Saiba por que é necessário observar o pH do xampu ideal para seu cabelo

Substância com pH próximo ao do cabelo auxilia a deixar os fios mais saudáveis, brilhantes e com a aparência mais bela.

Um dos itens indispensáveis na rotina de cuidados é o xampu. O produto é classificado de acordo com cada tipo de cabelo, que pode ser seco, oleoso, crespo e cacheado, tingido e mais.

No entanto, além de avaliar a característica dos fios, é necessário observar o pH do xampu para chegar a aparência e textura ideal dos fios. E geralmente, o pH ideal deve ter entre 4,5 e 6,5.

O que é o pH do xampu?

pH do xampu

A tricologista Cristal Bastos diz que o pH é o índice usado para mensurar o grau de acidez ou de alcalinidade de um produto. “Quando falamos sobre pH neutro, por exemplo, estamos diante de uma substância cujo pH é idêntico ao da região onde ele vai atuar. No caso dos cabelos este valor gira em torno de 4,5 a 5,5”, disse em entrevista ao portal A Gazeta.

Geralmente, os itens vêm com os dados na embalagem. A profissional diz que os produtos que possuem pH neutro para os cabelos (4,5 a 5,5) podem acarretar em menor danos à fibra, mas nem sempre é o pH que deixa os fios com o aspecto mais belo. “Assim como estar com a aparência bonita não significa que o cabelo esteja saudável”, destaca.

De acordo com a tricologista Camila Zanoni, o pH ideal para o xampu é em torno de 5,0 e 6,5. “O pH dos nossos cabelos fica em torno de 4,5 e 5,5, sendo assim buscar produtos com pH dentro dessa faixa do fisiológico, que é o natural do cabelo, trazem menos problemas. Deve-se observar os ativos contidos na formulação também”, argumenta.

Como escolher o xampu com melhor pH?

Segundo Camila Zanoni, para a escolha do pH correto é necessário procurar o pH fisiológico. “Ele deve estar indicado pela empresa no frasco ou quando comprado em espaços de terapia e tricologia a fábrica deve informar aos profissionais”, frisa.

Além disso, a tricologista diz que o pH acima de 7 pode acarretar em dermatites, porosidade, quebra dos fios, desbotamento da cor, ressecamento dos fios e couro cabeludo. “Tudo isso varia de acordo com a frequência e o produto que está sendo usado”, complementa.

Dessa forma, a dica é ir atrás de orientação profissional para escolha de melhor produto. “É o profissional que terá a melhor capacidade de avaliar que produto determinado cabelo necessita mais”, finaliza.

Leia ainda: Cabelo chumbado: saiba como corrigir fios sobrecarregados de pigmentos

você pode gostar também
Deixe um comentário