Por que o cabelo loiro fica verde no verão e como evitar que isso aconteça?

Após mergulho na piscina ou mar, cabelos loiros podem assumir tons esverdeados. Mudança de coloração pode ser evitada com alguns cuidados.

0

O sol do verão é propício para desfrutar da piscina, praia e das ondas do mar. No entanto, se  você não tomar alguns cuidados com a pele e os cabelos, eles acabam ficando desprotegidos, ressecados  e até mesmo no tom esverdeado.

A especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Valéria Campos, explica o porquê disso ocorrer e o que fazer para evitar a cor indesejada nos cabelos, dando dicas também de como retornar ao tom correto dos fios.

Em síntese, os cabelos ficam com a verde por conta do sulfato de cobre, elemento utilizado na limpeza das piscinas. Pela sua cor azul, a substância reage com a cor amarela do cabelo, o que acarreta no tom esverdeado.

Por já estar exposto às agressões externas, os fios ficam mais fracos e ressecados. Dessa forma, as cutículas se abrem e torna mais propícia a ação do sulfato de cobre.

O que fazer para evitar o tom esverdeado no cabelo?

Para evitar que isso ocorra, é fundamental manter os cabelos hidratados. Invista em tratamentos hidratantes pré-verão, chegando na estação com o cabelo saudável. Além disso, utilize cosméticos que nutram os fios.

Use e abuse de cosméticos com proteção contra os raios UVA e UVB. Também, aplique um leave-in ou creme de pentear antes de entrar na água, garantindo a proteção capilar.

Evite descoloração no cabelo ao longo dos 15 dias anteriores a ida à praia e piscina. E dê férias ao secador, chapinha e babyliss, pois esses acessórios reforçam a fragilidade dos cabelos.

Dicas para retirar o verde dos cabelos

Algumas ações podem auxiliar a voltar com a cor natural dos cabelos. Após o tom aparecer, use xampu antirresíduos na primeira vez que for lavar o cabelo e capriche na hidratação. Mas repita o procedimento apenas depois de alguns dias, pois os cabelos podem ressecar ainda mais. Também, evite seguir essa dica, caso tenha feito progressiva.

Outra alternativa é espalhar leite integral pelos cabelos molhados, encharcando-os. Deixe agir por cerca de 15 minutos, passe um pente e repita a operação até a cor verde sumir.

Aplique uma colher (sopa) de bicabornato de sódio diluída em um copo de água sobre os cabelos secos. Espere cinco minutos e retire o excesso de líquido, deixando o tom esverdeado sair junto. Na sequência, lave os cabelos e abuse da máscara de hidratação.

Por fim, existe a opção do vinagre de maçã. Acrescente quatro colheres (sopa) em 500 ml de água. Passe em todo o cabelo e espere agir aproximadamente 15 minutos. Depois, é só lavar como sempre.

Leia ainda: Saiba como ter cabelos saudáveis apenas com ingredientes naturais

Você pode gostar
você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More