Shampoo infantil: mocinho ou vilão dos cabelos adultos?
Neste post, traremos informações sobre essa questão que é feita por várias de nós sanando, de vez, essa dúvida.
Sempre rola aquela dúvida shampoos infantis, por terem, teoricamente, fórmula mais “fraca” para não agredir os cabelos das crianças, fazem bem ou mal para os adultos.
Pois bem, para responder a essa pergunta, é preciso ir um pouco mais além do que a simples análise empírica e o fato de que atendem aos quesitos limpeza e ausência de sulfato.
Já falamos, algumas vezes, sobre a questão do pH (potencial de Hidrogêncio) dos produtos usados nos cabelos, certo? Só para relembrar: o índice varia de 0 a 14 – ficando em 7,0, é neutro; abaixo de 7,0, é ácido e acima, alcalino. Traduzindo para o nosso assunto: produtos alcalinos ou neutros provocam o ressecamento e ácidos o evitam.
Veja também: Qual A Importância Do PH Nos Produtos Para Cabelos?
Os cabelos adultos têm pH entre 4,5 e 5,5. Já os infantis têm o índice entre 7,0 e 7,5. Daí, sendo mães ou não, sabemos que os shampoos devem ser feitos de forma que não agridam olhos, pele e os próprios cabelos, ou seja, precisam ser neutros (com pH inferior ao da lágrima, que é de 7,2).
Logo, concluímos que shampoos infantis ressecam os cabelos, abrindo as cutículas capilares. Todas sabemos que cutículas abertas fazem esvair a hidratação, enquanto cutículas fechadas têm, exatamente, o efeito contrário.
Assim, os shampoos adultos precisam ser feitos com o pH adequado para, além de promover a limpeza, preparar os fios para a hidratação.
Algumas meninas que têm os cabelos mais oleosos e intercalam o uso de shampoos adultos e infantis afirmam não sentir seus fios mais ressecados. Mas, devemos lembrar a velha premissa: cada caso é um caso.
O ideal é usar os produtos adequados adultos usando produtos para adultos e crianças, produtos feitos especialmente para elas.
Mesmo que não tenha sulfato, os shampoos infantis abrem as cutículas, então, do que adianta, não é? Uma dica para as mamães de plantão é ir preparando, aos poucos, os cabelos de seus pimpolhos a partir dos oito anos, introduzindo, de maneira sutil, os produtos adultos.
Esperamos que tenham gostado das dicas! Até a próxima!