Franja cortininha permite repaginar o visual sem ter que cortar o cabelo
Sem ter de meter a tesoura no cabelo, alguns truques de styling ajudam a criar efeito de franja nos cabelos lisos, ondulados e cacheados.
Entre as tendências de cabelo em 2020, está a franja cortininha, sendo usada por celebridades como Kaley Cuoco, de The Big Bang Theory. Ainda que não seja uma cantora famosa exibindo o visual, esse tipo de franja mescla uma pegada vintage e deixa o rosto ainda mais belo.
Embora seja uma tendência popular, o fato de ser uma franja e ter de cortar o cabelo traz receio a quem deseja repaginar o visual. Porém, é possível entrar na onda sem uso de tesoura, e nem estamos falando de franjas de aplique. Para isso, basta usar e abusar das dicas de styling, listadas para a revista Glamour.
Franja cortininha nos cacheados
Nos cabelos cacheados e crespos é preciso mexer no comprimento para criar a franja. “A base dos seus cachos vai subir, então o comprimento vai ficar menor na sua testa, fazendo com que as laterais pareçam mais compridas”, disse a diretora criativa e cabeleireira do Maxine Salon em Chicago, Amy Abramite. “Usar um difusor vai manter a textura natural intacta”.
Para iniciar o penteado, envolva o mousse de volume na raiz da franja. “Com a ajuda de um secador e um difusor, levante os fios da raiz com seus dedos e encaixe os cachos na base do difusor. E evite tocar no comprimento e nas pontas para evitar frizz”. Finalize o penteado pegando os cachos para cobrir a testa.
Franja cortininha nos lisos
O hairstylist das celebridades e cofundador da Trademark Beauty, Joseph Maine, publicou um vídeo no TikTok explicando como “falsificar” o corte das franjas nos cabelos lisos. Para isso, ele usava apenas babyliss e um pouco de spray fixador.
O passo a passo é o seguinte. Divida o cabelo ao meio e estique a franja para frente, criando um triângulo ao repartir. A ponta da forma geométrica deve encontrar aproximadamente 4 cm no início dos fios. Depois disso, basta esticar duas linhas diagonais até a testa.
Em seguida, passe o babyliss de uma polegada criando a moldura do rosto. “Faça os cachos de forma que eles fiquem para fora do rosto, começando bem perto da raiz”, diz. “Você quer que o cacho comece bem na sua sobrancelha”, acrescenta.
E o toque especial fica na finalização. “Enquanto você segura, aplique um pouquinho de spray fixador e use uma fivelinha para segurar essa parte”, explica. “Depois, molde o comprimento da franja para ir até sua sobrancelha e descer pelas têmporas”, complementa.
Por fim, borrife spray e prenda com grampos nas laterais. Aguarde cinco minutos para o formato ficar certo e já estará pronta.
Franja cortininha nos ondulados
Segundo Amy, “a chave é criar a ilusão de um comprimento diferente do centro para as laterais, que é a marca registrada da franja cortininha”. Ela acrescenta dizendo que “no cabelo ondulado, o babyliss faz o truque, vai criar volume na raiz e levantar o centro da ‘franja’ para aquele efeito cortina. As ondas suaves vão imitar a franja no local certo”.
Inicie o trabalho repartindo a franja. Use a técnica igual a dos cabelos lisos, enrole os primeiros centímetros e deixe as pontas com formato mais parecido com natural. Finalize o penteado acertando os fios e depois segure por um tempo no meio da cabeça para dar o efeito final.
Leia ainda: 5 inspirações para ter um curtinho mais estiloso no verão