Como passar pela transição capilar

No post de hoje, trazemos alento para você que está passando pelo período de transição capilar, voltando aos cachos.

0

Salve, salve, meninas! Tudo bem com vocês? Vivemos felizes tempos em que a ditadura do padrão liso está sendo deixada de lado e as meninas perderam o medo de assumir seus cachos.

Nessa onda, várias delas decidiram parar com os procedimentos químicos de alisamento para, finalmente, sair com seus cabelos naturais por aí.

Mas, sabemos que esse não é um período fácil, tanto que muitas desistem pelo caminho! Para encorajá-las, trazemos algumas dicas que podem ajudar.

Cabelo Cacheado

Conhecer seu cabelo

Sinta seu cabelo e os tratamentos que ele precisa: mais hidratação, mais nutrição ou uma reconstrução. De posse disso, monte seu cronograma capilar, tendo em mente que cabelos cacheados pedem hidratação e cuidados especiais diários para estarem sempre bonitos.

Com o cronograma, você poderá repor os nutrientes perdidos, intercalando, de acordo com a necessidade dos seus cabelos, os três tratamentos essenciais: hidratação, reconstrução e nutrição.

Tempo de transição

O tempo de transição varia muito, de acordo com o tipo de cabelo e o procedimento adotado anteriormente. Químicas permanentes podem demorar mais, enquanto alisamentos térmicos exigem menos tempo.

Para acelerar o processo, você pode recorrer a um shampoo antirresíduo e hidratações com lipídios. Outro auxílio precioso vem da alimentação. Comer bem pode fazer com que os cabelos cresçam mais rápido, diminuindo o tempo de transição.

Definir o corte

Se decidir por cortar os cabelos, há dois caminhos. Um deles é o chamado “Big Shop”, que consiste em cortar os cabelos bem curtos, retirando toda a química de uma vez.

O outro exige menos coragem e é chamado de “Conta Gotas”. Como o próprio nome já diz, a pessoa vai cortando aos poucos, tirando a química de forma mais cautelosa.

Disfarçar a raiz durante a transição

Você pode ficar incomodada com a diferença entre a raiz e a extensão dos fios, então, há meios de disfarçar. Um dos meios é a texturização com meia, que é um procedimento bem simples e pode ser feito na hora de dormir.

Acessórios de cabelo

Coloque uma meia calça em volta da cabeça, como uma faixa, amarrando na parte de trás. Depois, enrole mecha a mecha por toda a meia, começando pela frente e indo para a nuca, até perceber que os cabelos estão envoltos na cabeça.

Outra forma é com os penteados mesmo. Use sua criatividade e invista em acessórios, como tiaras e lenços, dando um upgrade no visual.

Se quiser, às vezes, use um babyliss, que ajuda a definir os cachos, só não se esqueça da proteção térmica e o reforço na hidratação. Ah, e sabe as tranças nagô ou box braids? Além de mega estilosas, não pesam nos cabelos e podem ajudar a passar o período de transição.

Finalização

Para hidratar e alinhar os cachos, finalize a lavagem com o condicionador após a lavagem ou uma hidratação. Ou, ainda, com a mistura de vinagre de maçã, feita com 100ml de água e 25ml de vinagre. Basta deixar por 15 minutos e enxaguar, finalizando com um leave-in. O cabelo fica com um brilho inimaginável!

Como definir os cachos

Ah, essa é a melhor parte! Cabelos cacheados são lindos e é o máximo produzi-los!

  • Volume: deixando secar ao natural, jogue os cabelos para frente e para os lados, penteando com os dedos e balançando com as mãos. O cabelo vai secar mais depressa, ganhando volume e definição na raiz.
  • Evite amassar os cachos ao dormir: nada melhor que o penteado abacaxi. Jogue seus cabelos para frente, prendendo-os num rabo de cavalo no alto da cabeça. Mas, não aperte para prender! Use um lacinho mais frouxo.
  • Revitalize os cachos pela manhã: borrife água e creme de pentear, penteando os cachos com os dedos, ajudando a definir. Evite o pente, pois, vai desmanchar os cachos.

O primeiro passo para sair da progressiva é ter a iniciativa, claro, e ter bastante paciência. Porque nada dura para sempre e esse processo vai chegar ao fim.

Para te ajudar a passar por esse período, tenha em mente que assistir ao crescimento dos seus fios naturais pode ser um período de autoconhecimento e aceitação. Além do mais, você estará lidando com dois tipos de cabelo, então, precisará cuidar dos dois tipos de cabelo, ao mesmo tempo.

Como seu cabelo sofrerá mudanças de textura, também pedirá novos hábitos, então, procure se adaptar a eles até o processo terminar. Procure relatos inspiradores e empoderadores para se motivar, afastando a vontade de desistir no meio do caminho.

Separamos alguns modelos de fotos de mulheres que passaram pela transição capilar:

Trazemos alguns depoimentos de blogueiras conhecidas e dicas que podem ajudar.

  • 10 dicas para passar pela transição capilar:

  • Transição capilar (minha experiência de 8 meses):

  • Transição capilar por Julia Martins:

  • Transição capilar por Nina Gabriella:

É isso aí, meninas! Ficamos muito felizes por vocês, empoderadas que são, darem um grito de independência e auto-estima, libertando-se do cativeiro dos procedimentos químicos de alisamento! Não desistam pelo caminho! Contem para nós suas experiências!

Beijos e boa sorte!

Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More