Dicas de como cuidar de cabelos oleosos

Dicas de como cuidar de cabelos oleosos da maneira certa para se livrar de vez dos fios com aspecto pesado e sujo.

0

Aprender a tratar de seu tipo de cabelo é o primeiro passo para deixá-lo sempre saudável e bonito. Quando se trata de cabelos oleosos não é diferente: é preciso saber quais cuidados específicos devem ser tomados para deixá-lo mais bonito, saudável e evitar problemas.

Umectação com óleoA principal característica desse tipo de cabelo é que as glândulas sebáceas produzem mais sebo do que o normal, deixando a raiz e o comprimento oleosos com mais rapidez.

Com a oleosidade começa a aparecer logo após a lavagem, os cabelos ficam com um aspecto sem brilho, como se já estivessem sujos.

Em geral, fios mais lisos e finos são mais propensos a esse mal porque a oleosidade encontra mais facilidade para escorrer por eles, devido ao seu formato. Para controlar de vez esse problema, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. Confira nossas dicas!

Cuidados com o corpo

Como tudo no corpo humano está interligado, a alimentação também influencia na oleosidade do cabelo. Por isso, opte por uma alimentação com menos alimentos gordurosos e frituras, e inclua em sua dieta mais frutas, vegetais, legumes e carnes magras.

Responsável pelo transporte de nutrientes pelo couro cabeludo, o que também não pode ficar de fora dessas dicas é a água. Para manter o cabelo e a pele saudáveis é indispensável ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia.

Dicas para controlar a oleosidade

Na hora de lavar o cabelo, substitua o shampoo comum por um próprio para cabelos oleosos. Aplique o produto no cabelo, massageie bem a raiz (com as pontinhas dos dedos), enxague e repita o processo. Lavando duas vezes você garante uma melhor higienização do couro cabeludo.

Outra informação importante que muitas mulheres deixam de lado diz respeito à temperatura da água. Ela deve estar sempre fria ou morna, já que a água quente pode estimular a produção de sebo por parte das glândulas sebáceas.

Mesmo sem passar na raiz, o condicionador pode e deve ser aplicado no comprimento de cabelos oleosos. Por fechar as cutículas dos fios, ele funciona como uma espécie de barreira protetora que deixa o cabelo mais bonito e saudável.

Para aplicar o condicionador corretamente é bem simples: passe o produto apenas no comprimento do cabelo após o shampoo, deixe agir por cerca de três minutos e enxague completamente. Usando do jeito certo você consegue usufruir dos benefícios do produto, mas sem deixar o cabelo com aquele aspecto pesado.

A regra para hidratações é a mesma do condicionador: aplique a máscara ou creme apenas no comprimento do cabelo, mas sem tocar na raiz. Já no caso das umectações não é preciso ter medo de aplicar no couro cabeludo. Prefira óleos vegetais mais leves como o de coco, de rícino, de abacate e de amêndoas.

Óleos umectação

O shampoo antirresíduos é um ótimo aliado no controle da oleosidade, mas precisa ser usado com moderação. O ideal é utilizar uma vez a cada 15 dias ou mensalmente, para garantir uma limpeza mais profunda e a eliminação de resíduos que se prendem ao couro cabeludo.

Utilizar o secador não é indicado para esse tipo de cabelo, pois o calor aplicado no couro cabeludo também estimula a produção de sebo. Quando for impossível evitar seu uso, mantenha o aparelho a uma distância de 15 centímetros da cabeça e em temperatura morna.

Alguns produtos especiais também auxiliam nessa missão, como no caso de tônicos capilares antiqueda. Por outro lado, evite a aplicação de ceras e pomadas modeladoras.

Não pode!

  1. Ficar passando a mão nos fios com frequência.
  2. Aplicar condicionador na raiz.
  3. Utilizar shampoos perolados ou dois em um (aquele que também funciona como condicionador).
  4. Lavar todos os dias.

Pode!

  1. Usar prendedores, elástico e tiaras para evitar passar as mãos no cabelo.
  2. Aplicar condicionador apenas no comprimento e enxaguar completamente.
  3. Utilizar shampoos com PH neutro, sem sal, adstringente e próprio para cabelos oleosos.
  4. Intercalar os dias de lavagem.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando comentários...