Cada cabelo com sua escova!
No post de hoje, vamos ensinar como escolher a escova mais adequada para cada tipo de cabelo, extinguindo, de vez, suas dúvidas nesse assunto.
Olá, meninas! Tudo bem? Escovar os cabelos é uma delícia, não é mesmo? É um cuidado muito especial, pois, ao serem penteados, os fios são revigorados, brilhantes e bonitos.
Mas, o processo, apesar de automático, tem algumas particularidades, além da indicação da escova mais indicada para cada tipo de cabelo. Vamos conhecer?
-
Como escovar corretamente
O erro de muita gente é seguir a extensão dos fios, começando a escova de cima para baixo. Isso não faz bem para os cabelos.
O certo é começar a pentear das pontas para cima, desembaraçando aos poucos. Dessa forma, você evita que seu cabelo forme uma bucha e acabe se quebrando.
-
Como escolher a escova certa
Cada textura e formato de cabelo pede um tipo adequado de escova. Por isso, listamos os principais, logo abaixo:
Cabelos lisos: as ideais são as do tipo almofadado, com aquelas bolinhas na ponta das cerdas, cuja função é massagear o couro cabeludo, sem machucar.
Outro modelo interessante é a escova térmica com cerdas de náilon. Cabelos lisos pedem escovação delicada, mecha por mecha. Se o cabelo for longo, a escova adequada é a do tipo grande, em formato de raquete, oval ou cerdas flexíveis.
Cabelos ondulados: as ondas pedem muito cuidado na hora da escovação, tanto por serem fios muito delicados quanto por não perder a definição. Por isso, a escova certa é a do tipo retangular, que ajuda a manter a forma natural, de preferência com cerdas mistas (aquelas com tamanhos irregulares).
Cabelos crespos: outro tipo de cabelo que merece muito cuidado para não quebrar os fios ao pentear de maneira incorreta. Aqui, o ideal são pentes de madeira, com dentes largos e espaçados, daquele tipo “jacaré” ou, ainda, as escovas redondas e mistas de javali com náilon.
Cabelos cacheados: a exemplo dos cabelos crespos, os cachos pedem pentes largos e grossos. Para não embolar os fios e deixar os cachos sempre definidos, procure pentear seus cabelos ainda úmidos, com a ajuda de um creme de pentear específico para cabelos cacheados.
Cabelos curtos: prefira as escovas pequenas e arredondadas.
Para alisar: adote escovas grandes, arredondadas e de cerdas unidas.
-
Esclarecendo os tipos de cerda
- Náilon: indicada para cabelos lisos ou levemente ondulados. Não deixe o secador encostar na cerda, para não derrete-la ou, pior, queimar o couro cabeludo.
- Náilon com bolinhas nas pontas: penteia e faz uma leve massagem no couro cabeludo.
- Mistas (javali e náilon): alisam os fios enquanto as de náilon desembaraçam.
- Naturais: ajudam a desembaraçar os fios e penteiam melhor.
-
Como manter a escova sempre em bom estado
Pentes e escovas podem ser verdadeiros depósitos de ácaros e poeira, além da própria sujeira dos fios, o que pode ser um verdadeiro veneno para seus cabelos. Portanto, procure limpá-los, pelo menos, uma vez na semana.
Fazer isso é muito fácil! Basta tirar os cabelos acumulados com a ajuda de um pente mais fino e, sem seguida, deixe a escova/pente de molho em mistura de água e shampoo (ou sabão neutro) por dez minutos.
Passado o prazo, enxágue bem em água corrente, deixando, depois, secar ao ar livre, de preferência sobre um pano ou toalha limpa, com as cerdas viradas para baixo.
E vocês, meninas, encontraram o tipo de escova ideal para seus cabelos? Sentiram diferença no estado dos fios? Contem pra gente!
Beijos e até mais!