Rícino e alecrim: se juntos arrasam, imagine juntos!
Neste post, trazemos informações sobre os dois óleos vegetais que, aliados, são poderosos umectantes para o crescimento.
Você, que nos acompanha, sabe o quanto gostamos de trazer dicas e receitas naturais para auxiliar em probleminhas que tantos nos incomodam, como queda, ressecamento, hidratação, dificuldade em ver o cabelo crescer, entre outras.
Hoje, trazemos não um, mas, dois óleos vegetais que, juntos, fazem milagres para o crescimento de seus fios: alecrim e rícino.
São receitas lá do tempo de nossas avós e você vai descobrir que não é a toa que elas têm essas duas plantinhas bem ali, nos vasos e quintais.
O óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona, é excelente para fios e couro cabeludo: combate a queda e oleosidade, repõe os lipídios, estimula a circulação, fortalece e encorpa os fios.
Rico em vitamina E, favorece o crescimento dos cabelos, além de ser eficaz no fim à caspa, fungos e bactérias, devido à presença do Ricinolein, glicerídio de ácido ricinoléico que tem ação antibactericida e anti-inflamatória. Com seu uso, os fios têm suas cutículas restauradas, ganhando mais brilho.
O alecrim também possui extensas propriedades medicinais, possuindo ações adstringente, anti-inflamatória, antisséptica, analgésica, calmante, antioxidante e ser potente contra dermatites, oleosidade, queda e caspa.
Como o rícino, repõe lipídios, estimula a circulação sanguínea, fortalece e encorpa os fios, além de limpar profundamente e tonalizar.
Além de todos esses benefícios, os dois óleos têm a vantagem de serem muito baratos e fáceis de manipular. Podem ser usados em separado, mas, juntos, têm sua ação potencializada, até porque o uso do óleo de rícino é um pouco complicado devido à sua estrutura mais densa que dificulta sua aplicação e retirada dos cabelos. Então, vamos às receitinhas?
Óleo de alecrim caseiro
Você pode adquirir o óleo essencial pronto ou fazer o seu em casa, mesmo! Para isso, você vai precisar de 250 ml de azeite de oliva e quatro ramos de alecrim fresco. Primeiro, aqueça o azeite em uma panela por três minutos.
Adicione os ramos e deixe, até murchar. Depois disso, deixe por mais um minuto e retire do fogo. Coloque os ramos em uma garrafa e jogue o óleo por cima. Guarde essa mistura por uma semana para, assim, poder usá-la.
Receita caseira de umectação
Na receita de umectação para o crescimento você vai precisar de três colheres de óleo de rícino e uma colher do óleo de alecrim.
Aplique a mistura na raiz, massageando bem para ativar a circulação sanguínea da região. Na extensão dos fios, você pode usar outro óleo vegetal, como o de coco ou oliva.
Deixe agir por 2h, lave normalmente e aplique a máscara de hidratação de sua preferência.
Você também pode potencializar a ação dessa mistura colocando uma touca plástica por 10 minutos.
Mas, atenção: essa receita é contra-indicada para gestantes, lactantes, crianças e hipertensas devido à ação estimulante da circulação sanguínea promovida por esses óleos.
Receita de chá de alecrim
Caso não tenha óleo de rícino em casa, você também pode aplicar apenas o chá de alecrim nos cabelos, adicionando qualquer óleo vegetal.
Para prepara-lo, basta ferver uma xícara de chá de água por três minutos. Adicione o ramo de alecrim e deixe no fogo até que ele murche.
Retire o chá, coloque em um recipiente e guarde.Misture o chá com óleo de coco (ou qualquer outro óleo vegetal), aplique com algodão no couro cabeludo (apenas na raiz, sem distribuir pela extensão dos fios) e deixe agir por 2h.
Enxágue e finalize com sua máscara de hidratação. Você pode substituir a água por 250ml de azeite de oliva, sem nenhum problema.
A utilização de todas essas receitas é recomendada para 2x na semana. Abaixo, colocamos alguns vídeos que podem ilustrar o procedimento de uso. Esperamos que tenham gostado das dicas! Grande beijo e até a próxima!
Receita para acelerar o crescimento com óleo de rícino:
Como fazer óleo de alecrim:
Crescimento capilar com óleo de rícino e alecrim:
Veja também: