Entenda mais sobre cowash, técnica orgânica para lavar o cabelo

Método é uma opção de limpeza para os fios sem uso de xampu.

0

O termo cowash é uma combinação das palavras “condicionador” e “lavar” em inglês, significando lavar o cabelo com condicionador. Uma alternativa em substituição do xampu, a eficácia do tratamento está associada aos tensoativos presentes no condicionador que possibilitam a limpeza completa, retirando toda a sujeira.

Xampu
Xampu

Por conta do pH que tende a ser ácido, a lavagem com condicionador também é indicada para os cabelos cacheados, que são naturalmente mais secos e opacos.

E ainda que os sulfatos estejam presentes no condicionador, eles não agridem o cabelo. Já os sulfatos prejudiciais estão mesmo no xampu, por isso o cabelo costuma parecer ressecado após a limpeza.

No caso do cowash, a recomendação é optar por um condicionador sem silicone, pois esse componente maquia um efeito sedoso que se mantém por apenas algumas horas e não hidrata os fios.

Receita de cowash

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 copo de condicionador de cabelo

Dê preferência ao açúcar mascavo, pois ele passa um efeito mais substancial para a mistura, a transformando em alisante. Isso porque esse tipo de açúcar é menos tratado do que o açúcar branco e é capaz de fazer uma esfoliação eficaz e nutritiva. Assim, é ideal para limpar profundamente a pele, sem deixar a derme vermelha.

Já o condicionador possui a função limpadora, tendo que ser distribuído por todo o cabelo. Além disso, para deixar os fios mais hidratados e sedosos, é possível inserir uma colher (chá) de mel de acácia ou de flor de laranjeira na receita.

Aplicação do cowash

Primeiro, umedeça os fios com o auxílio de um spray e depois os envolva em uma tolha, deixando agir por alguns minutos.

Enquanto isso, misture o açúcar mascavo e o condicionador em uma tijela, sempre evitando formar grumos. Caso prefira, pode adicionar também uma colher (chá) de mel.

Em seguida, comece a aplicação do produto pelo couro cabeludo, massageando com movimentos circulares e lentos, sem utilizar as unhas. Continue a massagem por no mínimo cinco minutos.

Após isso, enxágue os fios com água morna. A água quente danifica o cabelo, já água fria corre o risco de não ser tão eficaz na remoção do condicionador e resíduos de açúcar.

Retire todo o excesso de produto do cabelo e também de água, apertando os fios suavemente. Para finalizar, enrole o cabelo em uma toalha como turbante e finalize como de costume.

Leia também: Bicarbonato de sódio pode ser usado para lavar os cabelos? Veja opinião de especialistas

Você pode gostar
você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More