Entenda mais sobre cowash, técnica orgânica para lavar o cabelo

Método é uma opção de limpeza para os fios sem uso de xampu.

O termo cowash é uma combinação das palavras “condicionador” e “lavar” em inglês, significando lavar o cabelo com condicionador. Uma alternativa em substituição do xampu, a eficácia do tratamento está associada aos tensoativos presentes no condicionador que possibilitam a limpeza completa, retirando toda a sujeira.

Xampu
Xampu

Por conta do pH que tende a ser ácido, a lavagem com condicionador também é indicada para os cabelos cacheados, que são naturalmente mais secos e opacos.

E ainda que os sulfatos estejam presentes no condicionador, eles não agridem o cabelo. Já os sulfatos prejudiciais estão mesmo no xampu, por isso o cabelo costuma parecer ressecado após a limpeza.

No caso do cowash, a recomendação é optar por um condicionador sem silicone, pois esse componente maquia um efeito sedoso que se mantém por apenas algumas horas e não hidrata os fios.

Receita de cowash

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 copo de condicionador de cabelo

Dê preferência ao açúcar mascavo, pois ele passa um efeito mais substancial para a mistura, a transformando em alisante. Isso porque esse tipo de açúcar é menos tratado do que o açúcar branco e é capaz de fazer uma esfoliação eficaz e nutritiva. Assim, é ideal para limpar profundamente a pele, sem deixar a derme vermelha.

Já o condicionador possui a função limpadora, tendo que ser distribuído por todo o cabelo. Além disso, para deixar os fios mais hidratados e sedosos, é possível inserir uma colher (chá) de mel de acácia ou de flor de laranjeira na receita.

Aplicação do cowash

Primeiro, umedeça os fios com o auxílio de um spray e depois os envolva em uma tolha, deixando agir por alguns minutos.

Enquanto isso, misture o açúcar mascavo e o condicionador em uma tijela, sempre evitando formar grumos. Caso prefira, pode adicionar também uma colher (chá) de mel.

Em seguida, comece a aplicação do produto pelo couro cabeludo, massageando com movimentos circulares e lentos, sem utilizar as unhas. Continue a massagem por no mínimo cinco minutos.

Após isso, enxágue os fios com água morna. A água quente danifica o cabelo, já água fria corre o risco de não ser tão eficaz na remoção do condicionador e resíduos de açúcar.

Retire todo o excesso de produto do cabelo e também de água, apertando os fios suavemente. Para finalizar, enrole o cabelo em uma toalha como turbante e finalize como de costume.

Leia também: Bicarbonato de sódio pode ser usado para lavar os cabelos? Veja opinião de especialistas

Deixe um comentário