Tem um pontinho branco no meu cabelo…

No post de hoje, falaremos mais sobre o problema, trazendo informações sobre causas e procedimentos para resolver.

0

Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Já aconteceu com vocês de, ao dar uma olhada no cabelo, perceber alguns pontinhos brancos?

E daí, podem até ter levado um susto, achando que é uma infestação de piolhos, devido à semelhança com lêndeas. Pois bem, hoje, vamos falar do que se trata esse problema, porque aparece e como resolver. Vamos lá?

Mulher curiosa

O que são os temidos pontinhos brancos?

O nome científico dos pontos brancos é Trichorrhexis Nodosa e nada mais é do que o aparecimento de nódulos brancos ao longo do comprimento dos fios, como se fossem pequenos nós que fazem parecer que os cabelos vão se quebrar a qualquer momento.

Trichorrhexis Nodosa

Significam que a cutícula capilar se rompeu, estando sujeita a se partir. Existem vários motivos para o surgimento do problema, como excesso de calor (tanto do sol quanto de equipamentos como secador e chapinha) e tratamentos químicos frequentes.

Tais fatores contribuem para a fragilização dos fios, tornando-os ressecados e sensíveis ao ponto de originar os pontos brancos. Tanto que, como quem já passou por isso pôde observar, a tendência dos pontos é aparecer no comprimento e nas pontas, pois, são as regiões mais afetadas por fatores externos, a consequência pode ser, sim, partir e quebrar.

Pontos brancos no cabelo

Porém, há também a chance de existir algum problema congênito, como deficiências nutricionais. Ou, ainda, micose, no caso de aparecerem no couro cabeludo. Nestes casos, principalmente quando não costumar passar pelos fatores iniciais, o recomendável é procurar um médico.

Como tratar?

Apareceu o pontinho branco? Saiba que é irreversível, mas, não se desespere porque é possível resolver com ações paliativas. Até porque, sem tratamento, os pontos fazem com que os cabelos se quebrem, gerando pontas duplas que, em consequência, partem os fios ao meio. E daí, o cabelo para de crescer, algo que ninguém quer.

Cortando as pontas

A primeira indicação é o corte, principalmente o bordado, que não tira no comprimento do cabelo.

Essa técnica tira ponta por ponta, em um processo mais demorado, mas, que, em contrapartida, não compromete o volume e remove pontas brancas e duplas.

Em seguida, reforce seu cronograma capilar e siga observando o aparecimento de novos pontos. O tempo de recuperação depende no nível do problema e pode levar de meses a anos.

Como evitar?

Melhor prevenir do que é remediar, não é verdade? Então, para não deixar que os famigerados pontos brancos surjam nos seus cabelos, invista na hidratação seguindo, à risca, seu cronograma capilar, incluindo as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Não deixe, também, de usar óleos finalizadores que manterão as cutículas fechadas, evitando que elas se abram.

Umectação capilar

Ao lavar os cabelos, entoe o nosso mantra de temperatura fria ou amena da água. Água quente agride os fios e retira a hidratação. Quando for pentear, o faça com cuidado, de preferência, usando pentes e escovas adequadas.

Quanto à proteção, jamais se exponha ao calor sem proteção, seja ela térmica (para aparelhos) ou solar.

Em verdade, evite expor os cabelos ao calor do secador e chapinha, bem como tratamentos químicos agressivos.

Então, é isso, meninas! Cuidem dos fios, acompanhando o aparecimento desses pontos para resolver o problema o quanto antes! Assim, seus cabelos se recuperarão mais rapidamente!

Beijos e até a próxima!

Tem um pontinho branco no meu cabelo…
Avalie este artigo

você pode gostar também