Cabelos podem ser danificados com ação do sol: veja como se prevenir

Excesso de sol nos fios, os conhecidos raios UVA e UVB, podem degradar a queratina e oxidar os pigmentos naturais ou sintéticos dos cabelos.

0

O verão brasileiro começa no final de dezembro e vai até março. Com a temperatura elevada, muitas pessoas aproveitam para desfrutar da água e do sol. Esse é o momento de curtir uma praia e piscina, o que torna necessário redobrar os cuidados com a pele e cabelos.

A exposição ao sal do mar ou cloro das piscinas pode trazer muitos danos aos fios e a derme. Além do uso de protetor solar, o cabeleireiro e maquiador Rafael Lemos menciona a importância de adotar algumas medidas antes e depois de expor aos raios solares, prevenindo de danos eternos.

Dicas de proteção aos fios

A alta exposição aos raios UVB pode prejudicar a queratina, responsável pela estrutura do cabelo. Já os raios UVA promovem a oxidação dos pigmentos, naturais ou sintéticos, acarretando no desbotamento da cor.

Para evitar isso, Rafael recomenda alguns itens. “Uma dica super válida para quem vai se expor ao sol é usar chapéus, bonés ou lenços. Além de incrementar o look, os acessórios protegem os fios da exposição direta”.

Acessórios de cabelo

Inclusive, existem protetores solares específicos para cabelos.  Iguais aos protetores de corpo e rosto, eles exigem o retoque ao longo de determinado tempo de exposição ao sol ou mergulho. Os produtos estão disponíveis nas lojas a preços acessíveis.

“Se a estadia na praia for longa, é bom também manter o hábito de hidratar e usar produtos naturais como óleo de coco e babosa, para dar um respiro aos fios que acabam sendo muito maltratados”, ressalta o cabeleireiro.

Rafael também lembra que “atitudes simples como enxaguar na ducha sempre que sair da água para retirar o sal e o cloro já vai ajudar em muito, gasta-se pouco tempo e nenhum investimento financeiro”.

Cuidados com os loiros no sol

Todos os cabelos precisam de cuidado com os raios solares, mas os loiros necessitam de ainda mais. De acordo com o profissional, o processo químico de clareamento agride os fios, acarretando na desidratação e maior sensibilidade. Por isso, a importância de hidratar e utilizar o filtro solar específico para esse tipo de cabelo.

“Amarrando um ‘rabo de cavalo’ alto é possível dobrar o cabelo e fazer vários modelos de coques. O penteado alto super combina com acessórios com temas do mar como um chapéu ou prendedor. Também dá para usar ele ondulado, mais natural, para dar aquele efeito ‘praia’”.

Cabelos loiros e sol

Outra recomendação é alternar os dias de mergulho e não fazer penteados com fios muito apertados. Assim, o rabo de cavalo ou coque deve ser preso com elásticos e prendedores mais frouxos, evitando a quebra dos fios.

Leia ainda: Receitinhas caseiras – 3 produtos naturais para desintoxicar os cabelos

Você pode gostar
você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More