Cabelos podem ser danificados com ação do sol: veja como se prevenir
Excesso de sol nos fios, os conhecidos raios UVA e UVB, podem degradar a queratina e oxidar os pigmentos naturais ou sintéticos dos cabelos.
O verão brasileiro começa no final de dezembro e vai até março. Com a temperatura elevada, muitas pessoas aproveitam para desfrutar da água e do sol. Esse é o momento de curtir uma praia e piscina, o que torna necessário redobrar os cuidados com a pele e cabelos.
A exposição ao sal do mar ou cloro das piscinas pode trazer muitos danos aos fios e a derme. Além do uso de protetor solar, o cabeleireiro e maquiador Rafael Lemos menciona a importância de adotar algumas medidas antes e depois de expor aos raios solares, prevenindo de danos eternos.
Dicas de proteção aos fios
A alta exposição aos raios UVB pode prejudicar a queratina, responsável pela estrutura do cabelo. Já os raios UVA promovem a oxidação dos pigmentos, naturais ou sintéticos, acarretando no desbotamento da cor.
Para evitar isso, Rafael recomenda alguns itens. “Uma dica super válida para quem vai se expor ao sol é usar chapéus, bonés ou lenços. Além de incrementar o look, os acessórios protegem os fios da exposição direta”.
Inclusive, existem protetores solares específicos para cabelos. Iguais aos protetores de corpo e rosto, eles exigem o retoque ao longo de determinado tempo de exposição ao sol ou mergulho. Os produtos estão disponíveis nas lojas a preços acessíveis.
“Se a estadia na praia for longa, é bom também manter o hábito de hidratar e usar produtos naturais como óleo de coco e babosa, para dar um respiro aos fios que acabam sendo muito maltratados”, ressalta o cabeleireiro.
Rafael também lembra que “atitudes simples como enxaguar na ducha sempre que sair da água para retirar o sal e o cloro já vai ajudar em muito, gasta-se pouco tempo e nenhum investimento financeiro”.
Cuidados com os loiros no sol
Todos os cabelos precisam de cuidado com os raios solares, mas os loiros necessitam de ainda mais. De acordo com o profissional, o processo químico de clareamento agride os fios, acarretando na desidratação e maior sensibilidade. Por isso, a importância de hidratar e utilizar o filtro solar específico para esse tipo de cabelo.
“Amarrando um ‘rabo de cavalo’ alto é possível dobrar o cabelo e fazer vários modelos de coques. O penteado alto super combina com acessórios com temas do mar como um chapéu ou prendedor. Também dá para usar ele ondulado, mais natural, para dar aquele efeito ‘praia’”.
Outra recomendação é alternar os dias de mergulho e não fazer penteados com fios muito apertados. Assim, o rabo de cavalo ou coque deve ser preso com elásticos e prendedores mais frouxos, evitando a quebra dos fios.
Leia ainda: Receitinhas caseiras – 3 produtos naturais para desintoxicar os cabelos