Qual o melhor tratamento para queda de cabelo em homens?

Com o tratamento certo, é possível evitar ficar careca por conta da queda de cabelo excessiva.

0

Um problema muito comum em homens é a queda de cabelo. Essa queda anormal nos cabelos é preocupante para muitos homens e pode começar ainda na adolescência. Por isso, ficar careca é o principal medo masculino relacionado à estética.

É normal é que caiam cerca de 100 a 150 fios por dia para dar lugar a novos fios. Quando mais fios caem, muitos procuram shampoos antiqueda nas farmácias. No entanto, esses produtos só servem para tratar seborreias e dermatites.

Dessa forma, se a queda de cabelo tiver uma causa diferente, é necessário buscar outros tratamentos. Para ajudar, descubra abaixo quais são as causas mais frequentes para a queda de cabelo em homens e qual é a melhor forma de tratamento para o problema.

Causas da queda de cabelo masculina

Se você percebe que o seu cabelo está caindo demais e deixando rastros em todos os lugares que você passa, é preciso sentar e refletir no que pode estar causando isso antes de buscar tratamentos. Confira quais são as causas mais comuns da queda de cabelo masculina.

Calvície

A calvície é causada por fatores genéticos, porém só a hereditariedade não é suficiente para causar a queda de cabelo. Alguns outros fatores externos podem acelerar esse processo, como o estresse, depressão e uso de cigarros, por exemplo.

Além da queda de cabelo, é importante notar se existe ardência, vermelhidão ou coceira no couro cabeludo, o cabelo está muito mais oleoso que o normal e o aparecimento de caspa. Caso esses sintomas sejam apresentados, é importante procurar um dermatologista para tratamento.

Alterações hormonais

Alguns tipos de distúrbios nas glândulas endócrinas, como a tireoide, podem desregular o organismo e dificultar o transporte dos nutrientes pelo corpo. Assim, o cabelo também pode passar a receber menos nutrientes e, consequentemente, cair mais.

Nesses casos, é necessário buscar um endocrinologista para investigar e tratar mais profundamente a causa da queda de cabelo.

Má alimentação

A queda de cabelo também pode ser causada, em homens e mulheres, por uma má alimentação. Como o resto do corpo, o cabelo precisa de muitos nutrientes para ficar saudável. Além disso, uma dieta pobre em nutrientes pode causar outras doenças, como a anemia, que podem agravar a queda de cabelo.

Melhores tratamentos para a queda de cabelo em homens

Mesmo com diferentes origens, existem vários tipos de tratamentos para a queda de cabelo disponíveis no mercado, dos mais simples aos mais complexos. Descubra quais são os melhores.

Uso de cosméticos específicos

Ao invés de procurar shampoos antiqueda, procure linhas de tratamento focadas na revitalização do couro cabeludo específicas para o seu tipo de cabelo. Também é essencial manter uma rotina de nutrição dos fios por meio de produtos específicos.

Mude hábitos

Infelizmente, algumas ações rotineiras podem causar problemas que vão resultar na queda de cabelo, como dormir com o cabelo molhado e usar boné ou chapéu. Nessas situações, o cabelo fica abafado, o que aumenta a proliferação de fungos e a chance de desenvolver uma dermatite seborreica.

Faça tratamentos capilares

Atualmente, existem diversos tratamentos capilares tecnológicos no mercado que garantem a recuperação do cabelo. Os custos podem ser mais altos, mas realmente valem a pena, especialmente para homens com calvície.

Alguns desses tratamentos envolvem laser de baixa penetração, estimulação do couro cabeludo com microcorrentes de eletricidade e até transplantes de unidades foliculares.

Mantenha uma alimentação saudável

Para ajudar a fortalecer os cabelos, é essencial ter uma dieta que equilibre diversos nutrientes, como as vitaminas do complexo B e C, ferro e zinco. Também é interessante incrementar o cardápio com mais alimentos naturais, proteínas e carboidratos integrais.

Alguns alimentos que podem colaborar com a saúde dos fios são nozes, sementes de chia, linhaça, cenoura, tomate, beterraba, laranja, tangerina, abacaxi. amendoim, avelã, amêndoa, aveia, castanha do Pará e feijão.

Busque ajuda rapidamente

No geral, quando mais cedo se procura ajuda médica, menos tempo vai ser necessário para resolver o problema. O ideal é sempre buscar um médico dermatologista assim que os primeiros sinais de queda de cabelo em excesso forem percebidos ou até antes disso.

Somente um profissional poderá indicar qual é o melhor tratamento para a sua queda de cabelo. Em alguns casos, especialmente se a causa for calvície, é preciso de medicação para tratar o problema.

Veja mais:

Qual o melhor tratamento para queda de cabelo em homens?
Avalie este artigo

Você pode gostar

você pode gostar também