Entenda o que são e quais diferenças entre os métodos low poo e no poo
Técnicas low e no poo dispensam uso de alguns ingredientes na composição de xampu, se tornando próprio e liberados para adeptos.
O mundo dos cosméticos tem expandido a cada dia, especialmente no segmento de produtos para cabelos. Inclusive, os métodos low e noo poo popularizaram entre as cacheadas e crespas. Porém, ainda há quem não compreenda o que é e quais as diferenças entre ambas as técnicas.
Ao ir no mercado ou drogaria comprar algum item para os seus cabelos, já é possível ver a identificação no rótulo da embalagem. Contudo, algumas pessoas acreditam não ter muita diferença para os seus fios.
Mas para te ajudar a fazer melhor escolha, explicaremos melhor sobre o significado dos dois métodos.
O que são as técnicas low e noo poo?
A terapeuta capilar, Paula Breder, esclarece que o low poo é um método em que os cabelos são lavados com produtos que não possuam lauril éter sulfato de sódio (sulfactante), o popular “sulfato”.
“Quando esse ativo é utilizado, ele limpa o cabelo, mas retira a carga lipídica – de gordura – que atua como uma proteção própria dos fios. Essa carga lipídica serve para a proteção natural contra agentes externos e contra a força exercida sobre os fios durante o ato de pentear”, destaca a especialista, em entrevista ao portal A Gazeta.
Segundo Paula, o low poo é recomendado para qualquer tipo de cabelo e aqueles que seguem a técnica apresentam bons efeitos. “O cabelo crespo sente mais quando recebe algum produto nocivo, seja uma química ou ativo cosmético, por isso o reforço da técnica para este tipo de cabelo”, frisa.
Embora o método low poo não possua sulfato, ele ainda dispõe de alguns sulfactantes, ainda assim são mais amenos e não agridem e nem eliminam a proteção natural do cabelo. “Enquanto o no poo não tem nenhum tipo de sulfactante, é uma limpeza à base de cremes. Porém, essa técnica é menos aplicável em um clima como o nosso, em que transpiramos. Além disso, o couro cabeludo também tem bactérias, então ele precisa de uma higienização mais profunda”, acrescenta a terapeuta.
Como localizar os produtos low e no poo?
A hairstylist e especialista em cachos do Tina Curly Hair, Rafaela Sá, destaca que “é importante checar os nomes dos compostos químicos que estão na composição do produto, principalmente os sulfatos, silicones e petrolatos”, disse ao portal A Gazeta.
Assim como os nomes induzem, low poo significa “pouco xampu” e no poo “sem xampu”. No entanto, não quer dizer que não se pode usar xampu. “Os xampus low poo garantem uma limpeza suave e fazem pouca espuma. Já o no poo, garante uma limpeza condicionante e não fazem espuma”, diz Rafaela.
Além disso, a especialista frisa que mesmo que muitos produtos se declarem como “liberados” ou “próprios para cacheadas”, é necessário consultar os compostos. “Para isso é importante checar os nomes dos compostos químicos que estão na composição do produto, principalmente os sulfatos, silicones e petrolatos. Dentre eles, o Sodium Laureth Sulfate, que é o maior vilão dos xampus”, recomenda.
Outras composições que devem ser verificados no rótulo é a ausência de grande parte dos “compostos proibidos”. São eles o Mineral Oil (óleo mineral), Parafinum Liquid (parafina líquida), Petrolatum (petrolato) e Sodium Laureth Sulfate (sulfato).
Também é necessário manter a rotina de cuidados e escolher o produto mais adequado ao seu tipo de cabelo.
Veja também: Transição capilar no verão: dicas de cuidados com os cabelos em dias mais quentes