Cuidados com os cabelos masculinos

Saiba quais são os hábitos simples que podem promover bons cuidados com os cabelos masculinos, além de dicas de produtos que dão, ainda mais, estilos.

0

Sim, hoje, o post é de vocês! Afinal, cada vez mais, os homens têm se preocupado com sua aparência e higiene, o que inclui os cuidados com os cabelos. Por isso, trazemos dicas sobre como cuidar melhor dos seus cabelos, assim como dicas de produtos muito corriqueiros que podem deixar os fios muito mais estilosos.

E por que um capítulo especial só para cabelos masculinos? Porque eles são diferentes dos femininos, com textura mais espessa e camadas mais firmes e compactas. Dessa forma, os fios parecem menos frágeis e porosos. Por outro lado, apresentam maior tendência à oleosidade, dando aos homens maior propensão para problemas como caspa, dermatite, seborreia e calvície.

Hábitos que fazem bem

Lavagem diária: lavar os cabelos diariamente evita a oleosidade e aparecimento de caspa, especialmente se seguir a recomendação quanto à temperatura da água, que deve ser de morna para fria.

Assim como nas mulheres, a água quente aumenta a produção de glândula sebácea, tendo como consequência o aparecimento da caspa.

Use produtos adequados ao seu tipo de cabelo: não são só as mulheres que apresentam diferentes tipos de cabelo. Vocês, homens, apesar de apresentar maior tendência à oleosidade, também têm cabelos secos, normais, oleosos…

Por isso, use produtos voltados para os cabelos masculinos (os femininos podem agravar o problema da oleosidade), incluindo os do tipo 2×1 (shampoo + condicionador no mesmo produto).

Eles são práticos e não ressecam os fios. Ah, e evite, de todas as formas possíveis, lavar os cabelos com sabonete. O produto resseca os fios por ter maior quantidade de soda cáustica associada a outros adstringentes.

Condicionador, use com moderação: como já mencionamos, o cabelo masculino tem maior tendência para a oleosidade, portanto, o recomendável é evitar o uso do condicionador, exceto em casos de fios mais secos ou compridos, que ajuda na aplicação do produto apenas nas pontas.

Então, prefira aplicar o condicionador em dias alternados, após a lavagem com shampoo, enxaguando bem para retirar o excesso.

Hidratação: sim, garotos também precisam hidratar as madeixas. Fatores externos, como raios solares, sal marinho , cloro e poluição são agressores externos que causam problemas sérios aos fios.

Caso visite, com frequência, mar ou piscina, não deixe de usar protetor térmico nos cabelos para evitar o ressecamento.

Outra dica é lavar os cabelos com água não salinizada e penteá-los com uma quantidade pequena de creme hidratante, para não aumentar a oleosidade. Deixe agir por 15 minutos e enxágue.

Tenha cautela com os finalizadores: como veremos daqui a pouco, pomada e gel são verdadeiros parceiros na hora de estilizar os cabelos após o banho. Mas, preste atenção à sua formulação.

Para não ressecar os fios, procure aqueles que não contenham álcool, além de não exagerar para, ao invés de deixar os cabelos mais bonitos, não provocar neles a aparência de sujos.

Quem precisa usar os dois com maior frequência deve lavar os cabelos com shampoos antirresíduo, semanalmente, para não deixar que os restos do produto grudem nos fios e couro cabeludo.

Uso comedido de chapéus e bonés: sim, chapéus dão todo um estilo a mais no visual, bonés são ótimos para esconder aqueles dias em que o cabelo acorda de mau humor…mas, seu uso deve ser comedido.

Estes acessórios abafam o couro cabeludo, piorando a oleosidade e causando doenças dermatológicas e a queda capilar.

Visite o cabeleireiro regularmente: homens devem cortar os cabelos mensalmente, para não dar a impressão de desleixo à medida em que os fios menores vão crescendo.

Além disso, cortar os cabelos com maior frequência vai deixar as madeixas mais brilhantes, macias e maleáveis.

Dê um fim à caspa: mais frequente em homens que nas mulheres, o problema da caspa costuma causar situações bem embaraçosas. A descamação pode ser provocada por fatores diversos, desde pele ressecada até eczemas, passado pela psoríase e dermatite.

Tudo isso pode ser causado por estresse, oleosidade, distúrbios hormonais e redução da imunidade. Sendo assim, identifique a causa do problema e combata-o, lavando os cabelos diariamente com shampoos específicos para caspa e, se necessário, com o uso de medicamentos.

A eliminação de maus hábitos diários, tais como dormir com cabelo molhado e uso excessivo de bonés e chapéus pode ajudar bastante.

Tratando a calvície: para quem acha que, ao começar a ficar careca, não tem mais volta, está enganado!

Para começar, o problema é genético, por isso, se tem alguém na família que apresenta calvície, vale começar um tratamento precoce, mesmo quando começar que os fios estão mais finos e se já estão aparecendo as famosas entradas.

Com os produtos apropriados e indicados por um dermatologista, o problema pode ser minimizado. Quanto à causas externas, como uso exagerado de anabolizante, distúrbios emocionais e esfregar a toalha com muita força, essas são, também, passiveis de solução.

Estilizando o penteado com gel e pomada

Nós, mulheres, costumamos dizer que homens não deveriam reclamar quando demoramos a nos aprontar porque, para eles, é só passar um gel nos cabelos e, pronto!

Bem, pode até ser, mas, engana-se quem pensa que não há detalhes a ser levados em conta na hora de comprar o gel ou pomada para cabelos masculinos. Na verdade, há diferenças e são os diferentes tipos de produto que vão ditar o resultado final.

Pomadas dão mais brilho e maciez

Quem quer acertar os cabelos, mas, não gosta do efeito endurecido do gel pode se adaptar melhor às pomadas. Mesmo para quem quer os fios arrepiados o produto é indicado, até por proporcionar efeito mais natural.

Só atente-se ao que você quer na hora de adquirir a pomada. Versões secas seguram o penteado, mas, não dão o efeito molhado. As opções com brilho deixam os fios mais flexíveis e, ao mesmo tempo, brilhosos. Pomadas com propriedades específicas mantêm os fios macios e hidratados,.

Ok, mas, gosto mesmo é do gel

Sem problemas! Basta se atentar à composição do produto, deixando de lado as fórmulas que contenham gel por agredir os fios e irritar o couro cabeludo.

Além disso, homens com cabelos mais secos devem ter mais cautela ao usar o gel, pois, mesmo aqueles que não contenham álcool podem prejudicar e ressecar os fios. Neste caso, a pomada é mais bem indicada.

Posso usar diariamente?

Sim, desde que lave os cabelos diariamente, também, para evitar o acúmulo de resíduos e, consequentemente, todos esses probleminhas que já mencionamos (caspa, queda, etc).

Creme para pentear é coisa do passado

Nem só é coisa do passado como, também, no caso dos cabelos masculinos, pode prejudicar os fios. Além de não segurarem o penteado, deixam os fios com o aspecto empastado e oleoso, principalmente quando aplicado na região da raiz. Além disso, o produto pode obstruir os poros, ocasionando irritação e caspa.

Bom, meninos, então, é isso! Esperamos que tenham gostado desse post dedicado à vocês!

Você pode gostar
você pode gostar também