Como acabar com as pontas duplas

Confira nossas dicas e descubra como se livrar de vez das pontas duplas e evitar que elas apareçam outra vez.

As pontas duplas são um problema muito comum quando o cabelo está ressecado. Junto com a aspereza dos fios, elas são um sinal de que você precisa repor a água perdida pelo seu ele, entre outros nutrientes que o mantém hidratado.

Assim como os problemas causados pela falta de proteínas, as pontas duplas podem ser prevenidas com a mudança de alguns hábitos. Como a hidratação e a reposição de nutrientes deve começar de dentro para fora, o primeiro passo é beber bastante água e optar por uma alimentação balanceada com bastante vegetais, frutas, legumes e carnes magras.

Pontas duplas1

Se você quer evitar a todo custo o aparecimento de pontas duplas, essa matéria foi feita pra você. Preparamos uma lista com as melhores sugestões para acabar de vez desse inconveniente sem precisar diminuir o comprimento do seu cabelo. Confira!

Por que as pontas duplas aparecem?

O cabelo é composto por três camadas, e a mais externa delas é chamada de cutícula. A cutícula é formada por uma série de escamas sobrepostas umas sobre as outras. Quando essas escamas se abrem, a parte interna do cabelo fica exposta, e é por isso que os problemas começam.

Na ponta dupla, o que ocorre é a abertura do fio no mesmo sentido do comprimento, em alguns casos mais de uma vez. Além dos fatores naturais com o sol e mar que desgastam os fios, o uso frequente de chapinha, secador, babyliss e de químicas em geral pode tornar propício o aparecimento dessas pontas indesejadas.

Dicas para se livrar das pontas duplas.

  1. Cortar é renovar

Não tem jeito, você vai ter que cortar as pontas dos cabelos regularmente. A cada dois ou três meses, apare o cabelo para deixá-lo mais saudável e renovar as pontinhas.

Se você não quer perder comprimento de jeito nenhum, a dica é optar pelo corte bordado, que retira apenas as pontas e não diminui significativamente o tamanho dos fios. Essa técnica pode ser feita em casa mesmo, e apesar de levar um tempinho, compensa para quem está deixando as madeixas crescerem.

  1. Hidratar pra valer

Como você já descobriu, as pontas duplas são resultado de um cabelo desidratado. Por isso, é indispensável fazer uma hidratação por semana para repor o que foi perdido. Dê preferência a máscaras de hidratação profunda, e escolha produtos compostos por ingredientes como pantenol, aloe vera e vitaminas A e E.

  1. Aposte nos óleos vegetais e na queratina

Cada vez mais famosos no mundo dos cosméticos, os óleos vegetais são uma receita simples para repor nutrientes dos fios, evitando assim o ressecamento e o aparecimento de novas pontas duplas. Para fazer a umectação, passe o óleo de sua preferência em toda a extensão do cabelo e deixe agir por pelo menos duas horas.

Você pode fazer semanalmente e, se preferir, durma com o produto nos cabelos e garanta um resultado ainda melhor. Alguns dos mais indicados são os óleos de: coco, argan, amêndoas e abacate.

Já a queratina deixa o cabelo mais forte e evita o aparecimento de pontas duplas por mais tempo.

Para utilizar esse produto, faça uma reconstrução capilar uma vez ao mês, aplicando a queratina junto com uma máscara de hidratação e finalizando com o secador. Tenha cuidado para não realizar reconstruções com um intervalo menor do que 15 dias, pois a queratina em excesso pode levar à quebra do cabelo.

  1. Escolha bons produtos

Conhecer seu cabelo é primordial para escolher os produtos adequados para ele. Além de optar por shampoos específicos para seu tipo, um bom truque é utilizar o reparador de pontas. O produto tem a função de disfarçar momentaneamente o frizz, e apesar de não ser uma solução para remover pontas duplas, é um bom aliado para deixar o cabelo mais bonito.

Veja também: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Shampoos E Condicionadores

Se você tem o cabelo fino, prefira reparadores de pontas à base de silicone para que ele não fique com uma aparência pesada. Já se seu cabelo for grosso, você pode escolher produtos à base óleos, de preferência os vegetais.

Outras dicas

  • Sempre que for utilizar secador, chapinha ou babyliss, aplique um protetor térmico antes;
  • Utilize água fria ou morna para lavar o cabelo, a água quente desidrata os fios;
  • Evite aplicar química com muita frequência;
  • Não prenda o cabelo quando ele estiver molhado.
você pode gostar também
Deixe um comentário