Loiras e poderosas

Dicas sobre qual o shampoo ideal para matizar e manter a coloração, sem deixar que os fios acabem com o tão temido amarelado.

0

Os loiros estão em alta e suas tonalidades variam de acordo com o estilo de cada pessoa: platinados, luzes, mechas, e por aí vai. Mas, tão populares quanto o sonho de várias em clarear os cabelos são as dúvidas sobre como manter a coloração sempre bonita, principalmente quando o assunto são os shampoos matizadores.

Isso porque rola sempre aquele questionamento sobre qual a cor ideal: roxo ou azul?
Primeiramente, vamos tratar sobre a matização. Quem tem os cabelos loiros já sabe: para sair daquela coloração obtida no salão para um terrível “amarelão” é um estalar de dedos.

Cabelo matizado

E por que isso acontece? A ação do tempo e elementos externos, como secador em excesso, piscina, sal marinho e Sol fazem com que as madeixas cheguem a cores esverdeadas, laranjas ou amareladas com maior facilidade, fora a mistura de tinturas de cores diferentes.

É aí que entram os matizadores, a matização auxilia na manutenção da cor e na obtenção da tonalidade desejada, permitindo que os fios sejam realçados através de tons mais brilhantes, vivos e luminosos.

Apesar de não ter o objetivo de hidratar, a matização interrompe o processo de oxidação dos fios, que é o que causa o desbotamento da cor. Uma grande vantagem dessa técnica é a rapidez, podendo ser feita com shampoos matizadores.

Estes produtos vêm em cores diferentes, assim, você pode encontrar shampoos cinzas, roxos, azuis ou violetas. O seu tipo de cabelo é quem vai ditar a cor ideal para usar e obter o efeito desejado.

Como o matizador trabalha no efeito de neutralização por cores opostas (uma cor oposta anula a outra), é preciso se atentar a esse detalhe para escolher a tonalidade correta de seu shampoo matizador.

Cabelos acobreados ou com coloração mais próxima ao laranja precisam recorrer aos shampoos ou máscaras azuis, que é a cor que neutraliza o alaranjado. Os produtos cinzas até são bastante procurados, mas, por conter alta quantidade de pigmentação, pode acabar escurecendo os fios. Para evitar erros, dilua o produto na água antes de aplicar, conhecendo a potência da ação.

Cabelos dourados e amarelados requerem produtos de cores roxas ou violetas que neutralizam o amarelo. Evite os produtos azuis ou cinzas, que fecham a cor, deixando os cabelos cinza ou com efeito chumbado.

Shampoo desamarelador

Os produtos prateados (que não devem ser confundidos com os cinzas) são mais indicados para os cabelos platinados por também serem capazes de neutralizar a cor amarelada.

É comum algumas meninas notarem seus fios variando entre tons amarelos e laranja , o que requer uso de dois tipos de matizadores.

Evite misturar as duas tonalidades, procurando intercalar os produtos indicados para cada tom de cabelo.

Caso queira clarear, use um shampoo clareador para, depois, aplicar o matizador. Assim, você clareia os fios e potencializa a cor com matizadores.

Para ajudar o esclarecimento da dúvida sobre qual produto utilizar, recorra à Estrela de Oswald, uma ilustração baseada na colorimetria e mostra quais cores se anulam. O azul neutraliza o laranja. O verde neutraliza o vermelho. E assim por diante. Veja na ilustração abaixo:

Neutralizando a cor dos cabelos

A matização pode ser feita por produtos específicos, que devem ser aplicados por mechas, de baixo para cima, deixando agir entre 15 e 20 minutos. Ou, pelos shampoos e cremes de tratamento que, apesar de não terem ação imediata, matizam os cabelos de forma gradual promovendo, também, limpeza profunda e brilho.

A tonalidade escolhida é a mesma para todos os produtos que for utilizar, só respeite o tempo indicado para não ressecar os fios, ok?

Abaixo, trazemos um vídeo com dicas sobre matização. Se as dúvidas ainda persistirem, procure um bom profissional, ele vai saber te orientar e guiar para chegar ao seu tom tão desejado!

O QUE É MATIZAÇÃO? Como matizar o cabelo?

 

Loiras e poderosas
Avalie este artigo

você pode gostar também