secador. Tenha cuidado para não realizar reconstruções com um intervalo menor do que 15 dias, pois a queratina em excesso pode levar à quebra do cabelo.
-
Escolha bons produtos
Conhecer seu cabelo é primordial para escolher os produtos adequados para ele. Além de optar por shampoos específicos para seu tipo, um bom truque é utilizar o reparador de pontas. O produto tem a função de disfarçar momentaneamente o frizz, e apesar de não ser uma solução para remover pontas duplas, é um bom aliado para deixar o cabelo mais bonito.
Veja também: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Shampoos E Condicionadores
Se você tem o cabelo fino, prefira reparadores de pontas à base de silicone para que ele não fique com uma aparência pesada. Já se seu cabelo for grosso, você pode escolher produtos à base óleos, de preferência os vegetais.
Outras dicas
- Sempre que for utilizar secador, chapinha ou babyliss, aplique um protetor térmico antes;
- Utilize água fria ou morna para lavar o cabelo, a água quente desidrata os fios;
- Evite aplicar química com muita frequência;
- Não prenda o cabelo quando ele estiver molhado.