S.O.S. cabelos com luzes

Neste post, trazemos dicas caseiras para tratar seus cabelos com selagem térmica caseira, sem química ou mais agressões aos fios.

0

Como diria Hebe Camargo, “mulher não envelhece, enlourece”. A verdade é que muitas de nós se rendem às madeixar mais claras, na maior parte das vezes, recorrendo às mechas e luzes.

Ou, mesmo quem não quer ficar loira, acaba usando tratamentos químicos, como progressivas e alisamentos. Em qualquer um dos casos, a agressão aos fios é grande e requer cuidados especiais que, felizmente, nem sempre são dispendiosos.

Um dos métodos mais eficazes e poderosos para tratar os cabelos é a selagem. O procedimento pode ser feito no salão, mas, há uma receita caseira potente que não leva química em sua composição e, de quebra, pode custar menos do que recorrer à um profissional.

Como ingredientes, a receita tem queratina, máscara de reconstrução e ampola, tendo como objetivo a hidratação e fortalecimento dos fios.

O tratamento tem o objetivo de selar os cabelos, deixando-os sem frizz. Seu nome vem do próprio processo: passar o secador e chapinha com o produto umectante, selando as cutículas, deixando os cabelos brilhantes e hidratados (efeito desmaia cabelo). Também é conhecido por blindagem capilar.

Ingredientes:

  • máscara de hidratação (quantidade habitual para seus tratamentos)
  • uma colher de queratina líquida sem enxágue
  • uma ampola semidilino

Modo de fazer:

  • Lave os cabelos previamente, de preferência, com um shampoo anti-resíduo. Tire o excesso de água com a toalha e o secador. Em seguida, aplique a mistura, mecha a mecha, massageando bem.
  • Seque os cabelos (sem enxaguar) e passe a chapinha. Quando o cabelo esfriar, enxágue, tirando o excesso de água com a toalha. Aplique uma ampola de três minutos e, após a ação, enxágue e finalize. Nesse processo, seque com o secador (aplicando o protetor térmico).

Selagem caseira

Observações:

A queratina precisa ser enxágue para poder ser deixada por mais tempo no cabelo, ajudando na hidratação e dando proteção térmica. As convencionais só podem permanecer por até 10 minutos.

Para quem estiver com os cabelos danificados, o recomendável é que o tratamento seja feito a cada 15 dias. Caso os cabelos estejam saudáveis, o processo pode ser feito a cada 40 ou 60 dias.

A ampola semidilino repõe os nutrientes emolientes e hidratantes, além de devolver a elasticidade e brilho dos cabelos. Em sua composição, encontram-se elementos, como Omega3 e 6, vitamina E, linhaça e cristais de diamante.

Se quiser, pode acrescentar um selador de cutículas à receita. Neste caso, aplique na última etapa do tratamento, aplicando o selador ao escovar os cabelos pela última vez. O ideal é que deixe os cabelos sem lavar por, pelo menos, três dias.

No enxágue, pode substituir a ampola de três minutos por 100 ml de água para 25 ml de vinagre, deixando agir com cinco minutos.Após o procedimento, não use shampoo de limpeza profunda e diminua o número de vezes que lava o cabelo.

A selagem não tem contra-indicações, podendo ser feita por gestantes e lactante (desde que seguida à risca). Caso, na receita, seja acrescentado algum produto alisante, o procedimento alisa os cabelos.

As meninas que têm cabelos cacheados podem usar o secador com difusor para secar a raiz, dispensando o uso da prancha. Em cabelos muito danificados, o tratamento tem a duração de 15 dias, por isso, a recomendação de aplicação citada acima.

Selagem caseira loiro

Selecionamos o vídeo abaixo para ilustrar como fazer o procedimento:

Então, é isso, meninas! Esperamos que essa dica auxilie na recuperação de seus fios! E, não se esqueçam de contar pra gente os resultados, ok?

Beijos e até mais!

Veja também:

S.O.S. cabelos com luzes
Avalie este artigo

você pode gostar também
Você pode gostar