Como diminuir o volume dos cabelos

Controle o volume do cabelo sem precisar apelar para a química seguindo sugestões e dicas bem simples em sua rotina.

0

Enquanto algumas sonham em conseguir aquele volumão para o cabelo, outras só querer descobrir o oposto: como reduzir o volume das madeixas. Entre truques, penteados e cortes, alguns processos simples podem ajudar nessa missão. Encontrar o equilíbrio perfeito para manter os fios exatamente como você deseja vai ficar bem mais fácil com nossas dicas sobre corte, lavagem, cuidados e produtos. Quer ver? Confira:

  1. Cortar

A regra é bem simples: quanto mais curto o cabelo, mais tendência a criar volume. Por isso, os mais indicados são os tamanhos médios ou longos, com cortes desfiados ou em camadas grandes iniciadas a partir do queixo. Já os cortes retos e as franjas não são recomendados, pois aumentam o volume.

  1. Lavar

Essa dica é uma dica muito importante para qualquer pessoa que deseja cuidar bem do cabelo: lave os fios com o cuidado que eles merecem. Além de usar a água sempre em temperatura fria ou morna para evitar o ressecamento dos fios, escolha produtos específicos para seu tipo de cabelo e hidrate com frequência.

  1. Secar

Um erro muito comum entre mulheres que querem diminuir o volume dos cabelos ocorre na hora de secar. Por conta da pressa do dia a dia, muitas acabam usando o aparelho muito perto dos fios e em temperatura alta, o que pode provocar quebra, frizz, e dar a impressão de mais volume. Na hora de secar, utilize temperatura morna e o secador a uma distância de 15 centímetros dos fios. Sempre que possível, passe um protetor térmico antes e jogue ar frio quando terminar de secar.

  1. Pentear

De forma geral (mas especialmente para as cacheadas), o momento ideal para pentear o cabelo é quando ele ainda está úmido, depois de lavar. Quando ele é penteado totalmente seco, corre o risco de armar e ficar bem mais volumoso. Na hora de escolher o pente, prefira aqueles com dentes largos.

  1. Hidratação e umectação

Essas são indispensáveis para qualquer tipo de cabelo, especialmente para os que são volumosos em decorrência do ressecamento dos fios. Escolha uma máscara ou óleos vegetais de sua preferência para hidratar ou umectar as madeixas semanalmente. Fios mais hidratados ficam mais definidos, menos propensos a quebra e queda, com menos frizz e mais comportados.

  1. Selagem e cauterização

Algumas técnicas muito conhecidas nos salões de beleza também são boas alternativas para controlar o volume. Um exemplo delas é a cauterização, que repõe nutrientes dos fios e os deixa mais saudáveis e com aspecto hidratado.

Se de quebra você também quiser alisar o cabelo, a selagem térmica é a escolha ideal. Apesar de serem consideradas químicas, eles não são agressivas e podem ser feitas em casa. No nosso site você encontra receitas caseiras para realizar os dois procedimentos de uma maneira bem fácil.

Receitinha salvadora

Se você precisar sair correndo e perceber que está com o cabelo armado, aposte em uma receitinha bem simples. Para cabelos cacheados, misture uma colher de creme sem enxágue com água, ponha dentro de um borrifador, aplique no cabelo seco e aperte os cachos. Já para cabelos lisos, a dica é aplicar um reparador de pontas assim que terminar de pentear os fios.

Não se esqueça de que a melhor forma de controlar o volume é manter o cabelo sempre hidratado, então aposte em hidratações e umectações frequentes. Em último caso, alguns tipos de química podem ser utilizados, mas o melhor mesmo é manter o cuidado com a saúde capilar sempre em dia.

Como diminuir o volume dos cabelos
Avalie este artigo

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.